Nos últimos anos, o comércio eletrônico vem revolucionando os hábitos de consumo no mundo. O que não mudou, entretanto, foram os desafios de se administrar um negócio. Planejamento, objetivos e metas bem definidos, atendimento ao cliente e comunicação são algumas das competências indispensáveis para o sucesso de qualquer empresa.
Porém, mais do que delimitar estratégias, é preciso saber medir o impacto de cada uma delas para manter um desempenho de excelência. Como saber, por exemplo, se as suas ações de marketing para e-commerce estão dando certo?
Para ajudar você nessa missão, separamos 5 das principais métricas que todo gestor desse segmento deve acompanhar. Siga a leitura e confira!
O que são métricas?
Métricas nada mais são do que todos os resultados de uma empresa, sejam eles numéricos ou não, que estão em relação ao seu desempenho estratégico. Sua função é monitorar para garantir a constante melhoria dos resultados.
Dessa forma, elas podem ser utilizadas em diversos setores de um empreendimento, proporcionando uma tomada de decisões mais assertiva e, consequentemente, um melhor direcionamento de esforços.
Como elas interferem no marketing para o e-commerce?
A análise constante das métricas é um procedimento de extrema relevância para identificar, preventivamente, o que está dando certo e o que precisa ser corrigido para evitar grandes prejuízos.
Quando acompanhamos os indicadores que fazem parte da rotina do empreendimento, geramos algumas vantagens competitivas, como:
- Redução de custos;
- Identificação de tendências;
- Alinhamento com as expectativas dos clientes;
- Otimização de processos;
- Redução de falhas;
- Aumento da produtividade, entre outras.
Quais são as 5 principais métricas que você deve analisar no marketing para e-commerce?
Agora que você já sabe o que são e a importância das métricas para mensurar os resultados de um negócio, confira as 5 principais delas para analisar no seu e-commerce.
1. Retorno sobre o Investimento (ROI)
O Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma métrica essencial para o marketing de um e-commerce, pois indica o percentual de lucro em relação ao valor investido em determinada campanha.
O objetivo é avaliar se o esforço para divulgar a loja virtual gera resultados positivos, ou se aumentamos o investimento nessa área.
Para encontrar essa resposta, utiliza-se a seguinte fórmula: ROI = Receita / Custo do investimento.
Assim, se uma empresa teve o faturamento mensal de R$50 mil reais e investiu R$4 mil em marketing, o seu ROI foi 12,5 vezes maior que o investimento.
2. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O Custo de Aquisição de Clientes representa os valores gastos pela organização para atrair o público-alvo e transformar esses potenciais compradores em clientes. Dessa forma, quanto menor for o CAC do seu negócio, significa que as estratégias de marketing para e-commerce estão sendo bem-sucedidas.
Calculamos o CAC por meio da soma de todos os gastos para adquirir um cliente, dividido pelo número de clientes conquistados.
O ideal para manter um crescimento saudável é que o consumo médio de cada cliente seja maior do que o CAC.
Do contrário, é preciso mexer nas táticas de aquisição da loja virtual ou até mesmo no preço dos seus produtos.
3. Taxa de Aprovação de Pedidos
Ainda no contexto de marketing para e-commerce, é importante lembrar que, o simples fato do cliente colocar um item no carrinho de compras não significa que aquela transação será efetivada.
Muitas vezes, a motivação por trás da desistência está nos métodos de pagamento oferecidos, na complexidade da operação, no preço do frete ou simplesmente porque o indivíduo pensou duas vezes e desistiu da compra.
E é por esse motivo que não ignoramos a Taxa de Aprovação de Pedidos. A partir desse levantamento, o gestor consegue detectar onde está o erro e reestruturar o marketing desta etapa a fim de aumentar essa conversão.
Para saber qual a Taxa de Aprovação de Pedidos do seu e-commerce basta dividir a quantidade de pedidos pagos pelo total de pedidos e depois multiplicar por 100.
Se registramos 800 pedidos em um mês, por exemplo, mas somente 600 deles foram pagos, teríamos a seguinte Taxa de Aprovação:
Taxa de Aprovação = (600/800) x 100
TA = 0,75 x 100
TA = 75%
4. Custo por Clique (CPC)
Ao optar pela divulgação pela publicidade em plataformas pagas, a empresa deve pagar um determinado valor por cada visitante que clica no seu anúncio.
Assim, o CPC é o indicador que serve para mensurar o gasto para cada clique efetuado em um anúncio patrocinado.
Calculamos o Custo por Clique pela divisão do custo total da publicidade, dividido pelo número de cliques na campanha. Caso não tenha o retorno esperado, é sinal de que a abordagem precisa ser modificada.
5. Ticket Médio
Outra métrica valiosa para entender a dinâmica de vendas dentro do marketing para e-commerce é o cálculo de ticket médio. Isso permite descobrir o quanto a maioria dos consumidores gastam, em média, nas suas interações com a empresa.
Ao trabalhar com o Ticket Médio, o gestor consegue ter uma ampla visão do histórico de vendas dos seus clientes, descobrindo, inclusive, quais deles compram mais e melhor. E com esses dados em mãos direcionar suas estratégias.
A fórmula utilizada para obter este indicador é a seguinte: soma de valores vendidos no mês, dividido pelo número de clientes do mês. Assim, caso um e-commerce tenha faturado R$150.000 em um mês e, nesse mesmo período, atingiu a marca de 400 clientes, o seu Ticket Médio foi de 375.
Como a tecnologia pode ajudar o marketing para e-commerce?
Apesar do processo de vendas nos canais digitais ser essencialmente tecnológico, o apoio de sistemas inteligentes é capaz de otimizar tanto o funcionamento interno da empresa, como as suas relações com parceiros e clientes.
A automatização do e-commerce é um dos pilares para um atendimento com alto nível de customização, priorizando a experiência de consumo durante toda a jornada de compra.
Portanto, investir em uma plataforma voltada para esse mercado é a solução ideal para uma performance mais precisa e eficiente — unificando canais de venda, integrando ferramentas de marketing, logística, ERP, e sobretudo liberando os colaboradores das tarefas burocráticas e repetitivas para trabalhos estratégicos.
Como você pôde ver, os indicadores de marketing para e-commerce são uma peça-chave para gerar a mudança estratégica que o seu empreendimento necessita, refletindo em um negócio mais forte e lucrativo.
Embora a missão de acompanhar todas as informações não seja fácil, com dedicação e o auxílio de algumas tecnologias para monitorar dados de forma inteligente, é possível alcançar um maior controle das suas operações e otimizar sua performance de modo geral.
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