Como o Mobile Marketing pode alavancar seu APP?

Como o Mobile Marketing pode alavancar seu APP?

Conheça estratégias para aumentar instalações e engajamento na sua plataforma

 

Quantas vezes você parou para pegar no celular enquanto fazia seu trabalho essa manhã? O brasileiro está entre os usuários que mais passam horas na tela do celular, segundo pesquisa da consultoria AppAnnie.

 

Com o smartphone na mão e na mente, o consumidor já não tem o mesmo comportamento. Para acompanhar tantas mudanças e manter a conexão entre marcas e pessoas, o universo do e-commerce tem buscado inovações, entre elas o mobile marketing.

 

O que é Mobile Marketing?

 

Mobile Marketing é um termo que se refere ao uso de dispositivos móveis como estratégia para conectar pessoas e marcas. Seu objetivo é tornar o processo de venda mais prático, aumentar a velocidade da performance e da comunicação com o público e trazer popularidade para a marca.

 

O termo começou a ser difundido em 2012 e hoje se tornou um braço indispensável do marketing digital. As ferramentas usadas para desenvolver ações de mobile marketing são SMS, Hotsposts (ponto de acesso aberto a uma rede wi-fi), e-mail, blogs, mídias sociais, chatbots, podcasts, jogos, QR Codes e, os queridinhos da vez, os aplicativos.  

 

Quais as vantagens do mobile marketing?

 

Como bem pontuado em uma matéria da revista Times, o ponto de venda mais valioso do mundo já não está em Manhattan, Mônaco ou Hong Kong. Ele está no seu bolso. Um levantamento da Ebanx aponta que as compras pelo celular representaram 59% das vendas online no último ano.

 

Portanto, criar ações focadas na experiência mobile tem muito mais chances de fazer com que usuários se tornem clientes satisfeitos e apaixonados pela sua marca.

 

Para as empresas que querem garantir sua fatia no nicho digital, uma boa aposta tem sido investir em um aplicativo próprio para seu e-commerce. São diversas as vantagens, entre elas a maior taxa de conversão, aumento no engajamento e reputação da marca.

 

Em agosto de 2021, o Ebit lançou uma pesquisa com os principais motivos de compra por aplicativo e 77% das pessoas afirmaram que tomaram essa decisão pois não precisam sair de casa. 36% compraram devido a promoções especiais que encontram em apps, 33% por economia de tempo e 20% pela facilidade de usar certos aplicativos.

 

Mas em ambiente tão concorrido, muitas empresas pecam por acreditar que o aplicativo, se for excelente, se venderá sozinho. Infelizmente, um app bem desenvolvido não é o suficiente. É necessário criar estratégias de visibilidade para se destacar entre a concorrência e o mobile marketing pode ajudar sua equipe a conquistar aquele merecido lugar ao sol.

 

Como usar o mobile marketing para alavancar meu app?

 

Agora que você já sabe que o melhor ponto de venda está no bolso do seu cliente e também já conhece as vantagens do mobile marketing, vamos conectar essas duas oportunidades e ver algumas formas de alavancar seu aplicativo com o mobile marketing.

1 – Pesquisar e planejar

Antes do desenvolvimento é necessário conhecer seu público, posição demográfica e, muito importante, qual tipo de aparelho eles usam.

Também vale a pena investir em pesquisas para descobrir quem é o público-alvo, o porquê ele se interessaria pelo seu aplicativo e quem são seus concorrentes.

Uma estratégia ótima é criar personas para diferentes grupos de usuários e então traçar jornadas específicas para cada um. Isso vai te ajudar a visualizar o processo de engajamento com seu aplicativo e como simplificá-lo.

As personas e as pesquisas formam um mapa para que você tome decisões baseadas em dados e consiga recalcular a rota quando necessário.

2 – Descobrir a proximidade entre persona e aplicativo

Depois de traçar a persona é hora de imaginar quão próxima ela está de fazer o download do seu aplicativo. O Google conta com uma lista de contextos do usuário em relação a aplicativos que pode ser útil para sua equipe de marketing expandir seu app:

  • Distantes: não têm seu app e não demonstraram interesse pelos assuntos referentes a ele.
  • Orbitantes: Orbitam assuntos e territórios relacionados ao seu app, mas não estão procurando ativamente um app.
  • Criteriosos: Estão ativamente buscando por soluções, serviços e produtos que o seu app pode oferecer. 
  • Sazonais: Baixam o app pontualmente, com interesse em datas e situações específicas.
  • Sem memória: Têm o app instalado, mas quase nunca usam.
  • App_aixonados: São fãs do seu app e/ou da sua marca e utilizam a aplicação ativamente.

