Se deseja saber como aumentar o ticket médio, conheça as principais estratégias. Leia tudo e aplique as dicas no seu e-commerce!
Em cenários de crise, a maioria das pessoas tende a economizar. É o que está acontecendo agora com a pandemia, certo? Por outro lado, as empresas analisam seus indicadores financeiros para manter o caixa no azul e a lucratividade em alta. E, nesse contexto, é interessante saber como aumentar o ticket médio.
O ticket médio representa o valor gasto por um cliente em cada compra. Então, ao aumentá-lo, você alavanca as vendas e garante o crescimento das receitas. Mas como promover carrinhos e sacolas cheias? É sobre isso que você aprenderá hoje. Continue por aqui e descubra o que fazer para melhorar esse indicador!
Por que aumentar o ticket médio?
Quando uma empresa sabe como aumentar o ticket médio, ela cresce mais rápido. Isso porque vender mais e melhor é o segredo de qualquer negócio de sucesso. Esse indicador, quando elevado, mostra que seus clientes estão gastando mais em suas compras. Logo, isso significa que seu investimento está dando um retorno maior.
Se o retorno é positivo, então, seu negócio tem, no aumento do ticket médio, uma valiosa estratégia para acelerar o crescimento. Mas não dá para simplesmente aumentar os preços, pois isso depende do seu modelo de negócio, do nicho de atuação, do seu público e de alguns outros fatores.
Aqui, o que acontece é que a empresa ganha mais com menos clientes. Aliás, ela tende a aumentar seu ticket médio com uma base de consumidores que já detém. Mas isso é um assunto para o próximo tópico, pois será explicado como realizar essa estratégia.
Como aumentar o ticket médio do seu negócio?
Então, já que é tão vantajoso assim aumentar seu ticket médio, como fazer isso com fundamento? Algumas estratégias que influenciam diretamente no crescimento desse indicador podem ser citadas. Confira!
Ampliando o mix de produtos
Não tem como um cliente comprar mais, se você oferece apenas um serviço ou produto, concorda? É como se a Apple vendesse somente um único modelo de celular, nada mais. Mas sabe-se que ela tem um amplo mix de produtos. Não só várias linhas de smartphone, mas tablets, smartwatches, fones, computadores, laptops e diversos acessórios.
Essa gama de produtos atinge não só mais públicos, como aumenta o ticket médio de cada cliente. Isso porque a pessoa que compra um iPhone, por exemplo, pode se interessar pelos AirPods. Ou quem adquire um MacBook vai querer um Magic Mouse.
Viu só como a chance de comprar mais de um produto é grande? Uma marca que oferece esse ecossistema de utilidades para o seu cliente, com certeza, sabe como aumentar o ticket médio com maestria. E o seu negócio também pode fazer isso! Eleja um produto principal, que gere tráfego, e dê mais alternativas para ampliar as vendas.
Oferecendo promoções e descontos
A lógica do mix de produtos é ótima, mas só funciona se a pessoa enxergar algum benefício em levar outros itens além do principal. Por isso, vale a pena estudar algumas formas de oferecer descontos e promoções.
Um exemplo é dar um desconto progressivo no carrinho: acima de um determinado número de produtos, o cliente paga menos. O consumidor precisa garantir em sua compra alguma vantagem econômica. Isso é muito comum em supermercados, aliás — três itens pelo preço de dois, ou 5 produtos com 15% de desconto.
Pela vantagem de levar mais por menos, a pessoa gasta um valor maior. Assim, ela aumenta seu ticket médio e todos saem ganhando. Os resultados são positivos para os dois lados, empresa e cliente.
Indicando produtos complementares
Outra estratégia interessante é indicar alguns produtos que complementam o item desejado pelo cliente. Em lojas virtuais, esse recurso funciona bem no carrinho de compras, quando o próprio site faz sugestões que combinam com os itens adicionados. Mas também é uma técnica muito usada em e-mails e notificações enviadas com base na última compra realizada.
Tomando o exemplo inicial da Apple, é como se você colocasse um iPhone no carrinho e o site desse a opção de adicionar também um case de proteção compatível com o modelo do celular. Mais um exemplo? Um e-commerce que vende produtos esportivos pode indicar meias de compressão para quem está comprando um tênis de corrida.
Presenteando com brindes e cortesias
Também tem como aumentar o ticket médio com brindes. Aqui, a ideia é praticamente a mesma dos descontos e promoções. Você vai incentivar a compra de mais produtos por meio de presentes e, até mesmo, cortesias. É possível até aproveitar datas comemorativas para isso!
Se você deseja que o cliente consuma em média R$ 300,00 na sua loja, por exemplo, avise que, a partir desse valor, toda compra acompanha um brinde exclusivo. É uma maneira de incentivar que a pessoa atinja o valor mínimo para garantir seu presente.
Mas o brinde precisa ser atrativo e útil, combinado? Canecas e garrafas com um design bonito fazem sucesso, bem como sacolas e nécessaires, itens tecnológicos (fone de ouvido ou power bank), etc.
Promovendo a fidelização do cliente
Todas as estratégias anteriores de como aumentar o ticket médio são válidas, mas seria bom que o cliente voltasse mais vezes, não acha? Então, ofereça a melhor experiência possível a fim de que ele sinta vontade de comprar novamente com você.
Algumas técnicas são bem-vindas nesse sentido, como é o caso dos famosos programas de fidelidade. Assim, toda vez que o cliente compra acima de determinado valor (favorecendo seu ticket médio), ele ganha um selo ou pontos. Quando acumula certa quantidade, a pessoa pode trocar por brindes ou, até mesmo, descontos.
Sinalizando frete ou entrega grátis
Mais uma maneira de estabelecer um preço mínimo de compra é pelo irresistível frete grátis. Afinal, quem é que nunca se viu tentado a completar o valor no carrinho para receber os produtos sem nenhum custo adicional?
Portanto, analise se tem como aumentar o ticket médio do e-commerce dessa forma. Incentive seus clientes a aproveitarem o frete gratuito ou o delivery grátis por meio de campanhas com valor mínimo. Só não se esqueça de adotar boas estratégias de logística para não deixar ninguém esperando pelo seu pedido.
Até aqui, você conferiu como aumentar o ticket médio do seu negócio com algumas das melhores estratégias do mercado. São ações relativamente simples, mas que impulsionam as vendas e encantam os clientes.
Gostou das dicas e teve bons insights para aumentar o ticket médio do seu e-commerce? Saiba agora quais outras métricas são importantes para você analisar!
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