Vender no Mercado Livre é uma estratégia que oferece o aumento da visibilidade para a sua loja online. Conheça os benefícios e desvantagens do marketplace.
Se você precisa decidir se vale a pena vender no Mercado Livre, é interessante conhecer os principais pontos positivos e negativos de aderir ao marketplace, que é o maior site de comércio eletrônico do Brasil.
Para isso, explicaremos a seguir o que é o Mercado Livre e como funcionam as vendas por meio do site. Também abordaremos as vantagens e desvantagens que os lojistas podem enfrentar ao realizar vendas nesse marketplace. Boa leitura!
O que é o Mercado Livre?
O Mercado Livre é um marketplace que permite o anúncio, a venda e a compra de diversos produtos e serviços. Nessa espécie de shopping virtual, dá para se cadastrar tanto como pessoa física como jurídica.
Na primeira opção, é preciso informar o seu nome completo, o e-mail, além de criar uma senha. Já o cadastro como empresa solicita esses dados básicos, bem como o CNPJ e a razão social.
Desse modo, você terá acesso a uma estrutura para o envio dos seus produtos por intermédio do Mercado Envios, um sistema do próprio marketplace. De maneira geral, o valor do frete é custeado pelo cliente, a menos que o vendedor prefira se encarregar dessa despesa.
Tal como o recebimento dos valores pelo lojista acontece por meio do Mercado Pago, também do site. É possível escolher entre receber na hora da venda, ou ainda depois de 14 ou 30 dias. Quanto mais rápido o vendedor tiver acesso ao dinheiro, maior será a taxa cobrada pelo marketplace.
De acordo com dados do próprio Mercado Livre, são 10 milhões de vendedores e 34 milhões de compradores ativos no site. Além do mais, o marketplace registra seis mil buscas e nove vendas por segundo. Mais de 111 mil pessoas se sustentam com renda única ou principal proveniente do Mercado Livre.
Quais as vantagens de vender no Mercado Livre?
Entre os principais benefícios oferecidos aos vendedores do marketplace, estão a confiabilidade, a visibilidade, a integração com a sua loja virtual e a economia de custos. Saiba mais, a seguir!
Visibilidade
O Mercado Livre é o 5º site mais acessado da internet no Brasil, com 52 milhões de visitantes únicos por mês, segundo estudo da ComScore de janeiro de 2018. Dessa maneira, os vendedores podem usufruir de vantagens como o aumento da exposição ao anunciar os seus produtos no site.
Confiabilidade
De outro modo, o marketplace oferece maior confiabilidade para quem vende e quem compra. É bom lembrar que o seu cliente tem maior tendência a fazer negócio em um site que já conhece, principalmente se o seu negócio estiver começando. Com isso, ao incluir a sua marca no site, você também pode transmitir mais segurança aos consumidores.
Integração
O marketplace permite a integração com a sua loja online. Assim, é possível facilitar a criação dos anúncios de seus produtos. Ao cadastrar um produto na sua loja virtual, também pode ser criado um item no Mercado Livre, com as informações cadastradas previamente, assim como a possibilidade de editar o conteúdo, caso você prefira.
Economia
A venda no Mercado Livre também possibilita a redução de custos em relação à venda em uma loja física, por exemplo. São reduzidos os gastos com aluguel, contratação de funcionários, entre outros diversos custos. Pode-se usufruir da visibilidade do marketplace, tendo que pagar somente os valores relativos às taxas, que detalharemos a seguir.
Quais são as desvantagens de vender no Mercado Livre?
Por outro lado, quem pretende vender no marketplace precisa ter atenção com algumas desvantagens que podem dificultar a comercialização dos produtos. Confira!
Pagamento de taxas
Apesar de ser mais acessível do que começar uma loja física do zero, por exemplo, o Mercado Livre apresenta taxas que podem ser elevadas para o vendedor. A cobrança é feita por produto comercializado, por anúncios e outros serviços oferecidos pelo site.
Concorrência
Assim como o marketplace apresenta visibilidade, os vendedores também precisam lidar com a concorrência. Por isso, é fundamental elaborar estratégias para atrair o consumidor e se destacar frente aos competidores, a exemplo de descrições detalhadas dos produtos, com comunicação clara, além de fotos de qualidade dos produtos.
Cuidado com a reputação
Um dos principais desafios de vender no Mercado Livre é cuidar da sua reputação online. Isso porque o marketplace apresenta um sistema de avaliação da reputação dos vendedores. Dessa forma, o site leva em conta alguns parâmetros como o tempo de entrega, as reclamações dos consumidores e as vendas canceladas pelo vendedor.
Assim, o site qualifica os anunciantes nas cores verde, amarela e laranja, da melhor até a pior reputação. Essa classificação é feita a partir de 10 vendas realizadas. Por isso, é fundamental investir na promoção de uma excelente experiência de compra, com respostas rápidas aos clientes e entrega dentro do prazo.
Vale a pena vender no Mercado Livre?
Agora que você já conhece os principais prós e contras de cadastrar a sua loja no Mercado Livre, pode se perguntar como decidir se vale a pena vender ou não pelo marketplace. Nesse sentido, é interessante não focar somente no Mercado Livre como meio de vendas.
Inicialmente, podemos destacar que, no marketplace, o consumidor não terá acesso a uma conexão direta com as cores e a identidade da sua marca, como ocorre ao entrar na sua loja online. Sendo assim, é importante investir na sua própria vitrine virtual, para reforçar a autoridade da sua empresa.
Dessa maneira, além de fortalecer a sua marca, você também ganha mais uma possibilidade de ampliar os seus negócios e não fica dependente exclusivamente do Mercado Livre.
Ao aliar essas duas estratégias, o vendedor consegue diversificar os seus canais de vendas e formas de pagamento. De outro modo, é possível usufruir de mais customização da sua loja online e maior autonomia para vender os seus produtos.
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Co-fundador e CEO da Leanwork Group. Graduado em Computação pela UTFPR, com especialização em Gestão de Projetos pela UEL e mestrado em Engenharia de Software pela mesma instituição. Possui mais de 12 anos de experiência em projetos e produtos de tecnologia para grandes empresas do varejo brasileiro.