Personalização de e-commerce como vantagem competitiva

Personalização de e-commerce como vantagem competitiva

Entenda o que significa trabalhar com personalização no e-commerce e as vantagens de fazer isso pelos seus resultados.

 

Quem trabalha com comércio eletrônico deve estar sempre por dentro das tendências que apontam caminhos para trazer melhores resultados. Um exemplo disso é o uso da personalização no e-commerce.

Não é novidade para ninguém que adaptar a experiência às preferências do cliente é a chave para ampliar seus resultados. No ambiente digital, isso se torna fácil graças às possibilidades proporcionadas pela tecnologia.

Graças às plataformas modernas de vendas on-line, é possível customizar itens como produtos, seções e até as ofertas que são apresentadas aos clientes com base no perfil deles. A consequência direta disso é uma maior identificação com o que eles estão vendo e, claro, mais vendas.

A seguir, aprenda mais sobre como a personalização no e-commerce pode proporcionar uma vantagem competitiva para o seu negócio.

 

O que é personalização no e-commerce?

 

Personalização no e-commerce significa exibir ofertas especiais para os consumidores da loja de maneira customizada. Ou seja, cada visitante terá uma experiência diferente porque os itens exibidos, assim como ofertas e demais atributos, serão adaptados com base no perfil deles.

Por exemplo, imagine que um cliente compra muitos produtos eletrônicos, como celulares e tablets. Ao aplicar uma estratégia de personalização de produtos no e-commerce, uma loja pode sempre exibir esse tipo de item na página inicial quando esse visitante específico chega.

É possível aplicar a personalização de produtos a partir de diversos critérios, sendo que as melhores escolhas são aquelas mais alinhadas à sua estratégia de vendas. O ponto mais importante é entender as motivações do seu consumidor e customizar a experiência com base nelas.

 

Por que a personalização no e-commerce é vantajosa?

 

A personalização no e-commerce tornou-se uma tendência consolidada graças aos bons resultados que ela pode trazer para as empresas. É por isso que vale a pena conhecer esse recurso e implementá-lo em sua loja.

A seguir, entenda os principais pontos que tornam a personalização no e-commerce algo vantajoso para você.

 

Aumento nas vendas

 

Ao exibir produtos mais relevantes para seus visitantes, as chances de você conquistar vendas aumentam drasticamente. Afinal, essas pessoas não precisarão perder tempo buscando pelo produto que precisam e também não têm chance de se frustrarem no meio do caminho acarretando a desistência da compra.

Uma experiência personalizada é sempre um caminho que gera mais identificação no público. Essa consequência tende a tornar as pessoas mais dispostas a fechar negócio, sendo algo que se aplica a inúmeros grupos de pessoas graças ao potencial de personalização de uma loja virtual.

 

Foco na automação

 

Mudar as ofertas exibidas na página inicial do seu site manualmente é algo que fazia sentido no passado. Hoje, com a possibilidade de personalização de produtos, esse trabalho pode ser automatizado.

Isso representará não apenas um ganho considerável de eficiência para o trabalho da sua equipe de desenvolvimento, como também um melhor retorno de investimento para o seu e-commerce. Afinal, será possível ganhar mais com menos esforço.

 

Inúmeros perfis possíveis

 

Pense em todas as fatias de público que você recebe na sua loja. Por mais específico que seja o nicho dela, ainda assim existem diferentes tipos de produtos que atraem pessoas distintas.

As pessoas gostam de ter as suas particularidades respeitadas, ainda mais quando se trata de um momento de compra. Por meio da personalização de produtos no e-commerce, você pode ter ofertas estratégicas para cada tipo de pessoa.

 

Melhora na percepção da marca

 

Por fim, quando se tem ganhos de resultados com a personalização no e-commerce, também é preciso destacar o quanto a sua loja será melhor vista pelo público. Afinal, todos gostam de ter as suas particularidades atendidas, certo?

Ao exibir ofertas que atendam às preferências específicas dos visitantes, eles terão uma percepção muito mais positiva do seu negócio. Isso se deve ao fato de você estar atendendo às particularidades deles de forma direta.

 

Como usar a personalização no e-commerce?

 

Ao conferir os atributos que tornam a personalização no e-commerce algo altamente vantajoso, fica nítido o quanto isso precisa fazer parte da sua estratégia de vendas. Então, o próximo passo é saber como implementar essa possibilidade na realidade do seu negócio.

Confira abaixo quais são os passos necessários para começar a trabalhar com personalização no e-commerce.

 

Identifique seus perfis de clientes

 

Antes de começar a personalizar seu e-commerce com base nos seus perfis de cliente, primeiramente você precisa identificar quais são eles. O sucesso desse tipo de estratégia depende da sua capacidade de atender a essas particularidades.

Faça um levantamento a respeito das diferentes fatias de audiência que você recebe na sua loja. Considere quais são apenas visitantes e os que realmente compram produtos do seu e-commerce. Ao estabelecer perfis diferentes, verifique quais são seus produtos mais buscados e comprados.

 

Utilize uma boa plataforma de e-commerce

 

A personalização no e-commerce depende do uso de uma plataforma que conte com essa funcionalidade. Essa é a base do funcionamento de qualquer loja virtual e o seu leque de possibilidades tem impacto direto nos seus resultados.

Escolher uma plataforma de e-commerce é uma tarefa que exige a consideração do que é importante para você e seu público. Então, não apresse essa análise e decida a favor da inovação.

 

Faça experimentos

 

O sucesso de sua estratégia de personalização no e-commerce pode não ser imediato. Afinal, é necessário fazer diversos testes até chegar na combinação de critérios que realmente consiga trazer bons resultados para a sua loja.

Essa é uma questão de experimentar diferentes tipos de ofertas e produtos dependendo do perfil do visitante, além de pensar no local em que serão exibidos. Teste diferentes possibilidades e compare os resultados delas.

A personalização no e-commerce é uma tendência consolidada do meio digital porque é capaz de trazer excelentes resultados para lojas de diferentes segmentos. Resta implementar essa ideia de maneira estratégica, o que envolve conhecer bem o perfil do seu público-alvo e realizar testes até chegar aos seus objetivos.