Copa do mundo 2022: quais os impactos na Black Friday?

Copa do mundo 2022: quais os impactos na Black Friday?

Pesquisa mostra que brasileiros querem aproveitar a Black Friday para fazer compras para a Copa do Mundo. Saiba como aproveitar o evento e vender mais nessa temporada.

 

A temporada de vendas de final de ano em 2022 promete ser inédita. Black Friday, férias escolares, Natal e, ainda, Copa do Mundo! A concentração de acontecimentos nos três últimos meses do ano tem gerado expectativas e muitas dúvidas entre os varejistas e gestores de e-commerce.

 

Será que a Copa do Mundo vai impactar na Black Friday? Esse efeito será positivo ou negativo? O que as pesquisas e os dados têm a dizer?

 

A Copa do Mundo sempre foi um evento de celebração social aqui no Brasil, o que pode estimular os consumidores a comprarem itens que agreguem às festividades. Por outro lado, a queda no poder de compra do brasileiro, juros altos e cenário eleitoral aumentam as dúvidas dos varejistas sobre como o consumidor irá se comportar.

 

Para mapear as oportunidades em um cenário de alta complexidade como este, vale analisar a maturação de cada negócio e cruzar com os dados do mercado. Abaixo reunimos algumas pesquisas que funcionam como termômetro do que vem por aí.

 

COPA DA MUNDO FORA DE ÉPOCA

 

Pela primeira vez em 92 anos, a Copa do Mundo será realizada entre os dias 20 de novembro a 18 de dezembro. A disputa sempre aconteceu no mês de junho, mas devido à preocupações com o calor na região do Qatar – sede dos jogos neste ano, a FIFA foi convencida a adiar o evento.

 

A nova data da Copa do Mundo forma um conglomerado de comemorações e compras, ampliando a participação de novos segmentos do varejo. A pesquisa “Copa do Mundo 2022: expectativas e ações das MPEs”, realizada pelo Sebrae- SP, mostrou otimismo com o evento. 58% dos pequenos negócios afirmaram que podem ser impactados positivamente pela Copa do Mundo.

 

“Depois de um período de muita dificuldade, a Copa do Mundo é uma oportunidade para alavancar as vendas de fim de ano, um período em que tradicionalmente os consumidores estão mais dispostos a gastar”, comentou Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP, em comunicado oficial.

 

Poit ressalta que a Copa do Mundo vai acontecer em uma época de calor brasileiro, o que aumenta oportunidades para locais de eventos, bares, restaurantes, além de varejistas específicos. Alguns dos segmentos que serão mais impactados, segundo a pesquisa do Sebrae-SP são:

 

  • Beleza e estética (100% dos entrevistados)
  • Indústria (93%)
  • Comércio varejista (72%)
  • Alimentação fora do lar (67%)

 

Com as pesquisas, vemos que o brasileiro pretende, sim, colocar a mão no bolso e investir para assistir aos jogos da copa cercado de conforto e celebração.

 

COMO O CONSUMIDOR VAI GASTAR NA COPA DO MUNDO?

 

Um levantamento do Google mostrou que na Copa do Mundo de 2018, itens como painel de TV, sofá, TV e smartphone tiveram aumento na procura entre brasileiros. Também cresceu a procura por itens para torcer com os amigos, como churrasqueira elétrica, chopeira, fogão industrial, grill e cervejeira.

 

Buscas como “churrasco” foram mais de 100 vezes mais altas do que nomes de craque, por exemplo. O que mostra que a data mobiliza – além da paixão pelo esporte – o desejo de celebração e consumo em grupo.  

 

Para a Copa do Mundo de 2022, a tendência deve ser semelhante. A pesquisa Consumo 2º semestre 2022, da Behup, mostrou que 56% dos brasileiros devem gastar durante a competição. As intenções de compra para o campeonato mundial giram em torno das seguintes categorias:

 

  • Roupas e acessórios (20%)
  • TV, áudio e vídeo (15%)
  • Compras de supermercado (14%)
  • Calçados (12%)
  • Artigos esportivos (12%)
  • Smartphones (11%)

 

COMO A COPA DO MUNDO VAI IMPACTAR NA BLACK FRIDAY?

