O que é markup

O que é markup? Saiba como essa métrica influencia no seu e-commerce

O que é markup? Saiba como essa métrica influencia no seu e-commerce

Neste artigo, você vai descobrir o melhor método de precificação e como ele influencia os resultados da sua loja. Confira!

 

Markup é uma das muitas métricas importantes a que os empreendedores devem se atentar se quiserem melhorar o desempenho de seu e-commerce. Mas você sabe o que é markup e para que ele serve?

Sua função esclarece soluções para um problema muito comum, principalmente entre aqueles que estão começando um negócio: precificação. Afinal, o preço de um produto ou serviço é um dos elementos mais importantes para solidez de um plano de negócio.

Por isso, neste artigo, vamos esclarecer os principais conceitos sobre a importância da precificação justa e como o markup pode te auxiliar na descoberta do preço ideal. Continue a leitura e confira!

 

Por que a precificação é mais importante do que parece?

Não importa qual seja o segmento, quem está começando um negócio sabe que, se existe algo difícil de acertar, é o preço do produto ou serviço. Por isso, é muito comum que diversas empresas tenham prejuízo no faturamento das vendas, por não saberem precificar.

Assim, o preço de um produto muitas vezes é avaliado apenas a partir do potencial lucrativo para o negócio. Mas uma análise apurada revela que isso não é suficiente para considerar o valor correto de venda.

Afinal, o preço não apenas vai cobrir a margem de lucro do negócio como também será responsável por pagar toda a estrutura operacional da empresa. Logo, um cálculo superficial pode levar você a ter que financiar o prejuízo do seu e-commerce.

Por outro lado, simplesmente aumentar o preço e esperar que as vendas comecem a dar lucro pode ser um engano. É fundamental conhecer os preços do mercado para descobrir com quais parâmetros o ecossistema daquele setor trabalha.

Dessa forma, se você descobrir que outros players se mantêm competitivos com preços relativamente baixos, é sinal de que há alguma falha no modelo de negócio da sua loja online.

 

Como o markup influencia os resultados do seu e-commerce?

Descobrir o melhor preço dos produtos da sua loja é uma verdadeira missão. Afinal, é daí que saem os recursos para sustentar o negócio.

Portanto, é necessário descobrir o valor ideal de venda que garanta competitividade ao mesmo tempo em que haja lucro para manter a loja crescendo. Encontrar esse número não é uma tarefa simples, mas, entendendo o que é markup, tudo fica mais fácil.

Não apenas o markup ajuda a determinar um preço justo como revela um parâmetro que orienta todo o plano de negócio do seu e-commerce.

Afinal, o preço encontrado por meio do markup pode ser confrontado com os preços do mercado.

Dessa forma, você descobre pistas importantes sobre como otimizar o seu negócio para ganhar a frente no seu segmento. Entre outras coisas, o markup te ajuda a descobrir:

 

O que é markup?

Markup é um índice multiplicador que serve para determinar o preço ideal de um produto ou serviço de modo que a venda cubra a margem de lucro, bem como o custo de produção. 

Em outras palavras, é uma fórmula que busca estabelecer o melhor preço de venda para manter a empresa saudável e lucrativa. Mas para chegar a esse índice multiplicador é preciso saber muito bem alguns detalhes do seu negócio.

 

Custo de mercadoria vendida (CMV)

A primeira coisa que você deve saber é o custo de venda da sua mercadoria ou serviço. Ou seja, quanto custa para o seu produto ou serviço estar pronto, diante do cliente, considerando inclusive mercadoria estocada que pode não ser vendida?

Com essa informação, você tem a base sobre a qual o cálculo de uma margem de lucro é possível. Isso significa que se pode criar um preço razoável apenas por meio do acréscimo de uma expectativa de lucro sobre o CMV.

Aliás, esse é o método mais simples e comum de precificação. Mas atenção: é extremamente impreciso precificar dessa forma. Isso porque existe uma série de descontos que se aplicam sobre o preço de venda do seu produto, como impostos e comissões.

Portanto, é importante compreender o que é markup sobretudo para trabalhar com margens líquidas de lucro sobre o faturamento do seu negócio.

