o que é cac

Dashboard: 5 ferramentas para deixar mais intuitivo em 2023

Dashboard: 5 ferramentas para deixar mais intuitivo em 2023

Dashboards bem estruturados ajudam na gestão ágil e na tomada de decisões para o negócio

 

O uso de dashboards é um grande aliado para a gestão ágil de negócios e projetos. Com tantas variáveis para analisar diariamente, painéis de controle bem estruturados ajudam a organizar informações relevantes, acompanhar KPIs e, consequentemente, tomar melhores decisões para sua empresa.

 

O que são dashboards?

Dashboard é um painel com um bom sistema visual que ajuda gestores a consolidar dados e ter uma visão estratégica do negócio. Também chamado de painel de gestão ou painel de informação, o dashboard reúne e mostra dados, tabelas e gráficos de maneira clara e dinâmica para que toda a equipe envolvida no trabalho fique a par do que está acontecendo.

 

Este recurso é utilizado em diferentes sistemas, como Google Analytics e Facebook Ads. Tudo depende do objetivo mirado. No entanto, às vezes é necessário um dashboard que combine diversos setores do negócio. Nestes casos, é comum que equipes busquem softwares mais generalistas ou optem por criar seus próprios painéis em ferramentas populares de criação de planilhas, como Excel e Google Sheets.

 

Independente do software e da razão que você busca para organizar seus dados, veremos adiante alguns pontos importantes na hora de criar ou escolher o seu painel. Mas antes, por que é tão importante contar com um dashboard intuitivo?  

 

Por que usar dashboards?

 

Quando você está dirigindo, por mais que esteja focado na direção, consegue ficar atento à velocidade do carro, temperatura do motor e nível de combustível. Caso surja um radar na pista, rapidamente você percebe o quanto precisa ajustar a velocidade.

 

Isso acontece de maneira quase automática, pois tais informações estão estrategicamente dispostas no painel do veículo. Ficar com esses fatores em vista auxilia o motorista a seguir viagem de maneira segura e otimizada.

 

Algo semelhante acontece ao dirigir uma companhia, um projeto ou um grupo de pessoas. O bom gestor precisa sempre manter o foco na estrada, mas sem perder a noção dos detalhes essenciais. É essa organização de informações que um bom painel de gestão proporciona.

 

Dashboards intuitivos ajudam gestores a terem uma visão abrangente e resumida do que está acontecendo. Assim, a tomada de decisões fica mais ágil e assertiva, fatores fundamentais para se destacar em um mercado competitivo.

 

Ter um bom painel de controle também pode alavancar negócios, uma vez que permite enxergar insights e auxilia na comunicação entre equipes. Com um dashboard intuitivo, gestor e outros colaboradores não precisam percorrer diversas planilhas e podem encontrar logo de cara a informação que precisam. E pensando no futuro, os painéis são grandes aliados na hora de acompanhar métricas e fazer interpretações ou simulações de cenários.

 

Como montar dashboards intuitivos?

 

Não podemos esquecer que um dos principais objetivos de um painel é ajudar gestores e equipes a manterem o senso de prioridade. O dashboard ideal é aquele que resume em uma só tela, sem barra de rolagem, tudo o que precisa ser monitorado constantemente. Isso facilita a comparação de dados e a supervisão de atividades a serem entregues.

 

Você pode criar um dashboard intuitivo usando ferramentas como Excel, Google Sheets, Google Data Studio ou optar por softwares específicos, alguns com versões simplificadas e gratuitas. De toda maneira é importante ficar atento a alguns detalhes para que seu painel seja um aliado e não mais um fator de distração.

 

1- Seleção de dados

 

O primeiro passo para montar um dashboard intuitivo é decidir o que será exposto nele. Olhe para a base de dados do seu projeto ou negócio e decida o que é realmente relevante e deve ser monitorado o tempo todo. Para isso, você pode listar todos os indicadores e organizá-los por prioridade. Como você já deve imaginar, evite repetir informações e lembre-se que o excesso pode atrapalhar.

 

Caso sinta dificuldade em estipular os dados que devem ficar e os que devem sair do painel, busque contextualizar as informações dispostas. É como se você fosse contar uma história através dos dados e recursos visuais. Pergunte o porquê e o contexto de cada item, isso vai ajudar os usuários do painel a seguirem as informações de maneira mais fluida e intuitiva. 

 

2- Use cores suaves e intuitivas

 

É tentador testar diversas combinações de cores ao criar um dashboard. Mas aqui vale lembrar que seu painel estará todos os dias no seu campo de visão. Portanto, evite cores cansativas ou sistemas visuais muito complexos. Opte por tons suaves, mas com bom contraste.

 

O uso excessivo de itens com 3D ou transparências também causam cansaço visual e confusão quanto a prioridades.

 

Uma dica bastante difundida por experts em painéis é usar padrões diferentes para cada área de gestão. Isso vai ajudar sua mente a interpretar e agrupar dados de maneira mais intuitiva e fluida.

 

3- Tenha moderação ao usar imagens e gráficos

 

Algumas informações complexas podem ser melhor interpretadas com o auxílio de imagens ou gráficos. No entanto, um erro frequente na criação de dashboards intuitivos é o excesso de imagens, que deixam a tela do painel com muita informação visual, distraindo a atenção e sobrecarregando a mente do gerente de projetos.

 

Esse excesso também pode ocupar espaços que seriam preenchidos com informações mais relevantes. Talvez no início seja difícil abrir mão de uma imagem ou outra, mas com o tempo você irá ganhar uma visão mais analítica e intuitiva do seu dashboard.

 

4- Respeite o tamanho da tela

 

Se você está considerando criar ou deixar seu dashboard mais intuitivo, é bem provável que você esteja liderando projetos ou negócios com certo grau de complexidade. Para garantir um gerenciamento ágil, os dashboards precisam ter o tamanho limitado ao que cabe na tela.

 

Ter de abrir divisões ou precisar ficar rolando a tela é um sinal de que seu dashboard precisa ser melhorado. Uma opção para sintetizar informações é criar novos indicadores, unificando informações.

 

Se durante a criação do seu painel você achar que sua tela já está muito lotada, vale voltar na fase da seleção dos dados essenciais que irão ocupá-la.

 

5- Crie alertas de indicadores

 

Algo muito bacana, mas que deve ser usado com moderação, é o uso de alertas para os dados que merecem atenção constante. Você pode configurar seu dashboard para que ele te sinalize quando algo estiver fora do nível desejado ou quando alguma meta for atingida.

 

Ao adotar essas 5 ferramentas seu dashboard vai ficar mais eficaz, intuitivo e, com certeza, irá trazer bons resultados para a sua equipe. 

 

Quer mais dicas para otimizar os negócios da sua empresa? Confira outros conteúdos no blog da Leancommerce ou nos acompanhe no LinkedIn