Se você busca vender pela internet, precisa estar nas redes sociais. Por isso, criar a vitrine Instagram é valioso. Veja como fazer isso!
As redes sociais sempre tiveram importância na vida das pessoas, durante a pandemia da Covid-19 ainda mais. Elas nos conectaram com o mundo, enquanto ficamos isolados em casa. Neste sentido, muitas marcas souberam aproveitar para colocar seu produto exposto, como na vitrine Instagram.
Até parece que o Insta chegou ontem às nossas vidas, porém a rede social está há mais de 10 anos no mercado. Ligada à tecnologia, ela sempre se atualiza, ou seja, oferece serviços para não ficar para trás. Em outras palavras, agora ela foca nas pessoas que querem ganhar dinheiro pela plataforma.
Dessa forma, é vital para uma empresa ter uma vitrine virtual nesta rede social. Por isso, continue a leitura deste post para conhecer mais motivos para você ter uma vitrine no Instagram. Uma boa leitura!
O que é a vitrine do Instagram?
De olho nos perfis comerciais, a vitrine Instagram surgiu em 2018 como ferramenta para as empresas venderem mais. Assim, elas marcam produtos na publicação que levam o usuário direto para a loja online.
Os perfis habilitam guias de compras, por isso, todo o conteúdo da empresa fica em um único lugar. Em outras palavras, uma verdadeira vitrine para a marca mostrar ao seu cliente.
Em uma época longe da Covid, o Instagram já buscava maneiras de o usuário fazer compras online. As pessoas começaram a usar a rede social, acima de tudo, para comprar produtos, e não só ver pessoas.
E isso tinha tudo para dar certo, ainda mais no Brasil onde cada usuário passa cinco horas por dia nas redes sociais. Só com este dado, divulgado pela Cuponation no ano passado, faz todo sentido ter a vitrine Instagram.
Por que criar uma vitrine no Instagram?
Além dos dados citados, outro aspecto vital e que o empresário não pode deixar de lado é a presença do público. Se a marca quer o cliente, precisa estar onde ele está. Isso significa: ter a vitrine Instagram.
O número de usuários na rede social cresce a cada ano no Brasil, quer ver só? Atualmente, o Instagram é a quarta rede social mais vista no país, segundo a We Are Social. São ao todo 110 milhões de usuários, um público que não dá para deixar de lado, não é mesmo?
Na lista das redes sociais mais vistas, temos:
- Facebook;
- YouTube;
- WhatsApp;
- Instagram;
- Facebook Messenger.
Das cinco citadas, quatro são de Mark Zuckerberg, que até criou uma nova marca, a Meta, para gerenciar tudo isso. Por isso, além de usar o Google e SEO para seu e-commerce, estar nas redes sociais precisa ser uma de suas estratégias de marketing.
E, no caso desta rede social, não é apenas estar, mas também viver a rede social. Calma, que isso será explicado!
O ideal nesta ferramenta é seguir as tendências, como o Reels, por exemplo. Criado para competir com o TikTok, este tipo de formato tende a render mais visualizações. Ou seja, é preciso sentir onde o seu público está e o que ele quer receber de conteúdo.
Como criar uma vitrine?
Em primeiro lugar, você precisa ter uma conta comercial, porque não é possível fazer no perfil pessoal. Isso vale até para o autônomo que vende algo de casa, que não tem uma loja física. Além disso, veja se a versão do aplicativo no celular é a mais recente.
Em segundo lugar, basta entrar na configuração do perfil comercial e clicar em adicionar loja. Depois disso, o próximo passo que a rede social pede é adicionar os produtos na loja, por um catálogo. É possível criar um ou então usar de algum parceiro do Instagram.
Se você tiver o seu e-commerce ou algum site já com todos os seus produtos, por exemplo, clique em novo catálogo para inserir o endereço.
E se você quer tirar todas as dúvidas sobre o assunto, leia este conteúdo sobre a diferença entre o e-commerce e o marketplace, plataformas diferentes para vendas.
Enfim, com tudo feito, é só caprichar nas fotos e fazer as postagens, adichttps://blog.leancommerce.com.br/diferenca-entre-e-commerce-e-marketplace/ionado o link do produto para a vitrine Instagram. Mas espera um pouco, você não sabe tirar fotos de qualidade? Então, continue a leitura.
Como encantar os clientes?
O e-commerce tem sua maneira de apresentar fotos, assim como as redes sociais pedem algo a mais na hora da imagem. Ainda mais o Instagram, que é uma plataforma voltada para o visual, com fotos e vídeos para encantar o usuário.
Em um site é obrigatório a foto com fundo branco para o cliente ver nitidamente o produto, por exemplo. Já na rede social, é como se fosse uma propaganda, é preciso encantar para levar até a vitrine do Instagram.
Confira as melhores dicas!
Trabalhe o contexto da foto
No e-commerce é até aceitável ter o fundo neutro, porém a rede social precisa de contexto para agradar. Se você vender panelas, não use a foto apenas dela, mas de alguém cozinhando com ela.
Use uma câmera de boa qualidade
O fotógrafo pode até ser bom, mas se a câmera for ruim, o trabalho corre risco. Não precisa investir em uma câmera profissional muito cara, hoje em dia os smartphones tiram fotos de ótima resolução.
Cuidado com a luz
Tome cuidado para não criar sombras no produto que quer destacar. Por isso, ficar de olho na luz é importante. Da mesma forma, atenção ao usar o flash da câmera, porque pode ofuscar o objeto.
Crie sua marca
Uma dica bacana é acrescentar escritas e cores na imagem, criando uma marca para a arte que vai postar. Assim, além de buscar a venda do produto, aos poucos você já se posiciona na rede social com a sua marca. Utilizar o formato carrossel também é uma boa pedida.
Conte com profissionais!
Você viu que criar a sua vitrine Instagram é essencial, assim terá mais um canal de vendas para seu público. Entretanto, é importante contar com ajuda de profissionais para ter o seu e-commerce.
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Co-fundador e CEO da Leanwork Group. Graduado em Computação pela UTFPR, com especialização em Gestão de Projetos pela UEL e mestrado em Engenharia de Software pela mesma instituição. Possui mais de 12 anos de experiência em projetos e produtos de tecnologia para grandes empresas do varejo brasileiro.