Não deixe a taxa de conversão do e-commerce cair! Descubra os principais erros e saiba como evitá-los!
A taxa de conversão no e-commerce é uma das métricas mais importantes. É ela que certifica a eficiência das estratégias, garante a sustentabilidade do negócio, contribui para aumentar o lucro e consegue fidelizar clientes.
Em seu significado, a taxa de conversão se expressa no sucesso de levar o consumidor a tomar uma ação, que pode ser a aquisição de um produto. Nesse exemplo, ela pode ser medida pela fórmula: (número de vendas/quantidade de visitas na página) x 100.
No entanto, é fundamental considerar nessa análise todo o caminho dentro do funil de vendas. Ou seja, para que alguém chegue ao momento da compra, precisa, também, passar pelo aprendizado, reconhecimento e consideração.
Na leitura a seguir, você confere os principais erros que comprometem a taxa de conversão no e-commerce. Confira!
1. Deixar de investir em SEO de qualidade
A otimização para mecanismos de busca é um dos passos mais significativos para ter mais sucesso na taxa de conversão. A prática ajuda a alcançar os primeiros resultados em uma pesquisa, o que é significativo para que as pessoas cheguem ao e-commerce.
Assim, comece escolhendo palavras-chave adequadas, pois elas orientam os bots do Google sobre o conteúdo de cada página. Investir em links patrocinados também pode ser uma boa, principalmente se a marca ainda não é conhecida.
Outra estratégia de êxito no marketing digital é a mídia paga em redes sociais, já que ela ajuda a segmentar melhor o público, com a atração de leads qualificados. Afinal, não adianta engajar pessoas fora do perfil, pois, no fim, não irão seguir na jornada.
2. Desconsiderar a navegação mobile
De acordo com um levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 87% dos brasileiros que realizam compras na internet utilizam o smartphone em algum momento. E o que isso revela, então?
Negócios que investem e se preocupam com a experiência mobile, tendem a conseguir mais sucesso nas taxas de conversão do e-commerce.
Por isso, tenha em mente os detalhes que contribuem para uma boa experiência de compra e de pesquisa pelo celular, como velocidade na abertura da página e facilidade na busca.
3. Não dar atenção à apresentação do produto
Compras online proporcionam comodidade ao consumidor. No entanto, saiba que elas também podem apresentar inconvenientes. Um deles é não poder experimentar ou tocar no produto antes de comprá-lo.
Por isso, se você deseja aumentar a taxa de conversão no e-commerce, precisa dispor de atenção especial à página dos produtos. Então, um ponto fundamental: fotos de qualidade. Tenha em mente que as pessoas precisam visualizar a mercadoria para se sentirem mais convictas na aquisição.
Também considere a descrição de produtos. Se ela é pobre e superficial, os consumidores podem não sentir confiança suficiente de que a mercadoria servirá às necessidades.
Assim, adicione detalhes como cores, dimensões e materiais. Se for item de vestuário e houver a imagem de uma modelo, por exemplo, é interessante especificar a numeração que ela usa e quais as medidas do corpo dela, combinado?
Ainda sobre isso, você também pode incluir informações mais subjetivas, como finalidade, vantagens do produto e as sensações que ele proporciona.
Por exemplo, que tal falar sobre a maciez daquele tecido, a liberdade que o calçado oferece ou a sensação de boa autoestima ao usar aquele lindo jeans? Tudo isso são gatilhos para a decisão da compra.
Além do mais, tente deixar claro todos os processos. Algo que pode fazer diferença é disponibilizar, logo no primeiro momento, o valor do frete. Isso evita que as pessoas precisem inserir várias informações e passar por um processo complicado apenas para descobrir o preço da entrega.
4. Ter um site confuso
Sabe um segredo para facilitar a jornada de compras? Ter uma boa plataforma de vendas! Ela precisa permitir uma experiência agradável por meio de uma navegação intuitiva.
A loja virtual deve contar com organização e estruturação. A barra de menu, por exemplo, é como se fosse o mapa do site. Ela deve ter divisões que ajudam o usuário a encontrar rapidamente o que deseja. Algumas ideias são:
- Produtos;
- Como comprar;
- Contato;
- Dúvidas frequentes;
- Quem somos.
Também, é fundamental categorizar os produtos de acordo com suas características. Além disso, não se esqueça de filtros e barra de busca.
5. Ter um checkout muito exigente ou pouco claro
O momento em que o consumidor informa dados pessoais é precioso, então esse é outro ponto a ser considerado se você quer melhorar a taxa de conversão no e-commerce.
Por exemplo, evite um formulário extenso, pois isso tende a prejudicar a compra, levando as pessoas a desistirem no meio do caminho. Avalie quais informações são realmente necessárias para a aquisição e se limite a elas, está bem?
Uma dica é dar a opção de fazer o cadastro com apenas um clique, por meio dos perfis das redes sociais. Se a sua loja for de plataforma open source, isso é bem simples: é só adicionar uns plugins.
6. Não ter diversas formas de pagamento
As formas de pagamento também influenciam na taxa de conversão do e-commerce, sabia?
Cada cliente tem sua própria preferência, por isso você terá aqueles que gostam de cartão de crédito, mas também os que usam boleto bancário ou PIX.
Então, se a ideia é evitar carrinhos abandonados, facilite a vida de todo mundo: ofereça meios de pagamentos diferentes, além de trabalhar com várias bandeiras.
7. Ignorar a importância do atendimento
Não é porque o consumidor atual gosta de comprar online que ele não precisa de orientação, suporte ou atendimento humanizado.
Tenha em mente que o fato de investir em boas estratégias e adicionar informações completas no site da loja não são impeditivos para que as pessoas tenham dúvidas no momento da aquisição. E não permitir que elas entrem em contato com a loja é um passo para deixar as oportunidades passarem.
Hoje em dia, existem tecnologias que proporcionam um canal de comunicação mais rápido e direto entre e-commerce e consumidor.
O chatbot, por exemplo, ajuda a automatizar respostas simples, além de servir de triagem para o chat online. Este, por sua vez, viabiliza vários atendimentos simultâneos e em tempo real.
8. Deixar as análises de lado
Pode acreditar: sem analisar os efeitos das estratégias e mensurar os resultados, dificilmente uma empresa cresce.
Por isso, para otimizar a taxa de conversão no e-commerce, você precisa entender como está seu desempenho e quais os possíveis pontos de melhoria.
Existem ferramentas que contribuem nesse processo, oferecendo uma visão real do negócio e criando relatórios personalizados. Elas conseguem coletar informações como:
- Origem e volume do tráfego;
- Quantidade de carrinhos abandonados;
- Momentos em que o usuário sai das páginas;
- Comportamento do consumidor durante a navegação.
Ter respostas para esses e outros elementos, certamente, ajudará a descobrir o que fazer para deixar toda a jornada de compras mais fluida e ágil.
Enfim, a taxa de conversão no e-commerce é uma das principais métricas. Por isso, se você quer mais sucesso nas vendas, faça o acompanhamento constante e invista em tecnologias que facilitem o processo de compras do seu cliente, tudo bem?
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