Pensando em migrar de plataforma de e-commerce? Todo negócio com uma loja virtual quer vê-la crescer. Porém, quando isso acontece, é preciso trocar o sistema e aproveitar o bom momento para vender mais.
Como você sabe, garantir uma boa experiência aos usuários é essencial, principalmente na internet. Portanto, se o seu sistema não atende mais às expectativas, este post é para você!
O varejo eletrônico está em uma de suas melhores fases. Porém, o mesmo “boom” que gerou tantas oportunidades, exige algumas adequações das empresas — especialmente em relação à plataforma de vendas utilizada.
A seguir, você conhecerá os 6 principais cuidados na hora de fazer essa migração com segurança e sem perder vendas. Acompanhe!
Por que migrar de plataforma de e-commerce?
Há quem se pergunte: por que migrar de plataforma de e-commerce? A resposta é simples! Essa estratégia aumenta as oportunidades de vendas e ainda melhora o desempenho do negócio.
No início de suas atividades, nem toda empresa tem condições de contratar uma plataforma escalável. Em outros casos, a falta de uma análise mais minuciosa e alguns erros conduzem à contratação de um sistema ineficiente.
Seja qual for a origem do problema, chegará o momento em que a empresa precisará mudar o serviço. Afinal, esse é um investimento essencial para o crescimento e solidificação da sua loja virtual e de suas vendas.
Portanto, contar com uma plataforma eficiente, segura, flexível e escalável é um requisito para o sucesso do seu e-commerce. Com isso, caso o seu sistema não reúna essas características, não tenha medo e faça a migração.
Lembre-se de que 2021 está apenas começando e sua empresa precisa estar pronta para aproveitar todo o potencial de vendas das datas comemorativas que virão!
Quais são os 6 cuidados essenciais para migrar de plataforma de e-commerce?
Entendeu a importância de contar com uma boa plataforma de e-commerce? Agora, falaremos sobre os cuidados necessários para fazer essa a migração de forma segura e eficiente:
- Não deixe a segurança de lado;
- Mantenha seus bancos de dados;
- Invista em estratégias de SEO;
- Fique atento ao horário da migração;
- Mantenha um backup da loja antiga;
- Encontre um bom fornecedor.
Quer saber mais? Continue a leitura e aprenda como passar por esse processo sem enfrentar problemas!
1. Não deixe a segurança de lado
Quando o assunto é comércio eletrônico, é preciso redobrar os cuidados com segurança. Isso porque, a internet ainda é um universo repleto de perigos. Ou seja, os seus dados e os de seus clientes podem ser expostos e usados por criminosos virtuais.
Sendo assim, o ideal é usar certificados de segurança no site. Além disso, é preciso ter o cuidado de verificar se eles são compatíveis com a plataforma de e-commerce escolhida.
2. Mantenha seus bancos de dados
Os dados são um dos seus principais patrimônios. No mundo online, isso é ainda mais importante, já que o volume e o fluxo de informações são bem maiores.
Todas as informações do seu e-commerce devem ser preservadas. Afinal, entender o perfil dos clientes e conhecer o número de vendas e os produtos mais buscados são questões estratégicas.
Sem dúvidas, perder esse tipo de dados é um erro e pode prejudicar sua empresa. Por isso, dedique-se para que eles também passem pela migração.
Vale destacar que existem plataformas que realizam esse processo automaticamente, mas isso nem sempre é a regra. Sendo assim, fique atento a esse detalhe na hora de escolher o serviço ideal.
3. Lembre-se das estratégias de SEO ao migrar de plataforma
Você sabe o que é SEO? O Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca, reúne estratégias essenciais para o sucesso de um e-commerce.
Seu maior foco é tornar sua loja virtual mais atrativa e melhorar sua posição nos resultados nos sites de buscas. Ou seja, fazer com que o cliente chegue até o seu e-commerce.
Diante disso, ao migrar de plataforma de e-commerce, é preciso tomar cuidado para que as ações de SEO não sejam perdidas, como:
- Palavras-chave;
- Descrição dos produtos;
- Imagens;
- Descrição das imagens.
Nesse caso, o mais correto é não alterar o endereço da página, isto é, a URL. No entanto, caso esse procedimento seja necessário, você ainda pode investir em direcionadores automáticos para a URL certa.
4. Fique atento ao horário da migração
Talvez você ainda não saiba, mas a migração para uma nova plataforma de e-commerce não deve ser feita em qualquer horário do dia. Isso mesmo! É preciso estratégia para planejar o melhor momento para o processo.
A explicação para isso é bem simples: a sua loja virtual pode ficar algum tempo fora do ar. Sendo assim, avalie seus dados de vendas e escolha um horário de baixa procura — na madrugada, por exemplo.
5. Mantenha um backup da loja antiga
Todo cuidado é pouco na hora de migrar de plataforma de e-commerce. Afinal, você deseja garantir que tudo ocorra bem e que seus dados sejam transportados em segurança.
Porém, mesmo com todas as precauções, imprevistos e falhas podem ocorrer. Nesse caso, para evitar maiores transtornos, mantenha o backup da sua loja antiga.
Essa prática preventiva pode salvar sua loja virtual. Em caso de problemas e erros, sua equipe ainda poderá acessar o antigo sistema e recuperar informações.
6. Encontre um bom fornecedor
Por fim, é preciso se unir a bons parceiros. Na verdade, a escolha do fornecedor adequado pode tornar todo o processo muito mais rápido, simples e seguro.
A dica é pesquisar e avaliar com atenção as plataformas de e-commerce à sua disposição. Depois disso, escolha uma empresa que tem uma tecnologia eficiente e que:
- Seja capaz de escalar o seu negócio;
- Possa ser personalizada de acordo com suas demandas;
- Facilite a experiência de seus clientes.
Além disso tudo, observe o suporte oferecido pelo fornecedor. Em geral, é válido contar com um plantão para situações emergenciais e atualizações periódicas. O foco é ter sempre o melhor recurso operando.
Viu só como é possível migrar de plataforma de e-commerce sem enfrentar problemas? Como dissemos, a troca do sistema pode ser necessária em diversas situações. A boa notícia é que isso não precisa gerar perdas de vendas ou deixar o site off-line. Para evitar esses problemas, basta tomar os cuidados apresentados e contar sempre com o apoio de um fornecedor eficiente e experiente.
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