Saiba quais são as tendências do mercado de e-commerce que vão fazer a diferença no seu negócio em 2024!
O mercado de e-commerce no Brasil teve um aumento expressivo no primeiro semestre de 2023.
O período foi marcado por um crescimento exponencial do e-commerce no Brasil, impulsionado pelo aumento das vendas online e pelo surgimento de novos setores beneficiados. Os varejistas virtuais enfrentaram desafios significativos, mas também se beneficiaram das oportunidades proporcionadas pela tecnologia e inovação. As redes sociais e as tendências emergentes moldaram o cenário do comércio eletrônico, e a perspectiva futura aponta para um crescimento contínuo do setor
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Conhecer bem seu consumidor e fazer análises de seus comportamentos é fundamental para transformar tendências em oportunidades, lidar com as turbulências da crise econômica e, claro, movimentar as vendas.
Para te ajudar a ficar por dentro das tendências para e-commerce, preparamos uma lista com 12 novidades que podem mudar o comportamento do cliente no seu e-commerce em 2024. Confira:
1- Omnichannel
Mais do que nunca, é preciso oferecer uma experiência de compra híbrida para o seu cliente. Isso significa que os diferentes canais de venda da sua empresa precisam estar integrados, tornando a jornada do usuário mais fluida e personalizada.
Em pesquisa da Opinion Box, 70% dos entrevistados disseram já ter começado a compra em um meio e finalizado em outro canal. Vale a pena analisar como está sua presença em diferentes meios, e pensar em estratégias ou parcerias para que seu cliente possa retirar a compra on-line em uma loja física, por exemplo.
Caso queira saber mais sobre o tema, em nosso blog escrevemos um artigo com 4 etapas para começar a implementar uma estratégia Omnichannel para e-commerce.
2- Marcas e games
Foi se o tempo em que o público nerd era formado apenas por jovens do sexo masculino. O crescimento do mercado de games criou diversos nichos e a prova está na aposta de grandes players do e-commerce e marketplace que têm investido no universo.
Um exemplo é o caso da Magazine Luiza, que comprou a Kabum! e o Canaltech. Criar experiências para estes consumidores, bem como estratégias de branding são pontos importantes para deixar no seu radar.
3- Voice Commerce
O aumento na procura por podcasts, envio de mensagens de voz pelo WhatsApp e crescimento na demanda por assistentes de voz como Siri e Alexa dão pistas de que uma grande tendência que deve mudar o comportamento dos consumidores em 2024 é o Voice Commerce.
Uma pesquisa do Statista aponta que mais de 30% dos usuários conectados à internet na América Latina realizaram pesquisas por voz em 2019. O próprio Google tem ajustado seu algoritmo para a otimização das buscas por voz.
Isso indica que para se conectar ao comportamento do seu consumidor, uma estratégia interessante é seguir boas práticas de SEO, ajustando textos relacionados a produtos conforme o que o usuário falaria por voz.
4- Metaverso
Eventos, shows, jogos e encontros virtuais vêm crescendo no Metaverso. O impacto disso é a experiência de compra misturada ao consumo de conteúdo. Pensar nesses modelos híbridos de venda pode diversificar as oportunidades para seu e-commerce.
5- Social Commerce
As redes sociais têm um papel fundamental na jornada de compra e essa tendência só tem a crescer. Em pesquisa realizada pela Opinion Box, 65% dos consumidores afirmaram usar canais como Instagram, Pinterest, Facebook e Youtube como ponto de partida para comprar um produto. Seja nos próprios canais da loja ou de terceiros, o desafio (e a oportunidade) da vez é transformar entretenimento em venda.
6- Recommerce
Vender produtos usados ou reformados é uma prática crescente que vem ao encontro do modo de vida mais sustentável amplamente difundido pelas gerações Y e Z. O impacto do descarte de roupas no meio ambiente e a queda na renda do brasileiro são fatores que podem fomentar essa mudança no comportamento do consumidor.
7- Responsabilidade social
A escolha da compra está cada vez mais conectada a um “match” de ideais. Ou seja, sua marca precisa corresponder à ética do seu consumidor. Repensar processos e compartilhar boas práticas que sua companhia tem adotado pode ser uma ótima maneira de se aproximar e dialogar com seu público.
8- Entregas rápidas
O imediatismo tem forte impacto no mercado de e-commerce e um dos fatores decisivos na hora da compra é a velocidade da entrega. Melhorar as estratégias de logística do seu e-commerce com centros de distribuição ou dark stores podem fazer toda diferença em um ambiente altamente competitivo.
9- Pagamento instantâneo
A velocidade também invadiu os meios de pagamento. Quanto mais rápido o pagamento é aprovado, mais ágil será a entrega do produto. Em comparação com o boleto, o Pix ainda representa uma parcela menor nas vendas, mas seu uso tem crescido exponencialmente. Recentemente, publicamos um artigo com 5 motivos para disponibilizar pagamentos via Pix no e-commerce. Vale a pena conferir.
10- Chatbots
O atendimento automatizado é outra tendência que responde ao imediatismo tão presente em nossa sociedade. Assim, receber orientações durante 24 horas e 7 dias na semana pode ser decisivo na hora de finalizar uma compra.
Outra vantagem do chatbot é que, apesar de não substituir o atendimento humano no e-commerce, ele poupa tempo da equipe de atendimento da sua empresa.
11- Compras antecipadas
Pode parecer que grande parte das pessoas deixa tudo para a última hora, mas pesquisas apontam mudanças no comportamento do consumidor.
Um levantamento do Cuponomia mostrou que 77% dos consumidores fizeram as compras de Natal durante a Black Friday. Seja por conta da economia ou pela organização da antecipação, essa tendência pode ser uma oportunidade para o seu e-commerce posicionar a venda de determinados produtos.
12- Realidade aumentada
A tecnologia da realidade aumentada pode ser útil para ajudar seu cliente a escolher que tipo de produto vai se adequar melhor à sua necessidade. Visualizar como ficaria a sala de casa com determinada cor de tinta na parede, “experimentar” roupas e acessórios de maneira virtual… Tudo isso pode melhorar a experiência de compra no seu e-commerce.
Do básico à inovação
Acompanhar tantas tendências pode até dar um nervosismo, mas não se preocupe. De nada adianta investir alto e para todos os lados, se o básico não for feito com maestria.
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Co-fundador e CEO da Leanwork Group. Graduado em Computação pela UTFPR, com especialização em Gestão de Projetos pela UEL e mestrado em Engenharia de Software pela mesma instituição. Possui mais de 12 anos de experiência em projetos e produtos de tecnologia para grandes empresas do varejo brasileiro.