Planejamento de e-commerce: saiba como começar com o pé direito

Planejamento de e-commerce: saiba como começar com o pé direito

Planejamento de e-commerce: saiba como começar com o pé direito

Você sabe como fazer o planejamento de e-commerce? Estamos no começo do ano e nesse período é comum empresas de diferentes setores e portes planejarem as atividades. Essa realidade não é diferente para as lojas virtuais.

O planejamento proporciona diversos benefícios aos negócios e permite que as empresas aproveitem melhor as oportunidades. Além disso, as organizações tendem a estar mais preparadas para enfrentar as ameaças.

Imagino que você deva estar interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste post falaremos sobre a importância do planejamento e ainda forneceremos dicas que auxiliam a planejar a sua loja virtual para 2021. Continue com a gente.

 

O que é o planejamento?

O planejamento consiste na prática de antecipar o futuro, definir objetivos e metas, analisar a situação atual e definir estratégias. Essa prática ajuda as organizações a diminuírem as incertezas sobre o futuro.

 

Quais são os benefícios do planejamento?

As empresas estão em ambientes instáveis e complexos e essa realidade também se aplica às lojas virtuais. Nesse contexto, as empresas precisam estar preparadas para lidar com as transformações, ainda mais nos tempos atuais, nas quais as mudanças ocorrem rapidamente.

Vale destacar que o planejamento proporciona diversas vantagens para as lojas virtuais e entre as principais estão:

  • utilização de recursos com efetividade (alcança os resultados e, ao mesmo tempo, garante economia de recursos);
  • melhora o conhecimento sobre o negócio o seu potencial de mercado;
  • facilita a percepção de oportunidades e riscos. Desse modo, você vai estar mais preparado para enfrentar problemas futuros;
  • flexibilidade e agilidade na tomada de decisão;
  • melhor comunicação com os funcionários e ainda ajuda a deixá-los mais engajados nos trabalhos;
  • a sua empresa será mais focada (concentra os esforços no que é mais importante) e vai ter mais flexibilidade (capacidade de se adaptar às mudanças). 

 

Como fazer o planejamento de e-commerce?

Como você pode perceber, o planejamento de e-commerce é fundamental para o crescimento das empresas do setor. Essa questão ocorre devido aos diversos benefícios proporcionados pela prática.

Pensando na importância do tema, na sequência do conteúdo forneceremos algumas dicas que o vão auxiliar nessa prática. 

 

Passos para fazer um bom planejamento

Para fazer um bom planejamento de e-commerce é muito importante seguir os seguintes passos:

  • definição dos objetivos: trata-se dos resultados que a sua loja virtual deseja alcançar. Eles podem ser estabelecidos para a sua empresa como um todo ou por cada departamento;
  • diagnóstico: nesse momento, analisa-se a situação atual. A análise SWOT é uma excelente metodologia para esse fim;
  • definição de um plano de ação para alcançar os objetivos;
  • análise da viabilidade dos planos: nesse momento é fundamental estar atento em relação aos aspectos externos que serão discutidos na análise SWOT, pois os planos tendem a ser viáveis quando há mais oportunidades do que ameaças;
  • Implementação dos planos e avaliação dos resultados: executa-se o que foi planejado e depois avalia os resultados para verificar se eles estão satisfatórios.

 

Análise SWOT

A análise SWOT é um dos principais métodos utilizados para fazer o planejamento. Trata-se de uma metodologia simples que possibilita que as empresas tenham um conhecimento mais preciso da realidade organizacional.

A análise possibilita a avaliação de fatores externos e internos dos negócios e, claro, essa lógica também se aplica às lojas virtuais.

 

Fatores internos e externos

As questões internas referem-se aos pontos fortes e fracos do negócio. São questões que podem ser controladas pela empresa. 

Um exemplo de ponto forte é quando uma companhia é reconhecida pela boa qualidade dos seus produtos e conta com tecnologia própria. Por outro lado, um exemplo de fraqueza é quando há falta de formação dos funcionários.

Por outro lado, os aspectos externos fazem referência às oportunidades e as ameaças existentes. Essas questões não podem ser controladas pelas empresas, pois referem-se a aspectos mercadológicos, tecnológicos, econômicos, políticos, sociais etc.

 

Determinar um plano de ação

Após fazer todo o planejamento e definir o plano de negócio, chegou o momento de definir um plano de ação.

Essa prática é fundamental para dar um direcionamento sobre o que deve ser feito no seu e-commerce.

Pode ser que, por exemplo, decida fazer anúncios pagos, investir em SEO, ampliar a divulgação nas redes sociais, decida vender novos produtos ou serviços etc.

 

5W2H

A metodologia 5W2H o ajudará a definir um plano de ação e também a desenvolver as atividades com clareza e segurança no seu negócio. Isso porque, esse método ajuda a eliminar dúvidas.

Desse modo, essa metodologia evita a ocorrência de erros na transmissão de informações e, consequentemente, diminuem os prejuízos que os equívocos podem acarretar.

Essa metodologia é ainda mais útil nas grandes empresas, pois elas contam com diversos departamentos e, em alguns casos, diferentes setores podem colaborar juntos em uma tarefa. Nesse contexto, é necessário ter uma boa comunicação sobre o que deve ser feito e o 5W2H é bastante útil nesse contexto.

Vale destacar que o nome da ferramenta apresenta essa forma porque é originário da língua inglesa. As letras tem o seguinte significado:

  • W (What): o que será feito;
  • W (Why): por que vai ser feito algo;
  • W (Where): onde vai ser realizado;
  • W (When): quando vai ser feito;
  • W (Who): por quem será realizada a tarefa;
  • H (How): como será feito;
  • H (How much): quanto custará fazer a atividade.

 

O planejamento de e-commerce é fundamental para as empresas do setor aproveitarem melhor as oportunidades existentes, aperfeiçoarem o seu serviços e saberem lidar melhor com as ameaças existentes.

Planejar as atividades pode parecer algo trabalhoso e burocrático. Porém, se considerarmos os benefícios podemos dizer que vale muito a pena se dedicar no planejamento das lojas virtuais para 2021.

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