 

Os dados da Behup também mostram que 72% dos brasileiros que pretendem comprar algo em função da Copa do Mundo querem aproveitar a Black Friday.

 

Portanto, já que o evento começa no dia 20 de novembro, é importante que as marcas iniciem as campanhas de Black Friday previamente. Aliás, a antecipação é uma das grandes tendências da Black Friday 2022.  

 

Em agosto de 2021, 31% dos brasileiros já haviam começado as compras de final de ano e 51% desejam fazer o mesmo em 2022, segundo levantamento do Google/Ipsos.

 

O varejo deve experimentar uma temporada de compras de final de ano mais estendida e achatada, com menos picos expressivos. Ou seja, quem se adiantar vai garantir que o cliente invista na sua marca e não na da concorrência.

 

Para se ter ideia, em 2021 as vendas em e-commerce durante toda a temporada da Black Friday somaram um total de R$4,2 bilhões. Desse montante, R$2,8 bilhões foram vendidos nos primeiros 11 dias de novembro e nos 7 dias de “esquenta” Black Friday. Apenas a quinta-feira representou 25% de tudo o que foi vendido.

 

Outro ponto importante que varejistas e gestores de e-commerce devem levar em conta é que os gastos com mídia durante a Copa do Mundo podem competir com os anúncios da Black Friday. O valor das mídias pagas vai ficar ainda mais elevado.

 

Por isso, é importante criar uma estratégia integrada de mensagens que conectem os sentimentos de Copa do Mundo, Natal, férias e final de ano. Pensando no contexto político, econômico e pandêmico que atravessamos, mensagens de união e esperança podem ser centrais nas estratégias de comunicação e marketing.

 

COMO PREPARAR MEU E-COMMERCE PARA A COPA DO MUNDO E BLACK FRIDAY?

 

A forma como o brasileiro assiste e celebra os jogos da Copa do Mundo pode dar insights de organização de estoque, apresentação de produtos e criação de campanhas para engajar marcas durante a Black Friday.

 

Confira abaixo 3 dicas que podem ajudar seu e-commerce a se planejar e aproveitar o melhor dessa temporada:

 

1 – Análise e cruzamento de dados

 

Avaliar como foi a última Black Friday do seu e-commerce e cruzar dados com as projeções de faturamento do seu segmento é um ótimo começo. Junte a essas informações alguns dados de mercado dos meses antecedentes à última Copa do Mundo. Cruzar essas informações vai te ajudar a organizar as expectativas para a sua marca e dimensionar os esforços necessários para cada setor de sua empresa

 

2 – Conheça seu cliente

 

Saber profundamente quem é seu cliente pode te ajudar a elevar as vendas, mesmo que seu nicho não esteja interessado nos jogos da Copa do Mundo. Mais que futebol, a Copa envolve muito contato social e celebração, sendo essa uma ótima forma de estabelecer comunicação com seu público.

 

3 – Ressignifique produtos

 

A Copa do Mundo também chega junto da temporada de amigos secretos – que podem voltar com tudo após dois anos de distanciamento social. Criar kits a partir de seus produtos, puxando gatilhos com a temática família, amigos e torcedor pode ser uma ótima solução para atender a essa demanda.

 

Fique atento aos jogos, memes e conversas estabelecidas durante a Copa, pois elas podem ser ótimas fontes de conteúdos criativos para campanhas pagas, orgânicas, parcerias e conteúdos em redes sociais.

 

Como vimos, a Copa do Mundo tem tudo para trazer boas oportunidades ao varejo e ao e-commerce. Se você quiser saber mais sobre as tendências para a Black Friday 2022 e, ainda, estratégias para seu e-commerce alavancar as vendas, confira nosso artigo: Black Friday 2022: tendências e estratégias para e-commerce. Um bom trabalho e ótimas vendas!