Ferramentas de Realidade Aumentada (RA) para e-commerce melhoram a experiência de compra, atraem novos clientes, engajam o público com a marca e diminuem as taxas de devolução; confira o que é e como aplicar essa tecnologia no seu e-commerce.
Gestores de e-commerce sabem que gerar tráfego e engajar clientes é uma tarefa cada vez mais competitiva. É nesse gargalo que está a principal vantagem da Realidade Aumentada para e-commerce.
A Realidade Aumentada (RA) deixou de ser uma tecnologia distante, complicada e cara demais, usada apenas em jogos ou ações experimentais. Cada vez mais acessível, a RA está impactando diversos setores, como saúde, logística, turismo e, claro, varejo.
Você mesmo já deve ter usado RA – junto dos bilhões de usuários ao redor do mundo – em filtros nas redes sociais ou em games como Pokémon Go. Mas é no e-commerce que essa tecnologia vem sendo adotada ativamente e merece atenção dos gestores.
Com ferramentas de realidade aumentada para e-commerce é possível:
– Fornecer uma gama mais completa de informações sobre um produto;
– Melhorar a experiência do cliente;
– Se destacar entre a concorrência;
– Diminuir a taxa de devoluções;
– Otimizar processos internos.
Segundo projeções do Grand View Research a indústria de realidade aumentada somou de 8 a 10 bilhões de dólares em 2020. Para 2024, a projeção é que os investimentos e negócios do setor cheguem a 100 bilhões.
Em crescimento exponencial, a realidade aumentada promete ser a próxima grande aposta do setor de e-commerce, pois tem o potencial de facilitar a jornada de compra, elevando a experiência do cliente e a reputação da marca.
Um estudo realizado pela Statista, empresa especialista em dados do mercado, mostrou algumas estatísticas que confirmam essa tendência:
– 61% dos consumidores preferem comprar em sites que oferecem realidade aumentada;
– 44% já utilizaram a tecnologia nas compras online;
– 63% afirmaram que a RA melhorou sua experiência de compra.
O QUE É REALIDADE AUMENTADA?
Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia imersiva que mistura o ambiente real com elementos virtuais em tempo real. Com ferramentas como sons, gráficos, vídeos, GPS e imagens, elementos virtuais são sobrepostos à nossa visão.
Apesar de parecer algo muito recente, o termo Realidade Aumentada foi criado em 1992, quando o cientista Thomas Caudell criou um monitor para guiar operários durante a montagem de aeronaves. A invenção não funcionou como planejada, mas foi o pontapé de uma tecnologia que está revolucionando o mercado.
A popularização do termo se deu em 2016 com a febre do Pokémon Go, o famoso jogo no qual as pessoas devem buscar e capturar os personagens. O game conquistou pessoas de todas as idades, chegando a uma marca de 45 milhões de usuários diários ativos em todo o mundo.
Mas, mesmo em 2016, empresas dos mais diversos setores, como saúde, arquitetura, turismo, educação, serviços, já começavam a utilizar essa tecnologia pensando em formas de criar boas experiências para seus clientes.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA REALIDADE AUMENTADA PARA E-COMMERCE?
Atrair mais clientes
Antes de decidir por uma compra online, o usuário geralmente analisa várias opções, com exceção dos casos em que ele já está 100% certo do que deseja. Neste processo de pesquisa, a probabilidade de compra é muito maior quando o usuário encontra facilidades para saber mais sobre o produto.
As marcas que oferecem formas do cliente interagir, ver o produto de forma mais real possível, experimentando como seria tê-lo ganham mais pontos em relação à concorrência.
Com ferramentas de RA, o cliente consegue tirar dúvidas sobre tamanho, estilo, escala, proporções. Isso é extremamente válido nos casos de móveis e objetos decorativos para casa, óculos, cores para tintas, etc.
Engajar usuários
Detalhes como os citados acima ajudam as marcas a oferecerem uma experiência valorosa para o cliente. Isso porque elas constroem uma relação mais transparente e facilitam a vida do consumidor.
