Preparar um relatório para e-commerce matador é fundamental para comunicar resultados para todos os envolvidos no sucesso do negócio.
O e-commerce está passando por um momento de evidência. Com a pandemia, as pessoas têm maior confiança em realizar as compras on-line e, assim, as empresas com presença digital têm um crescimento exponencial. Contudo, para conseguir surfar nessa onda positiva, o monitoramento precisa ser de excelência e isso envolve a criação de relatório para e-commerce.
A partir dele é possível identificar o ponto atual, melhorias ou necessidade de mudança no dia a dia. Assim, é uma ferramenta fundamental para esses negócios.
Mas como fazer isso de forma matadora, impressionar os demais gestores e fazer a empresa crescer? Confira, a seguir, dicas imperdíveis para isso. Boa leitura!
Defina objetivos de curto, médio e longo prazo
O primeiro passo para começar a elaboração dos relatórios é ter, justamente, a noção de quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo que a empresa busca obter. Para uma loja virtual, é fundamental ter isso de forma clara. Afinal, o relatório para e-commerce visa apontar se foi alcançado ou não algum objetivo proposto previamente.
Por exemplo, sem ter esses objetivos, os resultados podem parecer positivos, mas ainda estarem aquém do desejado. Um aumento de vendas de 5% em um ano pode soar como algo bom, mas isso ainda pode não ser o necessário para permitir a escalabilidade esperada para o negócio (pois pode ser um crescimento abaixo da inflação, por exemplo).
Por isso, é fundamental estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. O relatório terá o papel, portanto, de avaliar se ela foi alcançada ou não e, principalmente, quais foram os pontos que podem ter ajudado ou atrapalhado nesse processo.
Pense em periodicidades para o relatório para e-commerce
Os relatórios devem ter periodicidades definidas previamente. Afinal, você não quer perder a possibilidade de realizar algum tipo de alteração significativa que possa minimizar um eventual cenário de crise, não é mesmo?
Relatórios de menor complexidade devem ser feitos em curto prazo (mensal ou trimestralmente, por exemplo). Os de média complexidade devem ser feitos, pelo menos, semestralmente. Por fim, os mais completos, avaliando métricas para o período de um ano, precisam, logicamente, ser feitos no final do período, para verificar os resultados existentes.
Defina as métricas adequadas
Nem todo e-commerce precisa, necessariamente, acompanhar todas as métricas existentes. É fundamental priorizar aquelas que devem ser acompanhadas e em quanto tempo isso deve ser analisado.
Lembre-se que quem olha para tudo, não está atento para nada. Por isso, é fundamental analisar quais são as prioridades que devem ser elencadas para estarem presentes no documento.
Algumas delas são mais comuns e, normalmente, devem estar presentes. São elas:
- Número de visitantes no e-commerce;
- Ticket médio;
- Taxa de conversão;
- Taxa de reclamação;
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- Abandono de carrinho.
Além disso, existem outras mais complexas, portanto, você deve pensar se vale a pena ou não as adotar. Há, também, outro ponto importante que merece atenção: cuidado com métricas de vaidade.
Por exemplo, analisar números de curtidas nas redes sociais tem importância, sim, para identificar a popularidade do seu negócio. Contudo, é fundamental pensar: de que forma isso está alinhado com a conversão para o e-commerce?
Não adianta, por exemplo, ter um alto volume de seguidores e isso não render em vendas. Analisar a correlação entre as duas é fundamental para saber se as suas estratégias estão, de fato, sendo eficientes.
E isso vale para diversas métricas, viu? Visto de forma isolada, pode aumentar a vaidade da empresa. Contudo, no final, isso pode representar, justamente, uma falha do negócio.
Um bom relatório para e-commerce será eficiente em apontar essa relação e pensar em estratégias para que esse público das redes sociais engaje em conversão.
Conheça as principais ferramentas que fornecem dados para o relatório
Hoje não há mais necessidade de obter dados de forma manual. Existem diversas ferramentas no mercado que oferecem informações importantes e, além disso, em tempo real. E uma das mais importantes é o Google Analytics.
Por meio dele, você consegue dados importantes, tais como:
- Tempo de carregamento do site no computador e smartphone;
- Taxa de engajamento;
- Custo de operação;
- Eficácia de estratégias de SEO;
- Tempo de permanência no site;
- Origem dos canais de mídia;
- Horários de pico de acesso;
- Páginas mais acessadas do site;
- Exibição de tela por usuário;
- Produtos mais vistos, entre outros.
Crie formas de representar os dados em imagens
Outra etapa importante a considerar é que o relatório não é um documento que fica restrito ao setor que o elaborou. Por isso, ele precisa ser claro e didático para quem vai lê-lo. E uma das maiores dificuldades, portanto, é criar uma forma de apresentação que capte a atenção da pessoa e gere, também, maior compreensão.
Uma das formas, portanto, é utilizar representações em imagem. Os gráficos conseguem fazer esse papel com muita eficiência. Algumas proporções se perdem quando escrevemos alguns dados em forma textual, mas com imagens é possível ter uma percepção mais exata da situação.
Pense em uma linguagem atrativa para quem vai ler o relatório
Para além da visualização gráfica, é fundamental que o relatório tenha uma linguagem atrativa. Por exemplo, apenas colocar os dados de CAC no documento pode dificultar o entendimento da situação. Afinal, o que é essa métrica? O que ela representa para o negócio?
Pense que seu relatório para e-commerce precisa circular e precisa ser bem compreendido por todos os envolvidos que vão utilizar aquela informação de alguma forma. Por isso, seja claro e didático. Lembre-se de que o documento comunica algo. Por isso, é fundamental que você facilite o entendimento para todos.
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Co-fundador e CIO do Leanwork Group, lidera estratégia, projetos e processos em ambientes ágeis, especialmente no setor de E-commerce e Digital. Responsável pela arquitetura, análise e desenvolvimento de produtos web.