Fonte: Think With Google

Saber em qual contexto suas personas se encontram pode trazer insights importantes tanto para o desenvolvimento quanto para a distribuição do seu app.

3 – Otimizar

Para garantir que seu aplicativo seja instalado é necessário ter uma boa classificação na loja de aplicativos. Uma forma de conseguir isso é ter um rigor na ASO (sigla inglês para Otimização na App Store). O processo envolve, entre outras tarefas:

  • Identificar e usar palavras-chave.
  • Incluir capturas de tela do aplicativo e vídeos de como utilizá-lo.
  • Inclusão de categorias secundárias.
  • Tradução da descrição do aplicativo.

Fazer esse processo com as personas e seus contextos em mente vai ajudar nos downloads e no tempo de uso do seu aplicativo.

4 – Cobrir pontos de contato

Ao pensar em marketing, você provavelmente imaginou uma bela divulgação nas redes sociais e você está certíssimo. No entanto, um ponto importante do mindset do mobile marketing é pensar em todos os pontos de contato que seu usuário pode ter com o aplicativo.

  • CTAs em sites e blogs

É interessante olhar para seu site e incluir CTAs estratégicos com chamadas criativas para download do seu app. Lembre de fugir do óbvio e pense no usuário ao criar essas chamadas. Não deixe de fazer testes A/B com opções de cores e textos, o resultado pode ser surpreendente. 

O uso de blogs também é uma ótima ferramenta para alavancar seu aplicativo, pois te permite atrelar conteúdo de qualidade às vantagens de utilizar seu app

  • Marketing de influência

Parcerias e contratos com influenciadores é outra estratégia bacana para gerar downloads e credibilidade para o seu aplicativo. Vale a pena fazer uma pesquisa sobre micro influenciadores que dialogam com seu nicho e pensar ações conjuntas. Além da autoridade, esses aliados podem levar o público diretamente para páginas desejadas, gerando maior engajamento com a plataforma.

  • Redes sociais

Frequência, qualidade e, principalmente, funcionalidade são fundamentais para uma estratégia forte em conteúdo para redes sociais. Sua marca deve dialogar de forma humana com seu público e não apenas vender produtos.

5 – Campanhas pagas

Uma prática bem importante para a divulgação do seu aplicativo é atrelar as estratégias listadas acima com a aquisição de usuários paga. Saber quais personas e quais contextos você quer atrair te ajudará a criar ações mais assertivas.

No Google há dois formatos de App Campaings, que entregam conteúdo de acordo com idade, gênero, localidade, device e interesses. Uma objetiva gerar instalações (ACI) e a outra engajar pessoas aumentando tempo e valor gasto no app (ACE).

Ambas são automatizadas por algoritmos de machine learning, uma tecnologia que vai encontrar pessoas de acordo com suas intenções, escolher as melhores peças da sua campanha para impactar essas pessoas especificamente e distribuí-las nas plataformas Google.

Para aquecer a base de usuários que já instalou seu aplicativo, uma alternativa é o App Deep Linking, que direciona os usuários para páginas específicas da sua plataforma e oferece uma experiência com menor fricção para os usuários.

Mesmo que sua empresa terceirize o planejamento das campanhas pagas, é interessante que sua equipe interna tenha know-how básico para observar dados, identificar insights e avaliar o desempenho dos investimentos.  

6 – Aumentar a proximidade

 

Algumas ferramentas internas do seu app podem ajudar no engajamento e consequentemente na expansão. Ativar recursos de bate-papo no SAC e rastreamento de pedidos vai deixar seu cliente no controle e se sentindo seguro com o processo de compra.

 

A possibilidade de criar listas de desejos ou etiquetar itens favoritos pode levar o cliente a usar seu aplicativo como um board de referências, elevando a qualidade do relacionamento, engajamento, tempo de uso e liderança de marca.

 

Em um relacionamento sério com seu cliente

A head de soluções para aplicativos do Google, Sara Ruiz Ware, conta que usar ativamente um aplicativo é um pouco como namorar, pois envolve toda uma escolha em se comprometer.

 

“Quando você experimenta um aplicativo pela primeira vez, é como se fosse um primeiro encontro. A marca tem que vestir uma boa roupa, colocar um pouco de perfume e conquistar o cliente”, explica.

 

Construir uma relação forte requer trabalho contínuo e envolvimento de diferentes setores da sua empresa. Marketing, desenvolvimento e gestão: tudo isso precisa ser integrado para a oferta de uma experiência excelente para o usuário.

 

Na Leancommerce temos soluções de e-commerce para quem busca acelerar a transformação digital com um alto nível de customização priorizando a experiência de consumo personalizada para seus clientes. Fale com um de nossos especialistas para saber como podemos te ajudar a expandir seu negócio.

 

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