Saber como encontrar fornecedores ajuda na hora de garantir estoques, fazer entregas no prazo e trazer à tona uma boa experiência ao cliente.
Embora o termo “cadeia de suprimentos” seja relativamente recente, a ideia já mostrava sua importância nas linhas de montagem do século 20 — revelando um modelo de transações entre as empresas para resultar em uma interação com o consumidor. Assim, descobrir como encontrar fornecedores ganhou um papel mais importante.
Leis como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) trouxeram à tona a relevância de contar com uma cadeia de fornecedores com canais seguros. A lei serve justamente para lidar com os dados e tem um peso no mundo digital e nas plataformas de e-commerce.
Um fornecedor é útil na hora de ajudar uma marca a decolar, além de servir como um parceiro de negócios. Nos próximos tópicos, você vai ver como encontrar fornecedores, quais pontos valem a pena pôr na balança e vários outros fatores. Vamos lá?
Como o fornecimento funciona?
O início das atividades de fornecimento como conhecemos hoje costuma estar associado à popularização do comércio. Na Idade Média, por exemplo, isso acontecia nos burgos — pequenas populações de comerciantes nas fronteiras dos feudos.
O termo “fornecedor” aparece no universo da gestão de cadeia de suprimentos e simboliza a entidade que fornece um produto ou serviço. Embora essa área do conhecimento seja estudada há algum tempo, só recebeu esse nome nos anos 80 pelo consultor britânico Keith Oliver.
Se os estudos sobre o assunto se debruçavam sobre práticas de gestão japonesas, mudanças em larga escala e linha de produção, isso mudou nos anos 90. Hoje, por sua vez, o uso de plataformas e sistemas digitais mudaram a percepção sobre fornecedores e cadeia de produção.
Por que saber como encontrar fornecedores é importante?
Os fornecedores têm um papel mais importante do que a maior parte dos empreendedores pensam e você já vai entender o porquê. O primeiro ponto em que vale prestar atenção é no fato de que o preço de um produto costuma ser influenciado pelos fornecedores.
O que isso significa? De forma simples, que o aumento ou a diminuição da oferta tem relação com o fornecimento. Uma oferta baixa e uma demanda alta, por exemplo, costumam ser simbolizadas por preços maiores.
Um bom relacionamento com fornecedores ainda traz alguns bons sinais. Economia, pontualidade, suporte e satisfação pintam entre os principais. Mas você também pode ter oportunidades de personalização, recebendo produtos únicos dos fornecedores de longa data.
Como encontrar fornecedores?
Os fornecedores são os responsáveis pelo abastecimento de boa parte dos materiais da empresa. Mas é preciso fazer a escolha certa, não é? Você vai ver um pouco sobre como encontrar fornecedores nos próximos tópicos. Acompanhe 5 dicas valiosas!
1. Procure nos lugares certos
Um dos lugares em que você pode começar a sua busca é nas indicações. Essa é uma ideia natural que aparece em várias atividades da rotina. Por exemplo, a escolha de um dentista ou mecânico. O mesmo vale para os fornecedores.
Assim, é possível unir a busca por indicações às pesquisas online. Com a internet, fica fácil conhecer a credibilidade dos fornecedores e saber mais sobre o que podem oferecer para você. Em certas redes, você pode checar campos de avaliação de outros clientes.
Você também pode participar de eventos no seu segmento. Desse modo, é possível negociar pessoalmente com os profissionais e conhecer de perto seus produtos. Por fim, vale entrar em contato diretamente com as marcas que fabricam o que você quer vender.
2. Veja se os critérios batem com os seus
Antes de bater o martelo, é importante levar em conta alguns critérios. Por exemplo, a localização. Se seus fornecedores não são locais, você provavelmente vai lidar com entregas mais longas e maiores custos com frete.
Outro ponto que não pode faltar é a confiabilidade. Geralmente, as grandes marcas cumprem este critério. Isso porque contam com recursos suficientes para garantir a entrega ainda que algo dê errado.
Por fim, procure não deixar a estabilidade de lado. Vale dar prioridade para as empresas que estão no mercado há algum tempo. Assim, pontos como histórico de crédito podem pesar.
3. Faça uma lista de requisitos
Existem alguns pontos que passam despercebidos à primeira vista, mas que podem resultar em problemas práticos. A responsabilidade em relação às questões de qualidade é um exemplo.
Isso porque bons fornecedores assumem a responsabilidade pelos defeitos em seus materiais e se esforçam para sua resolução. A capacidade de produção também pode ser levada em conta, já que você provavelmente vai precisar de entregas consistentes.
Ainda, vale reparar se a empresa tem know how no seu tipo de produto e no seu mercado-alvo. Se a marca já fornece itens similares para o mesmo segmento, certamente vai estar por dentro dos principais problemas.
4. Aposte em boas práticas de negociação
Não basta saber como encontrar fornecedores, mas é preciso também saber como conseguir o melhor negócio com eles. Tenha em mente que fornecedores são parceiros empresariais e isso significa que o acordo tem que ser vantajoso para os dois lados.
Você pode começar se vendendo como alguém capaz de trazer muitas oportunidades. Isso porque os fornecedores querem vender o máximo de produtos possível e dão prioridade para os que projetam um bom número de negócios.
Caso a empresa não queira mudar o preço, ainda é possível reduzir os custos de outra forma. Por exemplo, negociando envios rápidos sem despesas, obtendo descontos em certas condições e por aí vai.
5. Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores
Agora que você sabe como encontrar fornecedores, vale prestar atenção em seu relacionamento. Às vezes, é um ponto negligenciado pelos empreendedores, que passam por compreender as necessidades da marca, manter uma boa comunicação, ter um feedback oportuno e por aí vai.
Embora selecionar fornecedores possa dar um pouco de trabalho, é possível apostar em boas parcerias e contar com entregas de qualidade. Basta avaliar pontos como custo-benefício, agilidade, atendimento humanizado, localização entre outros.
Uma das razões pelas quais o ponto desperta atenção é o fato de ter influência na experiência de compra. Afinal, um bom fornecimento garante os estoques, as entregas, os preços, a racionalização da cadeia de suprimentos e vários outros pontos.
E você? Está a fim de consolidar sua marca no mercado e conquistar um número cada vez maior de clientes? Então, os indicadores são uma peça importante nessa história! Escrevemos um post sobre LTV para elucidar um pouco mais sobre o assunto. Não deixe de conferir!
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