Push notification

Push notification: dicas de campanhas para seu app

Push notification: dicas de campanhas para seu app

Confira um guia com as vantagens e dicas de campanhas push notification para o app do seu e-commerce

 

Com o excesso de informação e milhares de apps competindo entre si, conseguir se destacar e captar a atenção do seu cliente é um enorme desafio. 

É nesse contexto que as push notifications, ou notificações push, entram como forte ferramenta no marketing de aplicativos.

Com elas é possível transformar seus usuários em clientes ou engajar os atuais consumidores.

 

O QUE SÃO PUSH NOTIFICATIONS?

 

Sabe aqueles alertas recebidos na página inicial dos smartphones? São push notifications, mensagens enviadas diretamente para o dispositivo do usuário ou navegadores da web. 

Com foco total na experiência do usuário, as push notifications são uma maneira de interagir diretamente com seu público sem se preocupar se sua mensagem irá se perder em uma caixa de entrada. 

Seu objetivo principal é gerar engajamento com o aplicativo através de gatilhos personalizados.

 

Uma pesquisa da plataforma Business of Apps mostrou que a taxa de opt-in (pessoas que optaram por ativar push notifications) é de 91,1% entre usuários de Android e 43,9% em iOS. 

O número menor do sistema da Apple ocorre porque os usuários precisam autorizar previamente as push notifications, enquanto no Android elas são autorizadas automaticamente. 

Ainda assim, considerando que os dois sistemas têm o mesmo peso de representação no mercado, os números são bem positivos.

 

Outro ponto interessante do relatório são as taxas gerais de opt-in para cada segmento do mercado de aplicativos. No ramo do e-commerce, a porcentagem de pessoas que optam por ativar push notifications representa 68%, sendo uma excelente oportunidade para se comunicar com seus clientes e alavancar vendas pelo aplicativo.

 

Para extrair o melhor da ferramenta, preparamos um guia com vantagens e dicas de campanhas push notification para seu app, confira:

 

QUAIS AS VANTAGENS DE ENVIAR PUSH NOTIFICATIONS?

 

Usar push notifications como estratégia de marketing pode te ajudar a:

 

  • Conhecer melhor o seu público;
  • Elevar a reputação do seu negócio;
  • Aumentar o engajamento com a marca;
  • Aumentar a taxa de conversão no app.

 

Aliar a ferramenta de push notification à coleta de mobile data ajuda no match entre o que você oferece e o que seu cliente precisa. 

Usando os insights dessas ferramentas ao seu favor, também é possível entregar mensagens com CTAs no momento em que determinado público estiver mais receptivo.

 

Para criar campanhas de push notifications efetivas é fundamental pensar em propostas criativas e personalizadas, além de evitar alguns erros comuns.

 

O que não fazer?

 

  • Transformar push notifications em spams (tenha cuidado com o excesso);
  • Enviar mensagens apenas como isca de cliques (seja transparente);
  • Enviar notificações sem CTA;
  • Enviar mensagens longas e complexas;
  • Enviar mensagens generalistas, sem personalização;
  • Ignorar a importância dos testes A/B.

 

O que fazer?

 

  • Criar uma estratégia de opt-in e opt-out transparente e assertiva;
  • Deixar claro para o usuário o que ele irá receber via push notifications;
  • Definir o horário das notificações com base nos insights sobre o comportamento dos usuários;
  • Ser criativo, autêntico e conciso nas mensagens;
  • Encarar push notifications como um canal para se comunicar melhor com seu público;
  • Criar um tom de voz;
  • Personalizar;
  • Testar;
  • Mensurar.

 Leia mais: Como o Mobile Marketing pode alavancar seu app?

DICAS E TIPOS DE CAMPANHAS DE PUSH NOTIFICATIONS

 

1 – Invista na estratégia de opt-in

 

Como mencionamos no início deste artigo, alguns dispositivos precisam ativar previamente as notificações que receberão em sua tela inicial. 

Portanto, é essencial comunicar qual o valor que suas push notifications vão oferecer ao usuário. Adicione alguma personalização em sua mensagem, isso vai contextualizar o assinante. 

Você também pode usar as redes sociais do seu e-commerce para fomentar a ativação das notificações através de links para a página de opt-in.

 

2 – Teste a push notification em diferentes dispositivos

 

Mesmo com uma ferramenta responsiva, realize testes para checar a forma como a push notification vai aparecer em cada dispositivo. Isso pode alterar drasticamente a experiência do usuário.

 

No título, lembre-se de ser ágil. Usar verbos de ação pode te ajudar. Conheça as personas do seu e-commerce e ajuste o tom e a linguagem para criar uma conexão com quem vai te ler. 

Usar do bom humor e de situações factuais vai elevar as chances de chamar a atenção do seu cliente.

 

3 – Experimente campanhas abertas e fechadas  

 

As notificações acionadas ou de gatilho permitem que você crie campanhas automatizadas com base no comportamento do usuário em tempo real

Elas podem ser abertas, nas quais a campanha só termina quando os assinantes recebem a sequência toda das notificações criadas. 

Ou fechadas, quando você define uma meta (ou ação) para o usuário e, quando ele a atinge, sai da campanha e não recebe mais as notificações.

 

4 – Crie notificações FYI

 

No e-commerce, as notificações FYI (for your information – para sua informação, em português) geralmente contém um link externo e informam o cliente sobre produtos recém-chegados à plataforma, atualização do preço de um item que estava no carrinho ou na lista de desejo, promoções, etc.

 

5 – Estipule uma sequência de notificações para carrinhos abandonados

 

Nas campanhas de carrinho abandonado, você pode criar uma sequência para estimular o usuário a concluir uma compra abandonada, relatando o número de produtos restantes, oscilações no preço, entre outros. 

Envolver os usuários com esses estímulos cria a sensação de escassez e os incentiva a concluir algo, aumentando as chances de realizar o check-out.

 

6 – Aposte em notificações com limite de tempo

 

Notificações com limite de tempo também criam o senso de urgência no usuário. 

Com base nos dados coletados sobre suas personas, você pode criar notificações sobre promoções por tempo limitado, vendas instantâneas, etc. 

Nestes casos, deixe muito claro para o seu cliente qual a data de expiração da oferta divulgada.

 

7 – Aumente sua reputação com notificações push transacionais

 

As push notifications transacionais avisam seus usuários sobre o status de suas compras, despertando neles a sensação de controle e segurança. 

Assim, ajudam a elevar a reputação da marca e também podem auxiliar em campanhas de retargeting bem sucedidas.

 

8 – Defina e acompanhe métricas nas suas estratégias

 

Analisar como os usuários se envolvem e interagem com as push notifications é fundamental para que a ferramenta traga os benefícios desejados ao app. Algumas métricas que você pode acompanhar são:

 

  • Taxa de ativação;
  • Distribuição de navegador e plataforma;
  • Taxa de entregas e cliques (CTR);
  • Taxa de conversão.

ESTRATÉGIA DE SUCESSO COM PUSH NOTIFICATIONS

De fato, push notification é uma estratégia que pode aumentar o engajamento dos usuários e as vendas no app do seu e-commerce. 

O que vai determinar o sucesso dessa ferramenta é o conhecimento dos profissionais envolvidos desde o desenvolvimento da plataforma, passando pela coleta e análise de dados até a criação, disparo e análise de métricas das campanhas.

 

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