E-commerce para varejo: 12 tendências e oportunidades para 2023

E-commerce para varejo: 12 tendências e oportunidades para 2023

Chatbots, pesquisa por voz, community commerce e mais; confira 12 tendências de e-commerce para varejo em 2023 e como aplicá-las em seu negócio. 

 

Já passamos da metade do ano. Em alguns setores do varejo as vendas físicas vêm retomando o fôlego, mas é na integração com o digital que as marcas estão alcançando os resultados mais expressivos.

 

O Brasil continua a experimentar rápido crescimento do e-commerce para varejo, com 16% em relação a 2021. Os dados são da pesquisa Global Payment Report, da Worldpayfrom FIS, que aponta ainda que as vendas em e-commerces no Brasil devem avançar 95% até 2025.

 

Outro destaque positivo do estudo é o crescimento das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) em e-commerces. Um prato cheio de desafios e oportunidades para aqueles que souberem avaliar as tendências e aplicar à sua realidade.

 

Em 2023 as tendências de e-commerce para varejo devem girar em torno dos seguintes temas:

 

  • Mobile Shopping/mobile commerce
  • Sustentabilidade
  • Pesquisas por voz
  • Social commerce
  • Community Commerce
  • Chatbots e varejo omnichannel
  • Experiência pós compra
  • Compras ao vivo
  • Realidade aumentada
  • Pagamento com criptomoedas
  • Marketing de localização
  • Metaverso

 

Para saber quais tendências se conectam à maturidade do seu negócio e como elas podem garantir melhores resultados para 2023, confira os detalhes abaixo:

 

1 – MOBILE SHOPPING

 

O Mobile Shopping ou Mobile Commerce vem se consolidando desde 2021 e deve se tornar indispensável quando falamos em e-commerce para varejo. Sabemos que o consumidor passa cada vez mais tempo conectado às telas de smartphones.

 

Até 2040, 95% de todas as compras serão feitas online, segundo dados da Nasdaq. Isso quer dizer que e-commerces para varejo devem investir em boas experiências de compras, com estratégias mobile first e aplicativos nativos.

 

Verifique se seu site é amigável para smartphones e considere desenvolver um aplicativo nativo para seu negócio. Investir em mobile marketing também é uma estratégia fundamental para se destacar e garantir a atenção do seu cliente em 2023.

 

2 – SUSTENTABILIDADE

 

A sustentabilidade é uma tendência do e-commerce para varejo que não pode ser ignorada. O conjunto de práticas ecologicamente corretas deve estar presente em todos os processos da empresa e assim transparecer para o público.

 

Além das práticas sustentáveis, uma tendência em e-commerce para varejo é o segmento de produtos mais sustentáveis.

 

Lembre-se que é preciso ter uma postura autêntica e honesta. Portanto, o ideal é adotar mudanças graduais, uma vez que os Millennials e a Geração Z estão atentos a promessas vazias.

 

Esses consumidores tendem a comprar de acordo com seus valores pessoais, verificando o posicionamento das marcas em relação às mudanças climáticas, igualdade racial e causas sociais.

 

3 – PESQUISA POR VOZ

 

A possibilidade de usar assistentes de voz nas compras é algo que promete simplificar o checkout e aumentar as conversões.

 

Alexa, Google Assistant e Siri têm evoluído suas tecnologias que, aliadas a bots de processamento, poderão criar experiências envolventes de compra.

 

Um novo estudo da Juniper Research aponta que vendas em e-commerce por meio de voz devem chegar a 19 bilhões de dólares em 2023, contra 4,6 bilhões em 2021.

 

4 – SOCIAL COMMERCE

 

As redes sociais têm assumido papel central na decisão de compra. Uma pesquisa da PWC Brasil aponta que 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais ao comprar algo.

 

Como o próprio nome já diz, social commerce ou s-commerce é uma estratégia que usa as redes sociais para vender, divulgar ou impulsionar produtos ou serviços. Essa abordagem de vendas atribui mais autoridade e credibilidade para marcas, ajuda a mensurar a reputação de negócios e pode oferecer experiência de compra simplificada, sem atritos.

 

Redes como Instagram e TikTok têm investido pesado em usabilidade para que os consumidores possam comprar diretamente em suas plataformas, em vez de serem redirecionados para outro local.

 

Use as redes sociais para criar um relacionamento com sua comunidade, utilizando técnicas de marketing de conteúdo como storytelling e copywriting.

 

5 – COMMUNITY COMMERCE

 

Muita gente confunde social commerce com community commerce, mas existem diferenças importantes entre essas duas estratégias que prometem alavancar vendas em 2023.

 

No caso do community commerce, o foco está na construção de relacionamento entre criadores de conteúdo e clientes para que eles falem e, consequentemente, vendam seu produto. Esse tipo de ação promove o famoso “boca a boca” digital, elevando o valor da marca bem como as taxas de conversão.

 

Neste artigo, explicamos um pouco mais sobre o que é community commerce, alguns motivos para você investir nessa estratégia e como criar campanhas.

 

6 – CHATBOTS E VAREJO OMNICHANNEL

 

Uma pesquisa da Gartner prevê que em cinco anos, chatbots serão o principal canal  de atendimento em até um quarto das organizações. Quando projetados corretamente, bots conversacionais melhoram a experiência do cliente, resolvem problemas rapidamente e geram emoções positivas a um custo menor, aponta o relatório.

