Com essas 6 dicas de redução de custos logísticos, seu e-commerce poderá fazer entregas de modo mais eficiente e barato. Confira!
A logística é um dos maiores gastos na operação de um e-commerce. Afinal, fazer o produto chegar de modo íntegro às mãos do cliente exige preparo e muitos processos em sequência. No entanto, é possível reverter a situação ao fazer a redução de custos logísticos do e-commerce — e sem perder a qualidade.
Ao agir dessa forma, é possível aumentar a margem de lucro, diminuir os desperdícios e aumentar a eficiência. Na prática, até os clientes finais sentirão os efeitos positivos da mudança e poderão ficar mais satisfeitos.
A seguir, você conhecerá 6 dicas fundamentais para efetuar a redução de custos logísticos na sua loja virtual. Confira!
https://www.instagram.com/p/Cc5WVYKua5v/
1. Elabore um bom planejamento logístico
Primeiramente, é fundamental contar com um planejamento para a logística quando a intenção é diminuir os custos. Afinal, as boas decisões tomadas antecipadamente podem evitar erros e até mesmo aproveitar oportunidades de economia.
Portanto, o ideal é montar um plano com todas as etapas logísticas que serão executadas, desde o recebimento do pedido até a entrega ao cliente final. Assim, é possível ter uma visão completa sobre as questões mais importantes, priorizando certas ações.
Além disso, é fundamental padronizar as etapas. Definir um método específico para agir em cada momento e estabelecer os resultados de interesse ajuda a mensurar a estratégia e adaptá-la, se necessário.
É o caso de estabelecer indicadores referentes ao cumprimento de prazos, à logística reversa ou ao custo total pelo envio de cada pedido. Com análises consistentes, será possível entender como aprimorar a atuação.
2. Faça uma gestão de estoque eficiente
Com o planejamento feito, é o momento de dar atenção a cada etapa importante, de modo individual. Então, é interessante começar a pensar na questão da gestão de estoque e armazenamento. Sem os cuidados certos, pode acontecer de a loja não ter alguns produtos para aquela promoção ou de ficar com um estoque grande (e caro) demais.
Portanto, vale a pena estabelecer medidas como a realização de inventários para acompanhar a quantidade de itens em cada período. Também é interessante estabelecer uma metodologia de entrada e saída, além de controlar as movimentações para evitar desvios (e, consequentemente, gastos extras).
Além disso, é necessário pensar em questões como disposição física dos itens, consolidação de produtos e movimentação entre picking e despacho. Na prática, a ideia é tornar o manejo mais eficiente, diminuindo o tempo e os erros e otimizando o consumo de recursos.
3. Escolha corretamente o modal de transporte
Outra parte essencial para a redução de custos logísticos no e-commerce é a escolha do modal de transporte. Quanto maior for a área atendida, maior deve ser a atenção nesse sentido. Tradicionalmente, o Brasil prioriza as rotas rodoviárias, então essa pode ser a escolha para enviar os itens do seu estoque ao cliente final.
Contudo, é necessário selecionar outras questões a respeito do modal. É possível escolher desde veículos leves a caminhões para realizar o transporte, por exemplo. No caso da terceirização de transporte, é necessário pensar em metodologias de transporte para a estratégia logística.
No full truckload (FTL) ou carga dedicada, seus produtos são transportados de modo exclusivo. É uma alternativa mais cara, mas pode fazer sentido para reduzir os custos com logística reversa no caso de itens delicados ou com urgência, por exemplo.
Já o less than truckload (LTL) ou carga compartilhada inclui vários produtos de diferentes empresas em um só transporte. Como todos dividem os gastos, eles tendem a ser menores e podem ser a escolha para quem deseja economizar.
4. Realize uma roteirização estratégica
Após escolher o modal, é o momento de definir como será a rota, visando a redução de custos logísticos. A ideia é favorecer a redução de custos logísticos e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência satisfatória para o cliente. Portanto, costuma ser adequado focar na roteirização estratégica.
Ela consiste em definir quais serão as rotas utilizadas para realizar as entregas, considerando diversos fatores. Em primeiro lugar, é possível reunir pedidos de áreas próximas, aproveitando uma só movimentação. Nesse caso, é necessário definir quais serão entregues em cada momento, potencializando a entrega.
Além disso, é fundamental considerar fatores como:
- Distância;
- Volume de tráfego;
- Segurança;
- Pedágios e assim por diante.
Então, a roteirização não busca escolher, necessariamente, o caminho mais curto. Na verdade, ela busca encontrar a rota com melhor custo-benefício, considerando os gastos e também a segurança e a eficiência. Afinal, não adianta ter uma rota curta se o trecho for inseguro ou tiver engarrafamentos constantes, por exemplo.
Junto à roteirização, é possível fazer um acompanhamento ou rastreamento do envio. Assim, há mais segurança e também há como evitar desvios de rota, o que ajuda a economizar.
5. Encontre bons parceiros logísticos
Com a intenção de obter sucesso com a redução de custos logísticos em seu e-commerce, não é preciso fazer tudo sozinho. Na verdade, a terceirização vem a calhar e pode ajudar a sanear os gastos de maneira eficiente. Para isso, é fundamental contar com bons parceiros logísticos.
Ou seja, é fundamental encontrar operadores que possam ajudar sua loja virtual a fazer as entregas com um custo mais vantajoso. Por exemplo: em vez de manter uma frota própria, é possível contratar transportadoras que atendem a cada área de interesse. Assim, há menos gastos diretos e mais foco no core business do negócio.
Além disso, é importante buscar contratos cada vez melhores. Então, a ideia é oferecer condições interessantes para conseguir uma contrapartida. É o caso de firmar um compromisso de fechar um pacote mínimo mensal de entregas.
Com a previsibilidade, a empresa contratada pode diminuir os custos de cada envio, por exemplo. Inclusive, em um momento como esse, a importância do planejamento estratégico fica ainda mais clara.
6. Use a tecnologia a favor da redução de custos no e-commerce
Para melhorar a execução logística e operacional da sua loja virtual, é essencial ter o apoio da tecnologia. Portanto, vale a pena buscar ferramentas que possam ajudar a tornar o processo melhor.
Há sistemas que favorecem o rastreamento em tempo real de encomendas, enquanto outros ajudam a gerenciar o estoque com maior precisão ou a fazer a gestão de fornecedores.
Para facilitar a tomada de decisão, nada melhor que contar com tudo centralizado. Portanto, vale a pena considerar migrar para uma plataforma de e-commerce que favoreça a integração com outros sistemas. Com tudo em um só lugar, será mais fácil identificar oportunidades e gerar a economia desejada.
A redução de custos logísticos do e-commerce é possível, desde que seja feita com base em muito planejamento. Ao utilizar essas dicas, você poderá fazer entregas mais rápidas, eficientes e econômicas, o que favorece a sustentabilidade do negócio.
Quer acompanhar todas as novidades e ter outras informações relevantes? Curta nossa página no Facebook e nos acompanhe no LinkedIn!
Com 10 anos de expertise em tecnologia para e-commerce, a Leanwork Group já atendeu centenas de grandes varejistas. Com uma equipe composta por mais de 60 profissionais altamente qualificados, somos reconhecidos como VTEX Partner, Parceiros Wake e Great Place To Work.