Varejo farmacêutico foi um dos setores que mais cresceram nos últimos anos; saiba quais as tendências tecnológicas, que devem impactar os negócios do ramo.
O varejo farmacêutico desempenhou um papel importante auxiliando a comunidade no cuidado, tratamento e prevenção de doenças durante a pandemia. Com o avanço da Covid-19 nos últimos dois anos, o setor se viu obrigado a abraçar tendências tecnológicas e acelerar a transformação digital.
Dados da Neotrust apontam que apenas em 2021, as vendas de medicamentos pela internet subiram 87%. Quanto ao faturamento, o índice cresceu 60% em relação a 2020.
Apesar da crescente, o varejo farmacêutico também enfrenta desafios. O ramo é um dos mais importantes e complexos, pois lida não apenas com produtos, mas com a saúde e bem-estar da população. Nas farmácias, os clientes frequentemente estão em situação de vulnerabilidade e compartilham suas informações confidenciais.
Isso significa que para o seu negócio ser escolhido é preciso conquistar a confiança deles, oferecer preços competitivos e aprimorar o formato de seus serviços. Além disso, com a forte concorrência, os negócios que mais se destacam são os que aplicam tendências tecnológicas com foco no cliente.
Transformação digital no varejo farmacêutico
A impossibilidade de sair de casa durante o período de isolamento quebrou o bloqueio que muitos consumidores tinham para comprar medicamentos online.
As plataformas online também se popularizaram com as receitas digitalizadas e a integração de canais de atendimento como WhatsApp, chats ou ligação, nos quais é possível conversar diretamente com o farmacêutico responsável e tirar as dúvidas necessárias quanto ao produto ou serviço.
Para atender tantas demandas, o setor precisa se transformar constante e rapidamente. Ficar por dentro das tendências tecnológicas para o varejo farmacêutico vai facilitar a atualização do seu negócio. Confira as principais:
Inteligência Artificial
A inteligência artificial é uma das principais tendências tecnológicas para o varejo farmacêutico.Com operações baseadas em IA, como ferramentas e processos de BI (Bussiness Inteligence) e outros softwares, é possível ter mais estabilidade na cadeia de suprimentos, otimizar o estoque e melhorar a acessibilidade dos dados médicos dos pacientes através de smartphones.
A tecnologia integrada em suas operações também prevê demandas e monitora o armazenamento e a logística. Quando aliada a dados, todos esses fatores também melhoram a tomada de decisões.
Hub especializado
A última década mostrou crescimento acentuado nos setores que se especializaram. No caso do setor farmacêutico, a criação de hubs especializados que oferecem medicamentos especiais é uma grande aposta do setor.
Medicamentos que auxiliam no tratamento de doenças crônicas como artrite reumatoide, esclerose e diversos tipos de câncer são caros e complexos. Ter um nicho especializado é oferecer um espaço de confiança para os consumidores.
Para os hubs, os softwares de gestão de estoque serão fundamentais, bem como um bom posicionamento digital que conduza o consumidor para completar a jornada de compra desde a descoberta até o follow-up.
Captação e análise de dados
Todos os negócios se beneficiam da captação e análise de dados e no caso da farmácia, não é diferente. A gestão de dados ajuda a conhecer a fundo seu cliente e seus comportamentos, auxilia na tomada de decisão mais estratégica, previsão para os próximos semestres e geração de insights para jornadas de consumo com mais valor agregado.
Expansão de canais de atendimento
Nos últimos anos a procura por serviços de orientação de saúde aumentou. As pessoas estão mais preocupadas com a prevenção e acompanhamento de doenças crônicas. De olho nessa demanda, a expansão e o aprimoramento dos serviços de atendimento ao cliente é uma solução que pode ampliar e fidelizar a clientela.
Um relatório da CVS apontou que, nos últimos anos, as pessoas se tornaram mais abertas a compartilharem suas preocupações com os farmacêuticos e a seguirem opiniões médicas a respeito dos cuidados com a saúde.
O relatório também mostrou que os farmacêuticos são o ponto de contato mais frequente entre consumidores, desempenhando um papel importante no ecossistema da saúde e dos negócios.
Por isso, uma das tendências tecnológicas para o varejo farmacêutico é ampliar e qualificar os canais de atendimento como WhatsApp, videochamadas, chats, entre outros. É importante que todos os canais estejam integrados, fornecendo atendimento em tempo real com o farmacêutico.
A ideia é evoluir junto às necessidades e expectativas dos consumidores que estão cada vez mais online e com menos tempo. Ofereça suporte rápido e confiável.
Prescrição eletrônica
Agora as receitas médicas podem ser feitas de maneira online e digital pelos médicos. Os pacientes a recebem pelo e-mail, SMS ou WhatsApp e o arquivo é aberto na própria farmácia. O varejo farmacêutico precisa acolher essa tendência tecnológica e aproveitar a tendência tecnológica para oferecer a melhor experiência para o cliente.
Marketing de conteúdo
É cada vez mais comum que o público faça pesquisas de conteúdo online para consulta de doenças, prevenção e formas de testagem. Isso representa uma ótima oportunidade para o varejo farmacêutico se posicionar organicamente nos mecanismos de busca, ocupando também posição de autoridade entre seu público.
Omnichannel
À medida que o varejo se digitaliza, as farmácias não podem ficar atrás, dependendo apenas do ponto físico de venda. Para atender as necessidades em evolução de seus clientes e expandir alcance é necessário criar uma estratégia de vendas multicanal. O varejo farmacêutico precisa estar ligado no sistema de gestão integrado, no qual o cliente pode, por exemplo, fazer uma compra online e retirar na loja física, aproveitando para medir pressão.
Monitoramento de preços
Um dos fatores principais para a decisão de compra, principalmente quando falamos de medicamentos de alto valor, é o preço. Estamos na era da compra comparativa e o cliente está a um clique de descobrir o preço do seu concorrente, mesmo sem pôr os pés fora da loja.
No varejo farmacêutico atual é preciso ter visibilidade dos movimentos de preços da concorrência. Ferramentas de correspondência de produtos e monitoramento se utilizam da tecnologia learning machine, que ajuda a identificar e comprar produtos e similares que estão sendo vendidos pela concorrência.
Assim, a precificação depende menos da intuição e do palpite e mais em dados e fatos mensuráveis. Ter uma gestão como essa é fundamental para a sustentabilidade do negócio farmacêutico a longo prazo.
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Co-fundador e CEO da Leanwork Group. Graduado em Computação pela UTFPR, com especialização em Gestão de Projetos pela UEL e mestrado em Engenharia de Software pela mesma instituição. Possui mais de 12 anos de experiência em projetos e produtos de tecnologia para grandes empresas do varejo brasileiro.