 

Com gigantes da tecnologia gastando bilhões de dólares nessas ferramentas, a expectativa é que os chatbots fiquem mais populares tanto para o público quanto para empresas.

 

No caso do varejo, os chatbots são bons aliados de uma estratégia omnichannel, outra tendência quente do e-commerce para varejo em 2023.

 

Começar a jornada de compra online e terminar na loja é algo desejado por quase 90% dos consumidores entrevistados em um estudo da NiceInContact. Para acompanhar essa tendência, o varejo no e-commerce deve aprimorar a experiência de marca em todas as plataformas que o cliente tiver contato, criando relacionamentos fluidos e sem atritos.

 

7- EXPERIÊNCIA PÓS COMPRA

 

Como vimos, a experiência de compra será uma tendência em alta para e-commerce para varejo em 2023. E algo que não pode ser perdido da vista dos gestores é a excelência no atendimento mesmo após a conclusão da compra.

 

Capacidade de monitorar um pedido e a facilidade em devolver produtos são estratégias de baixo investimento para e-commerces que ajudam a fidelizar o cliente e conquistar espaço na concorrência com grandes players.

 

Estimular clientes a deixarem avaliações e resenhas sobre o seu produto também pode ser uma excelente estratégia para aumentar as conversões. Foi essa a aposta da Nectar, marca americana de colchões que oferece 365 dias de teste. 

 

A fabricante ousou ao criar uma campanha divertida em vídeo que dizia aos clientes para não acreditarem em comerciais, pois todos eles mentem. Em vez disso, acredite nas avaliações de pessoas reais – defende a marca. 

 

Gil Efrati, chefe de marketing da companhia, afirma que o vídeo foi especialmente importante durante a pandemia, quando os consumidores não podiam sair de casa para experimentar os colchões nas lojas. 

 

Ou seja, além de fidelizar, as campanhas de pós compra ajudam a conquistar novos clientes.

 

8 – COMPRAS AO VIVO

 

Sabe a experiência de ir até uma loja e um vendedor especializado responder todas as suas dúvidas a respeito dos produtos? As compras ao vivo procuram criar algo parecido com essa experiência, com o diferencial de que o vendedor pode ser um(a) influenciador(a) admirado e que exerce autoridade no setor. 

 

As vendas em transmissões ao vivo são uma ótima maneira de marcas e pessoas destacarem seu capital social. Muito utilizada em lançamentos ou datas comemorativas, esse tipo de venda tem crescido exponencialmente, pois ativa gatilhos no consumidor, como urgência, novidade, escassez, prova social, exclusividade e autoridade.

 

9 – REALIDADE AUMENTADA

 

Um problema que ainda persiste em diversos setores de e-commerce para varejo é verificar se o produto realmente se enquadra no que o cliente deseja. As evoluções nas tecnologias de realidade virtual e aumentada vêm para preencher essa lacuna. Com essa ferramenta, clientes podem ter uma visão 360 de como determinado item ou ambiente vai funcionar, facilitando sua decisão de compra.

 

10  – PAGAMENTOS EM CRIPTOMOEDAS

 

O pagamento com criptomoedas é algo que não pode ser ignorado pelo e-commerce para varejo nos próximos anos. Um relatório do Shopify mostrou que 40% dos consumidores planejam usar criptomoedas como alternativas de pagamento nos próximos anos. 

 

Um dos motivos é a possibilidade de fazer transações internacionais com taxas menores de câmbio. Isso tem sido possível graças às stablecoins, criptomoedas menos voláteis e lastreadas a moedas fiduciárias como o dólar, por exemplo.

 

11- MARKETING DE LOCALIZAÇÃO

 

Segundo uma pesquisa da Factual, 90% dos profissionais de marketing que usam dados de localização para criar campanhas consideram essa estratégia eficaz para aumentar a base de clientes, vendas e engajamento.

 

Com essa abordagem é possível utilizar a localização de um dispositivo para enviar notificações via SMS ou push notifications. Geralmente essas mensagens oferecem gatilhos de incentivo de compra, como novidades, cupons de descontos, entre outras vantagens.

 

12 – METAVERSO

 

Por fim, um insight importante que animou os participantes do 13º Fórum E-commerce Brasil deste ano foi quanto às oportunidades para o varejo no Metaverso.

 

Daniel Bottas, ex-diretor criativo na Meta, orientou as empresas a investirem o quanto antes na plataforma, enquanto a concorrência não está tão acirrada. Investir no Metaverso agora permite experimentação e investimento baixo, segundo Bottas.

 

Neste artigo, mostramos com mais profundidade o que é e quais as oportunidades do Metaverso para e-commerce. 

 

Conclusões

 

Dois fatores é que vão definir se essas tendências trarão, de fato, bons resultados: avanços e investimentos em IA e Machine Learning. De um lado, poderemos ver jornadas de compra otimizadas e sem atritos. De outro, gestões mais automatizadas com economia de tempo e dinheiro para administradores.

 

Sabemos que diante de tantas demandas do dia a dia e uma enxurrada diária de informações não é fácil definir em quais tendências investir. Tudo vai depender da maturidade de cada negócio e dos objetivos a curto, médio e longo prazo.

 

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