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E-business e e-commerce: Entenda a diferença

E-business e e-commerce: Entenda a diferença

Saber qual é a diferença entre e-business e e-commerce pode auxiliar no desenho modelos de negócio e na transformação digital da sua empresa

 

Está pensando em dar um salto na transformação digital da sua empresa? Saber a diferença entre e-business e e-commerce parece algo pouco necessário, mas pode fazer toda a diferença ao desenhar modelos de negócio.

 

O e-commerce é uma das peças que podem compor um e-business. O e-business, por sua vez, é todo modelo de negócio que incorpora tecnologias online para fins comerciais.

 

Ou seja, todo e-commerce faz parte de um e-business, mas nem todo e-business precisa ter um e-commerce.  

 

Se ainda ficou confuso, vamos destrinchar um pouco mais qual é a diferença entre e-business e e-commerce e o que  e como isso pode ajudar a planejar seu negócio.

 

O que é e-commerce?

 

E-commerce ou comércio eletrônico é um espaço virtual onde uma empresa vende seu catálogo de produtos. O e-commerce engloba diferentes tipos de modelos de negócios:

 

B2C (Business to Consumer)

Neste tipo de comércio eletrônico, uma empresa vende bens ou serviços a um consumidor individual. Como por exemplo, uma loja de tênis que vende diretamente para um único cliente online.

 

B2B (Business to Business)

No modelo de negócio B2B, uma empresa vende para outra empresa. É o caso de indústrias que vendem pneus, mangueiras, baterias e peças necessárias para a fabricação de um carro produzido por outra indústria, por exemplo. Ou então uma produtora de vídeo que vende serviços audiovisuais para empresas realizarem ou utilizarem em campanhas de marketing.

B2E (Business to Employee) 

Parecido com o B2C, neste caso a empresa vende seu produto para o funcionário. Geralmente essa relação tem condições especiais de preços e cota máxima de vendas. 

B2G (Business to Government)

Neste caso, a relação se estabelece entre a empresa e os governos municipais, estaduais ou nacional. Com frequência é intermediada por licitações. 

B2B2C (Business to Business to Consumer)

Essa combinação de siglas é um agrupamento das relações B2B e B2C. Ou seja, é um formato de venda entre empresas visando a transação com o consumidor final. Alguns exemplos: marketplaces e shoppings centers. 

C2C (Consumer to Consumer) 

Modelo de comércio eletrônico que tem crescido muito nos últimos anos, no C2C um consumidor vende seus produtos, bens ou serviços para outro consumidor(es). Um ótimo exemplo são os canais que favorecem os “desapegos”. Aquela pessoa que vende suas roupas em um marketplace focado em moda sustentável ou livros e discos antigos destinados (ou não) a tais nichos.

 

C2B (Consumer to Business)

Este é outro modelo de negócio que têm despontado ao colocar um consumidor para vender e/ou promover bens e serviços a uma empresa. Como exemplo, temos os influenciadores digitais que divulgam marcas e conceitos para suas audiências.

D2C (Direct to Consumer)

Aqui o processo de venda é encurtado e as transações são feitas diretamente da indústria ou fábrica para o consumidor. É o caso de veículos, alguns eletrodomésticos e até mesmo roupas e calçados.

  

E-commerce e marketplace são a mesma coisa?

Muita gente confunde e-commerce com marketplace, e não é à toa. Ambos funcionam como um espaço de vendas on-line, mas no caso do e-commerce, todas as mercadorias expostas na loja digital devem estar no seu estoque.

 

Neste modelo de venda, o próprio negócio é encarregado do processo logístico até a entrega do consumidor final, além de contar com liberdade para escolher todo o layout e dinâmica da plataforma.

 

Já o marketplace, apesar de também ser um ambiente comercial eletrônico, funciona como uma vitrine alugada. Nesses modelos, empresas grandes que já possuem autoridade e visibilidade no segmento disponibilizam espaço em suas plataformas para que pequenos e médios negócios vendam seus produtos.

 

Recentemente escrevemos um artigo que detalha a diferença entre marketplace e e-commerce e qual o diferencial competitivo entre os dois modelos. Clique para saber mais.     

 

O que é e-business?

 

O e-business, por sua vez, é a facilitação de negócios através do uso da internet ou da tecnologia online.

 

Neste caso, compras e vendas não são necessariamente realizadas online, mas usufruem do poder da internet para fomentar ou facilitar a gestão de um negócio, que também pode acontecer off-line.

 

Olha só alguns exemplos:

 

Loja física + anúncios em mídias digitais

É o caso de lojas, restaurantes e prestadores de serviços que investem em anúncios de mídias digitais para alavancar o alcance da marca e atrair mais clientes para seu espaço físico ou para suas atividades comerciais, em geral.  

 

Loja física + atendimento e/ou vendas por meio de aplicativos

Também temos como exemplo de e-business, negócios que apesar dos espaços físicos (cafeterias, restaurantes, lojas de roupa) fazem seus atendimentos e vendas de forma digital, por aplicativos.

 

Loja física + loja online

Outro exemplo são as grandes lojas de departamento, já reconhecidas por suas lojas físicas, mas que também garantem seu espaço de compra e venda no mercado digital.

 

O que considerar ao planejar seu modelo de negócio?

 

Dados do índice MCC-ENET revelam que fazer compras on-line deixou de ser apenas necessidade e está se tornando um novo hábito de consumo da população brasileira.

 

Mesmo sem grandes períodos de confinamento em 2021, as vendas de e-commerce cresceram 35,36% na comparação com 2020. Para se ter noção, em novembro o e-commerce representou 17,9% das vendas varejistas, um salto que aponta oportunidades, mas também concorrência.

 

Outro dado importante é que o Brasil lidera o ranking de usuários com mais tempo de tela no mundo. Em 2021 os brasileiros passaram, em média, 5,4 horas por dia no celular, segundo o relatório da consultoria AppAnnie.  

 

Ou seja, mesmo que seu plano de negócio não inclua um e-commerce é prudente que você considere uma estratégia de e-business para cativar seu consumidor no universo digital.

 

Agora que você sabe a diferença entre e-commerce e e-business você pode refletir sobre alguns pontos importantes ao desenhar seu modelo de negócio:

 

  • Preciso de um espaço físico?

  • As transações serão apenas on-line?

  • Quais as vantagens de um e-commerce para o meu negócio?

  • Como posso potencializar meu negócio com tecnologias on-line?

 

Estas são apenas algumas perguntas que podem te ajudar nessa aventura de empreender ou promover a transformação digital na sua empresa.

 

Para se destacar e garantir uma boa fatia de vendas no seu nicho é preciso ter conhecimento de mercado, estabelecer quais os objetivos do seu negócio e contar com equipe técnica qualificada.

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