O WhatsApp Pay é uma maneira mais fácil de fazer transações bancárias. Aprenda a utilizá-lo e conheça seus benefícios para o e-commerce!
O WhatsApp Pay é uma nova maneira de enviar e receber dinheiro, utilizando o mesmo aplicativo de mensagem. Você já pensou em utilizá-lo em seu negócio? Oferecer diversas formas de pagamento é fundamental para o seu e-commerce.
Imagine a seguinte situação e se coloque no lugar do cliente: você encontra o produto que deseja, mas a loja não aceita a forma como você deseja pagar. O que você faz? Provavelmente, procura um outro lugar para comprar, não é mesmo? Ou até pode utilizar outro meio de pagamento, mas certamente a sua experiência como consumidor não será das melhores.
Por isso, é importante ficar por dentro do assunto. Acompanhe o post para saber como usar esse recurso e entenda que benefícios ele traz para o seu negócio!
O que é WhatsApp Pay?
Também chamada de WhatsApp Pagamentos, essa ferramenta foi lançada oficialmente no Brasil em maio de 2021. Ela é um serviço de transferência, ou seja, é um recurso dentro do próprio aplicativo WhatsApp. Sua função consiste em permitir que as pessoas possam enviar e receber dinheiro de uma maneira rápida, prática e com diferentes processos de segurança.
Então, é mais uma opção para realizar transações bancárias. O diferencial fica por conta da praticidade, pois não é preciso sair da janela da conversa para fazer a transferência. Vale lembrar que o serviço está disponível tanto para Android quanto iOS.
A proposta desse recurso é a de facilitar a vida de quem tem contas pessoais ou comerciais (WhatsApp Business) e deseja realizar operações financeiras. Logo, pode ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.
Quem pode usar o WhatsApp Pay?
Conforme já comentamos, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem usar o serviço. Dessa forma, basta ter uma conta no aplicativo. Para pessoas físicas, não há qualquer cobrança de taxas. O valor máximo por operação é de R$ 1.000,00 e podem ser feitas até 20 transações por dia. De todo modo, o montante mensal não poderá ultrapassar R$ 5.000,00.
Por sua vez, as empresas terão uma taxa de 3,99% sobre cada operação. No entanto, não há limite de valores nem de quantidade de transações. No extrato bancário, a operação virá com a designação FBPAY*WA ou FBPAY-WA, seguida do nome de quem fez o pagamento ou para quem foi enviado dinheiro.
Como funciona esse meio de pagamento?
É bastante simples começar a usar o WhatsApp Pay: basta configurar um cartão de débito ou crédito de um parceiro do Facebook Pay. Atualmente, a lista de parceiros é composta pelo Banco do Brasil, Sicredi, Nubank, Visa e Mastercard.
Veja como enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay
Vamos ao passo a passo para configurar sua conta e fazer a primeira transação:
- Abra uma janela de conversa de qualquer contato;
- Toque no ícone de clipe de papel e, depois, em pagamento (ícone com símbolo do Real);
- Insira o valor e clique no ícone de seta;
- Toque em “começar”, abaixo de “adicione sua forma de pagamento”;
- Aceite os termos do WhatsApp e do Facebook;
- Crie uma senha numérica (PIN) com 6 dígitos e digite novamente para confirmar;
- Digite seu nome completo e seu CPF;
- Adicione um cartão de débito ou crédito. Lembre-se que só são válidos os parceiros do Facebook Pay. No caso de cartão de crédito, é preciso digitar seu número, validade e CVV (código de segurança de 3 dígitos que está no verso);
- Escolha como quer verificar o seu cartão: se via código por SMS, app do banco ou e-mail;
- Digite o código recebido e clique em OK.
As próximas transferências serão ainda mais simples. Basta que você clique no ícone de pagamentos dentro de uma conversa, insira o valor desejado e confirme a transação por meio da senha.
Saiba como autorizar o recebimento de dinheiro
Anteriormente, mencionamos que as empresas precisarão autorizar o serviço pelo WhatsApp Business para poder receber pagamentos. Veja como é fácil:
- Clique na aba “menu” e, em seguida, em “pagamentos”;
- Clique em “Facebook Pay”, escolha a opção “receber pagamentos por vendas” e depois toque em “continuar”;
- Aceite os termos do WhatsApp, Facebool e Cielo;
- Vincule uma conta Cielo com seu CPF ou CNPJ do seu negócio, nome da empresa, endereço completo e dados pessoais do responsável;
- Insira seus dados bancários, como banco, agência, conta e tipo de conta.
A verificação será feita em até 3 dias úteis. A partir de então, será possível receber por meio do WhatsApp Pay.
Quais são as vantagens de usar o WhatsApp Pay?
De acordo com o Relatório Digital 2021, mais de 91% dos brasileiros utilizam o WhatsApp. Desse índice, 76% interagem com alguma marca por meio do aplicativo. Então, a tendência é que um grande número de pessoas também passem a utilizar o WhatsApp Pay, pois o recurso facilita as operações.
Ao oferecê-lo, o WhatsApp se torna mais que uma plataforma de troca de mensagens. Ele passa a ser um canal de negócios. Agora, seus clientes podem fazer a compra pelo aplicativo e efetuar o pagamento ali mesmo, de uma maneira prática e rápida.
Aliás, essa ferramenta é ainda mais importante para o e-commerce. Isso porque ao facilitar o pagamento, você oferece uma experiência melhor ao consumidor. Como resultado, aumenta a fidelização dos clientes. Além disso, a facilidade que o aplicativo promove é capaz de alavancar suas vendas, pois o recurso diminui os obstáculos durante a jornada de compra.
Outro ponto positivo é que se trata de uma ferramenta bastante segura. A validação por PIN (a senha numérica de 6 dígitos) é necessária a cada operação. Desse modo, garante-se a segurança necessária para evitar fraudes.
Entretanto, para reforçar a segurança, ative a verificação em duas etapas do seu WhatsApp. Assim, não só suas conversas ficarão seguras, como ninguém conseguirá utilizar o aplicativo para operações sem a sua autorização.
Viu como é fácil e prático utilizar o WhatsApp Pay? Como dissemos, a imensa maioria dos brasileiros já utilizam o aplicativo diariamente. E com esse novo recurso, é importante que seu e-commerce também disponibilize esse meio de pagamento para seus clientes. Graças à segurança e praticidade, não há dúvidas de que seu público também passará a utilizá-lo.
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