SEO para e-commerce

SEO para e-commerce: Veja como implementar na sua loja!

SEO para e-commerce: Veja como implementar na sua loja!

O SEO para e-commerce é muito importante para deixar a sua loja em evidência nas principais plataformas de busca, como o Google. Confira algumas dicas!

 

Se você vende na internet já deve ter ouvido falar sobre o termo Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO para e-commerce. É ele quem vai ajudar a atrair novos clientes para a sua loja virtual e elevar o seu número visitas no site, além das vendas.

 

O SEO é uma estratégia utilizada para a otimização de buscas orgânicas em ferramentas de pesquisa, como o Google. Além disso, é essa estratégia que pode deixar o seu site na primeira página do Google de forma orgânica, ou seja, sem o auxílio de anúncios pagos.

 

Para você ter ideia, cerca de 71% das pessoas clicam nos links da primeira página e menos de 5%, de fato, vão até a segunda página. Sendo assim, aparecer entre os primeiros vai fazer o seu e-commerce ter muito mais visibilidade e ser encontrado com mais facilidade por seus clientes.

 

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas técnicas importantes para você implementar o SEO em sua loja virtual e alcançar ainda mais clientes de forma orgânica. Confira!

 

O que é SEO e qual a sua importância para a sua loja virtual?

 

Antes de falar a respeito das técnicas, você precisa entender o que é, de fato, SEO e o porquê ele é importante para o seu e-commerce. Como falamos, SEO são estratégias que vão otimizar o seu site, melhorando o seu posicionamento nas plataformas de busca, como Google, Bing e Yahoo.

 

Assim, o seu e-commerce fica mais visível, de forma orgânica, e no topo das listas de pesquisas. Nessa estratégia não é necessário investir dinheiro, dado que todo o trabalho é para que a página seja reconhecida pelos robôs da plataforma, e fique bem classificada na primeira página.

 

Essa é uma estratégia extremamente importante para que o seu e-commerce ganhe maior visibilidade em meio a tantos outros. Se deseja atrair mais visitas para a sua loja virtual e, consequentemente, mais vendas, ele precisa estar bem posicionado nos sites de busca.

 

Portanto, implementar as estratégias de SEO para e-commerce é a oportunidade de encontrar o seu público-alvo da melhor maneira. Então, se ainda não otimizou o seu site, este é o momento, afinal separamos 4 dicas para te ajudar. Acompanhe!

 

1. Utilize palavras-chave certeiras

 

O primeiro passo para seu site ficar bem posicionado nas buscas orgânicas são as escolhas de palavras-chave. As palavras-chave são os termos utilizados no título das páginas, na descrição de produtos, na URL do site, entre outros locais estratégicos.

 

Entretanto, é importante se atentar à concorrência das palavras. Quanto mais abrangente ela for, a chance de ser mais concorrida é maior. Por exemplo, o termo “camiseta feminina” é uma palavra-chave usada em diversos sites e, geralmente, eles serão os primeiros posicionados com esse termo.

 

Isso porque, os resultados das estratégias de SEO demoram um pouco para aparecer. Sendo assim, o ideal é pensar em palavras-chave mais longas, as chamadas long tails.

 

Nesse sentido, você pode usar o termo “camiseta estampa animal feminina”, pois a concorrência diminui e as chances de ranquear melhor a sua loja no Google aumentam.

 

2. Descreva os produtos em detalhes

 

Após escolher as palavras-chave é preciso aplicar essa técnica em outras partes do seu site também, como na descrição dos produtos. É a hora de caprichar nos textos e trazer todos os detalhes do produto. Isso vai ajudar o seu cliente a ter uma noção melhor do que ele deseja comprar. Então, quanto mais informações na descrição, melhor.

 

Dessa forma, o ideal é que você escreva os seus próprios textos, usando as palavras-chave definidas anteriormente. Além de ajudar o seu cliente na escolha do produto, auxilia no SEO do site. Isso porque, se o Google identificar um mesmo texto em vários sites diferentes, este passa a não ser mais relevante.

 

Sendo assim, o mais legal é que escreva a descrição com suas próprias palavras e não utilize descrições prontas. Use as palavras-chave definidas e ofereça informações relevantes para o cliente conhecer o seu produto, de fato.

 

3. Utilize URLs mais simples

 

Essa é outra estratégia onde as palavras-chave são importantes. As URLs são formas usadas pelo Google para que entenda sobre o que o endereço está falando, além de ser uma maneira mais clara para o cliente do que ele vai encontrar naquela página.

 

Existem sites onde as URLs são bastante complicadas, cheias de letras, números e códigos. No entanto, essa não é uma boa prática, visto que o Google e os seus clientes podem ficar confusos sobre o que é aquela página. Veja esses exemplos:

  • www.ecommercemais/produto89125mk/?56mkls
  • www.ecommercemais.com/feminino/camiseta-floral

 

Viu a diferença? Qual deles acredita que gere mais conforto para o cliente clicar? Quando a URL é trabalhada com palavras-chave, ela deixa claro a página que estamos acessando.

 

Além disso, é outra maneira de mostrar para o Google a relevância da página, pois quanto mais acessos, mais relevante é para ele.

 

4. Cuide da velocidade e responsividade do site

 

Ter uma navegação eficiente conta muito com SEO para e-commerce. Ou seja, a velocidade de carregamento da sua página deve estar correta. Porque, quanto mais tempo demora para carregar imagens ou até mesmo a página, menos tempo as pessoas ficam no seu site.

 

Outro fator importante é ter um site responsivo, que se adapte corretamente aos smartphones. Esse é um dos fatores de avaliação do Google para definir o ranqueamento do seu e-commerce. No entanto, isso deve ser considerado, principalmente, devido à experiência dos clientes em seu site.

 

De acordo com uma pesquisa do Webshoppers 43, da E-bit/Nielsen, 55,1% das compras online realizadas em 2020 foram feitas pelo celular. Isso significa que o consumidor está cada dia mais adepto ao serviço mobile. Por isso, ter um site responsivo vai te ajudar a não perder vendas, além de atender melhor às necessidades dos seus clientes.

 

O Google e demais ferramentas de busca, são as vitrines da sua loja virtual. Dessa forma, o SEO para e-commerce é fundamental. Por meio dele, o seu site atende as exigências dessas ferramentas, otimizando as estratégias que vão ranquear melhor o seu site e te aproximar do seu público-alvo.

 

Por isso, verifique o seu site e veja se ele está de acordo com as dicas desse artigo. Se ainda não estiver de acordo com as boas práticas, é hora de colocar a mão na massa e atualizar tudo o que for necessário.

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