Clubes de assinatura crescem 32% no 1° trimestre de 2021

Clubes de assinatura crescem 32% no 1° trimestre de 2021

Clubes de assinatura crescem 32% no 1° trimestre de 2021

Clubes de assinatura são uma forma de aumentar o ticket médio do negócio e fidelizar clientes! Veja como eles impulsionam o e-commerce!

 

Muitos lojistas não sabem, mas clubes de assinatura são uma excelente estratégia para favorecer o crescimento do e-commerce. A ideia por trás do conceito é vender de forma recorrente a um grupo de clientes interessados nos produtos ou serviços da empresa.

Prova de que esse tipo de negócio dá certo está no levantamento realizado pela Betalabs: só no primeiro trimestre de 2021, o aumento foi de 32% em relação ao mesmo período de 2020.

A pesquisa ainda traz outros dados relevantes: 350 clubes de assinatura foram criados entre janeiro e março de 2021. O tema que teve mais destaque foi o de assinatura de livros, que atingiu 27% do total dos clubes.

Apostar nesse modelo de venda é um bom investimento para fazer sua loja se destacar. A seguir, fique por dentro de mais informações sobre o tema e conheça algumas dicas para criar seus clubes de assinatura!

 

Existem mesmo oportunidades nos clubes de assinatura?

Nos Estados Unidos, o faturamento anual proporcionado por esse modelo de venda chegou aos US$10 bilhões, segundo pesquisa da ABComm. Comparado ao país norte-americano, o Brasil ainda dá seus primeiros passos, mas se mostra cada vez mais bem-estruturado.

A mesma pesquisa apresenta, por exemplo, que o país do verde-amarelo faturou R$1 bilhão, também em 2018. Já outro levantamento da ABComm, publicado no Jornal Estado De Minas, mostra um crescimento de 167% entre 2015 e 2019.

O boom dos clubes de assinatura foi grande nos últimos anos: os números não mentem. É fato que o Brasil está no mesmo caminho de países já adaptados a esse estilo de compra. Por isso, se você deseja ser um grande empreendedor digital, vale a pena apostar nessa tendência.

 

Quais as vantagens dos clubes de assinatura?

Os clubes de assinatura têm características peculiares: são modelos de pagamento recorrente em que o consumidor assina a compra de produtos ou serviços para poder usufruir deles com frequência.

No clube de assinatura de livros, por exemplo, o cliente paga um valor mensal e, todos os meses, recebe um ou mais exemplares em casa. Cabe ressaltar, porém, que a recorrência no pagamento não necessariamente é mensal. Existem empresas que conseguem ótimos resultados com assinaturas bimestrais ou semestrais.

Acompanhe algumas das vantagens dos clubes de assinatura para o negócio!

 

1 – Favorecem o branding

O branding representa quem a marca é: seus valores, propósitos e posicionamento. Ele é responsável por diferenciá-la no meio da concorrência, sendo um meio importante de atrair consumidores e instigar uma relação mais próxima.

Clubes de assinatura são uma forma de otimizar o branding, ao fazer com que as pessoas enxerguem mais valor no que a empresa oferece. Eles também proporcionam uma boa experiência de compra, ao permitir a personalização e o conforto na aquisição.

 

2 – Promovem a fidelização

A fidelização é uma das grandes conquistas nesse sentido, já que ajuda a empresa a realizar vendas frequentes, sem o custo de aquisição de clientes.

Há, ainda, o fato de ganhar promotores da marca, tornando viável o marketing boca a boca. Quanto mais os clientes se sentem satisfeitos, maior a probabilidade de recomendar os produtos aos amigos — e mais a marca sai ganhando.

 

3 – Proporcionam previsibilidade de receita

A previsibilidade na receita é importante para o equilíbrio no fluxo de caixa, evitando deixar o negócio no vermelho. Ter essa informação ainda ajuda no planejamento do estoque e dos procedimentos de marketing.

Por exemplo, se você sabe que a maioria dos assinantes prefere determinado produto, pode criar estratégias para aumentar a liquidez dos demais.

 

4 – Tornam a empresa escalável

Um relacionamento próximo com o consumidor é importante para a marca continuar crescendo. As vendas recorrentes dos clubes de assinatura também geram mais credibilidade, o que facilita o lançamento e a aceitação de novos produtos.

É importante ter em mente que a praticidade de vender na Internet também faz crescer a competitividade. Assim, é necessário pensar em estratégias para se diferenciar das outras marcas, para ser vista como a melhor escolha.

 

Como montar um bom clube de assinatura?

Como montar um clube de assinatura, então? Veja os principais passos!

 

1. Entenda o público-alvo

Toda compra nasce de uma necessidade. É preciso entender quem é o público-alvo e o que ele procura.

A partir disso, pensar em meios de resolver os principais problemas. Por exemplo, um clube de assinatura de artigos de papelaria pode conter produtos diferentes, dependendo dos assinantes: concurseiros ou estudantes do Ensino Médio.

 

2. Promova seleções diferentes

Ainda que a marca tenha um perfil específico de público-alvo, as preferências podem ser diversas. Dentro do grupo de concurseiros, por exemplo, você pode encontrar aqueles fãs de objetos em miniatura. Outros podem gostar de cores pastéis. Já um terceiro grupo pode preferir aqueles produtos de tons chamativos.

 

3. Pense em valores diversificados

O valor financeiro também costuma fazer a diferença na decisão de compra. Pensando na realidade do país — que abrange pessoas com diferentes poderes aquisitivos —, proporcionar preços diversificados tende a aumentar as chances de conversão. Dessa forma, ao criar os planos, procure contemplar vários bolsos.

 

4. Tenha uma boa logística

A logística inclui os procedimentos administrativos que influenciam a satisfação com a compra. Ter uma boa plataforma é o começo de tudo, pois é a partir dela que os clientes têm as informações necessárias sobre os detalhes dos produtos. É importante que ela tenha um carregamento rápido e facilite tanto a navegação quanto o pagamento.

 

Quais os principais exemplos de clubes de assinatura?

Os livros têm uma boa saída, mas existem diversos tipos de clubes de assinatura também capazes de proporcionar ótimos resultados:

  • Doces e guloseimas;
  • Vinhos;
  • Cervejas;
  • Cafés;
  • Alimentos naturais;
  • Alimentos veganos;
  • Queijos;
  • Maquiagens e cosméticos;
  • Brinquedos para pets;
  • Roupas;
  • Bijuterias;
  • Itens de papelaria;
  • Produtos geek etc.

 

O crescimento dos clubes de assinatura demonstra que os brasileiros estão cada vez mais receptivos a esse modelo de negócio. Por isso, investir nele pode ser uma grande oportunidade para o crescimento da marca. Contudo, tenha em mente que a estratégia certa também influencia os resultados, então, considere todas as dicas deste artigo.

 

Agora que você já está por dentro do crescimento dos clubes de assinatura, conheça 7 ideias de promoções para implementar no e-commerce!