Fotos para e-commerce

Fotos para e-commerce: como tirar fotos que vão encantar seus clientes

Fotos para e-commerce: como tirar fotos que vão encantar seus clientes

Existem alguns critérios para produzir boas fotos para e-commerce. Separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo.

É impossível que uma loja virtual tenha um fluxo de vendas satisfatório sem dar a devida atenção às imagens anexadas em cada produto. Isso porque as fotos para e-commerce fazem parte da experiência do cliente e têm o objetivo de despertar nele, sensações que o estimulem a querer o objeto em mãos o quanto antes.

Então, elaboramos este artigo para lhe dar dicas sobre como produzir boas imagens. São informações valiosas para quem não quer perder vendas por conta de algo que pode ser ajustado facilmente. Vamos lá?

 


Fundo infinito em fotos para e-commerce


É ideal que todas as suas fotos tenham fundo infinito para manter a uniformidade e não tirar o foco do produto. Nas fotos para e-commerce, qualquer item que disputar atenção com o objeto principal, deve ser deixado de fora. Por exemplo, muitas selfies ficam estilosas com fundo desfocado, não é mesmo?

No entanto, você já viu alguma loja virtual cujas fotos tinham uma paisagem desfocada de fundo? Provavelmente não, pois isso pode distrair o cliente, que ficará tentando descobrir a localização da imagem. Se em vez da paisagem o fundo fosse de um estúdio, mesmo desfocado a pessoa pode reparar que o tripé lá do fundo é igual ao seu.

Desse modo, o melhor background em fotos para e-commerce é o que não aparece. Por isso, utilize fundo infinito. Basta colocar um tecido atrás do objeto de modo que não forme dobras na junção com o piso. O resultado vai surpreender.

 


Caixa de luz


Essa é uma ferramenta fundamental para fotografar produtos pequenos, como brincos, anéis, pulseiras, sapatos, brinquedos, etc. Com uma caixa de luz, você garante uma boa distribuição de luminosidade e, de quebra, o fundo infinito. Outra principal vantagem é que, por serem objetos menores, as fotos podem ser tiradas pelo celular.

Você pode comprar uma caixa de luz ou fazê-la com uma caixa de papelão quadrada. Basta remover um dos lados da caixa (que será por onde o fotógrafo tirará a foto), e fazer uma abertura nas duas laterais e no “teto” da caixa. Depois, é só cobrir a abertura com papel canson transparente.

Ao posicionar três focos de luz, cada um em uma das aberturas, o papel canson vai distribuir a iluminação uniformemente.

 


Foto com modelos


Ao tirar fotos para e-commerce de decoração de interiores, não é preciso utilizar modelos. Contudo, se o nicho da loja virtual for moda, é mais fácil vender uma camiseta se mostrá-la vestida em alguém. Todavia, a loja deve tomar muito cuidado com questões ligadas ao direito de imagem.

Veja bem, quando um fornecedor lhe oferece uma peça de roupa para colocar em seu e-commerce, pode ser que a imagem ilustrativa conte com um modelo. Isso significa que eles têm o direito de usar os rostos daquelas pessoas, porém, essa autorização não é passada para você.

Portanto, sua loja não pode utilizar as mesmas fotos, a não ser que tenha essa autorização. Nessa situação, é fundamental que você faça suas próprias fotografias, com seus modelos. O problema é que isso vai encarecer o produto e afetar o equilíbrio financeiro, especialmente de pequenos negócios.

Se for o caso, recomendamos que você mesmo sirva de modelo. Se não quiser usar seu rosto nas fotos, basta recortá-lo na edição, dando ênfase ao vestuário.

 


Fidelidade ao produto


É frustrante comprar algo pela internet, esperar ansiosamente e, após o recebimento, decepcionar-se, seja porque a cor é diferente da foto ou o tamanho é diferente do que a pessoa imaginou. O fato é que isso prejudica a reputação da loja. Portanto, a fidelidade da foto com o objeto não pode ser ignorada.

Ao fotografar, busque um ângulo que mostre o máximo do produto, pois além de eximir sua loja de futuras reclamações, aumenta as chances de venda. Existem dois recursos que podem te ajudar nesse ponto: o zoom e as fotos secundárias.

 


Zoom


Possibilita que o potencial cliente, ao passar o mouse sobre a imagem do produto, veja a foto ampliada (sem perda de qualidade). Em fotos para e-commerce, deve-se estimular ao máximo os sentidos da pessoa. Já que ela não pode sentir a textura do material, tente fazê-la reproduzir a mesma sensação com a visão.

Na foto de um tênis, por exemplo, vemos todas as cores e um pouco do material que o compõe. Ao dar um zoom, vêm à tona os detalhes de cada parte do objeto. Por meio de uma imagem muito mais rica, que revela mais informações, podemos emular a sensação de passar os dedos pelos cadarços e pelo alto relevo da marca.

 


Imagens secundárias


Ao navegar pelo seu e-commerce e clicar em algum produto, o cliente verá uma foto bem elaborada, certo? Mas é preciso ter outras imagens com ângulos diferentes, para incrementar a experiência do usuário. Com isso, ele tem uma visão mais completa do produto que está prestes a adquirir.

Pode parecer algo bobo, mas faz toda a diferença no processo de decisão de compra. A EQI — Ecommerce Quality Index 2018, pesquisa que avalia a qualidade de lojas virtuais no Brasil, mostrou que somente 34% dos negócios colocam fotos secundárias. A mesma pesquisa indica que o ideal é que cada produto tenha, no total, pelo menos 3 fotografias.

 


Resolução de fotos para e-commerce


Cadastrar um produto na loja com variedade de fotos para exibir diversos ângulos e ambientes não adianta nada se a qualidade das imagens for ruim. Além de não evidenciar os detalhes, a fotografia se transformará em um borrão quando o zoom for aplicado.

Justamente pensando na ampliação da foto que você precisa carregar imagens com resolução Full HD. Assim, a pessoa do outro lado da tela, independentemente de qual dispositivo estiver usando, verá uma imagem nítida tanto no tamanho normal como ao ampliá-la.

Além disso, imagens desproporcionais transmitem a sensação de falta de cuidado com a loja virtual. Mesmo que não seja o caso, você não conseguirá mudar essa opinião do cliente tão facilmente.

 


Plataforma de e-commerce: solução completa


Da mesma forma que ter um site impecável, mas não cadastrar imagens de acordo com o padrão de fotos para e-commerces vai comprometer o negócio, isso também se aplica em situações inversas. Ter as melhores fotos não faz diferença se o fluxo de trabalho é burocrático demais.

Isso afeta preços, tempo de entrega, frete e atendimento ao cliente. Portanto, é ideal centralizar todos os processos em uma só plataforma. Na Leancommerce, por exemplo, você dispõe das tecnologias necessárias para escalar o seu negócio, aumentar as vendas e fornecer uma experiência de compra eficiente.

E aí, gostou do artigo? Então fale com um dos nossos especialistas para obter mais ajuda para o seu negócio!