Antecipação das compras, termos mais buscados e otimização: confira dicas e tendências para preparar seu varejo e vender mais neste Natal 2022.
O Natal 2022 está chegando e, junto dele, as expectativas do varejo em conquistar clientes e vender mais. Apesar da incerteza econômica, dados do Think with Google apontam que os consumidores continuam pesquisando as melhores opções de compra.
Após a análise de bilhões de buscas recentes, a pesquisa mostrou que, no primeiro semestre, 43% dos consumidores de todo o mundo declararam que gostam de conhecer novas marcas, mesmo que não tenham intenção de compra naquele momento.
Outro insight interessante para o varejo neste Natal 2022, é que os consumidores estão mais atentos aos itens que compram, usando a internet com mais frequência para pesquisar, conseguir descontos, mais qualidade, agilidade e para se planejar com antecedência.
Antecipação das compras e pesquisas na internet
Entre os mercados pesquisados pela pesquisa, 24% das pessoas já começaram as compras para o Natal e final de ano de 2022. Isso indica uma oportunidade do varejo atrair clientes mais cedo, aumentando o período de compras e garantindo mais tranquilidade para a gestão de estoques.
As pesquisas realizadas por usuários nos buscadores também merecem atenção dos varejistas. O interesse global pelo termo “aberto perto de mim” foi constante ao longo dos últimos 90 dias. Portanto, se além do e-commerce você conta com lojas físicas, lembre-se de checar suas informações no Google Meu Negócio.
Outras pesquisas realizadas pelos usuários que chamam atenção e que podem gerar insights para o varejo no Natal 2022:
- O termo “comparado a” permaneceu constante nos últimos 90 dias no mundo todo, o que denota que consumidores estão de olho nas vantagens e desvantagens de cada marca;
- A busca “melhor momento para” é maior do que há 12 meses. Segundo especialistas, isso pode significar o desejo por itens de maior valor e mais durabilidade, bem como a busca por oportunidades sazonais;
- Aumentou o interesse global pelo termo “orçamento pessoal” nos últimos 90 dias. Ou seja, os consumidores estão interessados em usar seus recursos de modo mais consciente. A informação pode servir como gatilho para campanhas e produção de conteúdo.
Varejo e e-commerce: dicas para vender mais no Natal 2022
Que o Natal é a data mais importante para o comércio eletrônico nós já sabemos. Um levantamento da Ebit Nielsen mostra que o feriado é uma das datas que mais gera faturamento, empatado com o Dia das Mães.
Isso significa que o varejo precisa aproveitar todas as oportunidades desse período, estando preparado para o comportamento do consumidor. Para auxiliar o e-commerce e o varejo a vender mais no Natal 2022, separamos algumas dicas de especialistas. Confira:
1- Crie senso de urgência
Existem várias formas de estimular a venda entre seus clientes. Uma delas é encurtar a jornada de compra. Para isso, crie senso de urgência em suas campanhas, lembrando os consumidores de prazos finais para pedidos com entregas garantidas até o Natal.
Considere oferecer ofertas exclusivas para os primeiros compradores. Um brinde gratuito, um desconto limitado para janeiro ou acúmulo de pontos.
Outra forma de aliar senso de urgência a ofertas limitadas exclusivas é por meio do Live Commerce via redes sociais. Faça testes desde já e perceba o que funciona melhor com a sua audiência.
2- Otimize seu site para mobile
Mesmo que sua marca já tenha um aplicativo, lembre-se de otimizar seu site para dispositivos móveis. 50% dos consumidores de final de ano usam smartphones ou tablets para fazer suas compras.
Portanto, certifique-se de que seu cliente vai conseguir ter uma ótima experiência de navegação. Se o seu site demora mais de 3 segundos para carregar, fique atento e faça uma otimização.
Uma boa navegação é fundamental para aumentar as vendas no natal. Outra dica, dê aquela conferida nos botões de CTA, utilizando estratégias de UX Writing. Essas ferramentas podem ajudar a descomplicar seu site e app, e ajudar os clientes a atingirem seus objetivos com o menor ruído possível.
3- Prepare sua vitrine para o Natal
Sim, você também precisa decorar o seu site. Tornar seu aplicativo ou site mais festivo, ajuda a ativar gatilhos de compra específicos desta época do ano.
Você não precisa redesenhar todo o seu site, mas invista em banners e detalhes divertidos que vão convocar ainda mais o espírito natalino. Garanta que suas redes sociais continuem com a mesma linguagem.
4 – Crie campanha com influenciadores
Uma ótima maneira de aumentar o alcance e as conversões é fazer parcerias com influenciadores de credibilidade.
Ao fazer o orçamento para as campanhas de final de ano, analise as médias de retorno com anúncios patrocinados com os contratos com influenciadores. Dependendo do tamanho do seu negócio, você verá que os influenciadores trazem melhor custo benefício.
É importante escolher profissionais que tenham um público relevante relacionado ao setor da sua marca. Faça uma boa pesquisa e não deixe para última hora, pois nessa época do ano a agenda dos influenciadores tende a ficar mais atribulada.
5 – Invista em vendas adicionais e cruzadas
Fornecer ofertas de up selling e cross selling ajuda a elevar as vendas. Afinal, quem é que não gosta de pagar menos ou levar algo a mais? Esse tipo de combinação funciona praticamente como um gatilho.
6- Crie uma campanha de e-mail marketing
Os e-mails são uma ótima forma de resgatar a curiosidade de clientes perdidos ou afastados por um tempo. Também é uma ferramenta excelente para aumentar a conscientização sobre as próximas promoções, ofertas, estoques limitados, entre outras informações.
Invista em profissionais criativos para desenvolverem o conteúdo de e-mail, pois o Natal é uma ótima época para criar conversas divertidas e gerar engajamento duradouro com seu público.
7- Use as push notifications com sabedoria
Nesta época do ano, muitos usuários costumam ativar push notifications para receber ofertas especiais. Você pode dar um estímulo a mais realizando campanhas de opt-in. Mas lembre-se de usar essa ferramenta com criatividade e parcimônia, caso contrário essa excelente ferramenta pode ter um efeito totalmente contrário.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para aprimorar suas estratégias e elevar as vendas neste Natal 2022. Para receber mais insights, acompanhe a Leanwork no Instagram, no LinkedIn ou no Youtube. Desejamos um bom trabalho e ótimas vendas!
Com 10 anos de expertise em tecnologia para e-commerce, a Leanwork Group já atendeu centenas de grandes varejistas. Com uma equipe composta por mais de 60 profissionais altamente qualificados, somos reconhecidos como VTEX Partner, Parceiros Wake e Great Place To Work.