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Mobile first: 5 passos para implementar a estratégia

Mobile first: 5 passos para implementar a estratégia

Desenvolver projetos com foco em smartphones gera maior conversão e deixa a experiência de compra mais intuitiva, ágil e dinâmica. Por isso, o Mobile First é uma estratégia interessante para o seu e-commerce. Quer saber mais sobre? Confira neste texto do nosso blog. 

Mobile First é uma abordagem que visa a criar a melhor experiência possível para o usuário. Para isso, projeta aplicativos e sites a partir das menores telas, a dos smartphones, para só então trabalhar a versão dos desktops e notebooks. A premissa é a seguinte: se o seu site for bom em um smartphone, ele será ótimo em outros dispositivos maiores. Já o oposto não acontece. O conceito ganhou destaque em 2010 quando o CEO do Google, Eric Schmidt, anunciou em uma coletiva que a empresa iria focar suas melhores práticas de design em usuários móveis. “O celular será, em última análise, a maneira como você oferece a maioria dos seus serviços. A resposta deve sempre ser o celular em primeiro lugar. Você deve colocar sua melhor equipe e seu melhor aplicativo pensando nos smartphones”, declarou o CEO. O raciocínio de Schmidt é simples. Ao projetar para telas menores é necessário escolher apenas o que é fundamental, aquilo que seus usuários precisam. Isso deixa a experiência de compra mais intuitiva, ágil e dinâmica, resultando em maiores taxas de conversão e satisfação dos clientes. Um lembrete importante, é que a estratégia mobile first é diferente do design adaptativo e do responsivo. Nestes casos, o desenvolvimento do projeto faz o caminho oposto: primeiro o desktop e depois ajustes para outros dispositivos. Isso com frequência acarreta problemas de desempenho e de exibição, o que distrai a jornada de compra do consumidor.

Por que seu e-commerce deve ser mobile first?

· Facilitar a vida (e a compra) dos seus consumidores: uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou que o Brasil tem 242 milhões de dispositivos móveis, mais de um aparelho por habitante. Outro resultado foi que a venda de computadores caiu 8% em relação a 2020. Ou seja, a maior parte dos usuários compra pelo celular, portante é a partir destes dispositivos que sua equipe deve criar experiências de navegação. · Ganhar visibilidade orgânica: desde 2019 o algoritmo do Google dá prioridade aos sites desenvolvidos com a estratégia mobile first. Como publicado em seu blog: “Obter respostas adequadas e relevantes ao fazer uma pesquisa não deveria depender do dispositivo que você utiliza. Você deveria receber a melhor resposta possível, independentemente de utilizar um celular, um computador ou um tablet. No ano passado, começamos a utilizar a compatibilidade com dispositivos móveis como um sinal de classificação nas pesquisas feitas a partir desses aparelhos”. E para se destacar entre os concorrentes, você já sabe, é fundamental ter um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. · Conhecer seu cliente: implementar uma estratégia de mobile first vai muito além de otimizar a navegabilidade. A abordagem pode ajudar a coletar dados, metrificar vendas e entender o comportamento do seu usuário.