 

Despesas fixas

Uma vez que há clareza sobre o custo de venda de seu produto ou serviço, é fundamental descobrir o mais precisamente possível a relação entre o faturamento e as despesas fixas relativas ao negócio.

Nesse cálculo, devem estar incluídos aqueles gastos que não estão diretamente envolvidos com a venda do produto ou serviço. Ou seja, é preciso ter uma relação documentada de despesas que não variam, independentemente de haver maior ou menor faturamento, como:

  • Custo com a infraestrutura da empresa;
  • Salários de colaboradores;
  • Planos de assinatura, etc.

Para considerar o percentual das despesas fixas sobre o CMV, é importante que uma média seja estabelecida em períodos específicos.

O prazo temporal de um (1) ano é o recomendado, porque permite projeções mais exatas em relação ao ano anterior. Para isso, basta dividir o total das despesas fixas no período pelo total do faturamento e multiplicar por 100 para chegar ao percentual médio:

  • Despesas fixas totais / Faturamento total x 100 = percentual de despesas fixas sobre CMV

 

Despesas variáveis

As despesas variáveis costumam ser mais fáceis de calcular, porque geralmente se dão em percentuais sobre a venda. Isso permite uma precisão sobre seu percentual relativo ao custo unitário da mercadoria. Entre as despesas variáveis podemos contar com:

  • Tributos;
  • Comissões;
  • Taxa de cartão, etc.

Para o caso de despesas variáveis de valor absoluto, isto é, que não incidem sobre o custo de forma percentual, é necessário calcular uma média por período.

 

Lucro presumido

Finalmente, não podemos nos esquecer do lucro sobre a venda. Qual é o percentual sobre o CMV que você deseja ter de retorno?

Perceba que quanto mais esclarecidos estão os valores percentuais das despesas sobre o CMV, menor deve ser o lucro presumido.

Isso porque, na medida em que você eleva o lucro, eleva também o preço final do produto. Consequentemente, isso aumenta os descontos absolutos em tributos e comissões.

 

Como calcular o markup?

Agora você tem todas as informações necessárias a partir das quais pode extrair um multiplicador justo de precificação. É importante reforçar que a apuração desses percentuais deve ser rigorosa. Assim você evita surpresas decorrentes de cálculos equivocados.

Para calcular o markup você deverá encontrar o quociente da divisão entre o CMV pela soma dos percentuais obtidos na sua apuração, subtraídos de 100. Assim:

  • CMV / 100 – (DF + DV + LP).

Em que:

  • CMV = Custo de mercadoria vendida, ou custo de produção;
  • DF = Percentual das despesas fixas sobre o CMV;
  • DV = Percentual das despesas variáveis sobre o CMV;
  • PL = Margem de lucro pretendida sobre o CMV.

Dessa forma, suponha que o custo unitário de uma mercadoria vendida seja de R$ 100,00 por produto. 

Em uma apuração rigorosa, você descobriu que, sobre esse valor, 16% são despesas fixas, 23% são despesas variáveis e você deseja obter um lucro de 15% na venda. Assim, aplicamos a fórmula:

  • 100,00 / 100 – (16 + 23 + 15);
  • 100,00 / 100 – 44;
  • 100,00 / 56;
  • 1,7857.

Temos então o fator multiplicador 1,7857, que é o markup. Agora, basta aplicar esse fator sobre o CMV para obter como produto o preço ideal de venda. O resultado é um preço que cobre todas as despesas do negócio e a margem de lucro esperada.

Nesse exemplo, o custo do produto era de R$ 100,00. Portanto, 100 x 1,7857 = 178,57. Ou seja, R$ 178,57 é o preço ideal de venda deste produto.

Convém destacar que é importante trabalhar com pelo menos 4 casas decimais ao extrair o markup. Essa precisão assegura o faturamento de frações que, em longos períodos, representam um valor considerável para qualquer negócio.

Gostou de aprender o que é markup e como calcular o preço ideal do seu produto ou serviço? Então, continue conosco e descubra por que ter um aplicativo para o seu e-commerce faz toda a diferença!