Política de privacidade para e-commerce, como criar?

Política de privacidade para e-commerce, como criar?

Ter uma política de privacidade bem organizada, assertiva e transparente traz profissionalismo e é fundamental para relação sólida e segura com seus clientes

 

A política de privacidade reflete diretamente na imagem do seu e-commerce e está relacionada com a possibilidade escalar seu negócio. Isso porque oferecer uma política de privacidade para o e-commerce é um ponto decisivo na experiência de compra do usuário.

 

Todo site ou aplicativo é obrigado a ter sua política de privacidade. Neste documento, a loja deve esclarecer seus clientes sobre quais informações coleta, qual a finalidade e o tratamento que lhe serão dados. Também é necessário que o e-commerce mostre ao cliente como ele pode acessar as informações que o site captou.

 

Portanto, ter uma política de privacidade bem organizada  traz profissionalismo e é fundamental para uma relação sólida e segura com seus clientes.

 

O que é política de privacidade?

 

Obrigatória desde 2014 pelo Marco Civil da Internet, a política de privacidade é um contrato que contém informações e regras referentes ao uso dos dados de visitantes e usuários cadastrados . Neste documento, a loja informa como os dados dos usuários, captados por formulários ou via cookies, serão utilizados.

 

No texto, o e-commerce deve deixar claro se tais dados serão repassados para terceiros, quem são eles e para quais finalidades. Além de informar previamente, o e-commerce precisa receber a autorização do titular dos dados, normalmente através de um clique ou assinatura.  

 

As mudanças na política de privacidade para e-commerces passaram a valer em agosto de 2021, prazo estipulado pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A Lei visa proteger direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, além do livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. É um cenário de segurança jurídica para proteger o cidadão segundo os parâmetros internacionais já existentes.

 

Além de definir o que são dados pessoais, a LGPD esclarece que todo dado está sujeito à regulação, seja no meio físico ou no meio digital. Outro ponto importante é que mesmo que uma organização ou centro de dados esteja em outro país, se há processamento de informações sobre pessoas (brasileiras ou não) que estão em território nacional, a LGPD deve ser respeitada.

 

Pela Lei Geral, o titular dos dados deve consentir com o tratamento que empresas ou instituições dão às informações compartilhadas. Isso traz garantias ao cidadão, como solicitar exclusão de dados pessoais, transferir tratamento dos dados a outro fornecedor, entre outras.

 

Qual a importância de uma política de privacidade?

 

Você deve estar se perguntando se os usuários costumam ler a política de privacidade de todo site que acessam. Na verdade, independente da resposta, formular essa documentação é um dever da loja e pode evitar dores de cabeça em casos de imprevistos. Por isso, é importante estar com a documentação em ordem, inclusive com o consentimento do usuário.

 

A fiscalização da LGPD é realizada pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais). Em caso de falhas com relação ao uso de dados, a empresa pode ser multada em até 2% do faturamento anual da organização no Brasil, com limite de R$50 milhões por infração.

 

Como criar uma política de privacidade para e-commerce?

 

Transparência em primeiro lugar

Existem modelos prontos de política de privacidade, mas é necessário revisá-los com atenção e detalhar conforme as especificidades do seu negócio.

 

A política de privacidade deve estar visível e o visitante precisa aceitar a mesma, normalmente pelo clique em um botão. Lembrando que o silêncio não é considerado consentimento e a loja deve pedir novamente o aceite do consumidor. A autorização precisa ser renovada sempre que os dados forem utilizados para novas finalidades.

 

Checagem

Liste todos os locais do seu e-commerce que coletam informações dos usuários, seja de forma direta ou indireta. Em seguida, faça um detalhamento de todos os terceiros que possam coletar informações dos seus visitantes.

 

Outro ponto importante de conferência é se sua empresa está em conformidade com as regras para websites e aplicativos.

 

Não se esqueça do básico

O texto da política de privacidade precisa informar toda a conduta que a loja se compromete em seguir para a proteção de seus consumidores. A grande maioria se pauta pelos seguintes itens:

 

  • Proteção de dados sensíveis
  • Envio de informações importantes por e-mail ou telefone
  • Dados e informações da empresa
  • Dados do usuário que serão usados e como são solicitados (incluindo informações rastreadas através de plug-ins)
  • Base jurídica da gestão de dados
  • Quantidade de tempo que os dados são armazenados pela empresa
  • Como o consumidor pode solicitar mudança nos tratamentos dos dados
  • Compartilhamento com terceiros: quais são e quais as motivações
  • Autorizações ou não sobre envio de e-mail marketing

 

Use linguagem simples

O documento precisa responder às principais dúvidas que os usuários possuem em relação à coleta de dados.

 

Portanto, fuja do juridiquês e tente explicar de maneira simples e amigável sobre como cada item vai ser usado. Detalhe como sua empresa já está em conformidade com as normas de privacidade.

 

Também é interessante explicar aos seus usuários como a coleta de dados pode beneficiá-los e propor melhores experiências de compra. 

 

Cadastros em newsletter, lista de desejos, notificação de atualização de estoques… A finalidade de cada ação deve ser informada ao usuário, incluindo o uso de web beacons e cookies aplicados pela empresa ou por seus fornecedores.

 

A política de privacidade também é uma oportunidade de transmitir a cultura da empresa. Fale sobre a segurança da infraestrutura do seu site e tranquilize seu cliente.

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Preciso de ajuda profissional especializada?

 

A manutenção de um e-commerce de sucesso exige infraestrutura e acompanhamento de todas as etapas da operação. Infelizmente, nem sempre o gestor está apto a responder a demandas tão específicas.

 

Ainda que pontualmente, pode ser importante contratar uma assessoria ou aconselhamento jurídico. Mais do que criar uma política de privacidade, uma equipe especializada pode ajudar com treinamentos e implementação de práticas mais adequadas para os requisitos da LGPD dentro da organização.

 

Diante de tantos desafios em um mercado competitivo, um dos diferenciais da Leancommerce é o atendimento personalizado desde a concepção até a entrega de cada projeto, com orientação aos clientes quanto às exigências legais. Entre em contato agora mesmo e confira o que podemos fazer para transformar seu negócio.