Esse processo de construção de confiança faz com que o cliente não apenas reconheça, mas decida pela sua marca mesmo quando a concorrência oferece melhores condições de preços.
Aumento de conversões
O uso da Realidade Aumentada em e-commerce ajuda a vender mais. Um estudo da Shopify mostra que as lojas virtuais que estão usando RA aumentaram as taxas de conversão em até 250%.
Um dos motivos é que, com aplicativos baseados em RA, os consumidores podem fazer projetos de decoração de ambiente em questão de minutos, utilizando diversos produtos da sua loja virtual. Para os varejistas, essa é uma ótima oportunidade para pensar nas vendas casadas e elevar as taxas de conversão.
Reduz devoluções
Um dos grandes problemas das lojas virtuais é o volume de devoluções ou insatisfação dos clientes. Produtos que não se encaixam no tamanho imaginado, forma ou cor são um dos principais motivos das devoluções.
Com a realidade aumentada é possível ajudar seu cliente a tomar melhores decisões, já que ela permite que ele veja como o produto ficará em sua casa ou em seu corpo antes de esvaziar o carrinho. Com isso, é muito mais provável que seu cliente fique satisfeito com o produto e com a compra, pensando da seguinte maneira: “com essa marca, não tem erro”.
Facilita o trabalho dos colaboradores
Aplicações em realidade aumentada para e-commerce também otimizam a rotina de trabalho e a produtividade de seus colaboradores.
Sistemas com leitura de códigos de barras em tempo real, navegação interna, integração de dados e reconhecimento de objetos são alguns dos recursos que podem ajudar seus funcionários a realizarem tarefas com mais precisão e agilidade.
COMO APLICAR REALIDADE AUMENTADA NO E-COMMERCE?
Existem diversas maneiras de aplicar a realidade aumentada a favor do seu negócio. Aqui estão algumas delas:
– Prova virtual
– Manual de usuário interativos
– Projetação de ambientes
– Campanhas de marketing interativas
É importante avaliar junto à sua squad qual a maturidade do seu e-commerce e quais os objetivos vocês gostariam de alcançar antes de planejar o investimento em ferramentas de realidade aumentada.
Alguns exemplos de como aplicar essa tecnologia, podem inspirar você e sua equipe.
EXEMPLOS DE REALIDADE AUMENTADA EM E-COMMERCE
Ikea
Uma das primeiras marcas a ampliarem o uso de realidade aumentada em e-commerce foi a IKEA. A maior fabricante de móveis do mundo introduziu a RA em 2017 com o IKEA PLACE, app que permite que consumidores usem a câmera do smartphone para colocar móveis em suas casas, imaginando como essa peça vai ficar no ambiente.
https://www.youtube.com/watch?v=UudV1VdFtuQ
Zerezes
A marca brasileira Zerezes sabe que comprar armações de óculos pela internet causa grande insegurança nos clientes. Para solucionar o problema, a empresa criou um espelho virtual por meio da realidade aumentada. Com a tecnologia, basta utilizar a câmera do celular e ver como cada armação fica em seu rosto.
Timberland
A Timberland investiu na Realidade Aumentada como campanha de marketing, ao instalar um grande monitor em frente a uma de suas lojas. Apesar de utilizado em uma loja física, este é um ótimo exemplo de como atrair a atenção de novos clientes para o seu produto.
https://www.youtube.com/watch?v=5TZmQPdhpak
Como vimos, as ferramentas de Realidade Aumentada para e-commerce têm o potencial de atrair novos clientes, elevar a experiência de compra, engajar e fidelizar os atuais consumidores.
Além disso, diminui a taxa de devolução e otimiza processos internos, como gerenciamento de estoque e agilidade na entrega.
Não é à toa que a RA promete ser a próxima tendência do varejo digital. Se você quiser saber mais sobre o mercado de e-commerce, receber insights e previsões para prever oportunidades para o seu negócio, acompanhe os artigos recentes em nosso blog. Mas se você prefere vídeos, nosso canal no Youtube conta com uma curadoria de conteúdos para te ajudar a pensar estratégias para alavancar seu e-commerce e app.
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