Marketing para e-commerce

Marketing para e-commerce: Conheça as 7 estratégias que mais geram resultados

Marketing para e-commerce: Conheça as 7 estratégias que mais geram resultados

Investir em marketing para e-commerce é fundamental para ampliar a visibilidade da sua marca e atrair clientes. Confira as principais estratégias!

 

Não investir em marketing para e-commerce é um erro que pode ocorrer com muitos lojistas que ainda não conhecem a importância dessa tática para o desenvolvimento da sua empresa.

Você pode colocar a sua loja virtual no ar, cuidar do atendimento, escolher bons fornecedores e se preocupar com a logística para a entrega. No entanto, sem investir em estratégias de marketing adequadas, pode acabar com os produtos encalhados no estoque.

Por isso, nesse artigo, você vai conferir as principais estratégias de marketing para e-commerce. Você pode escolher quais delas são mais importantes para o segmento em que atua e então colocar as mãos à obra! Boa leitura!

 

Veja 7 estratégias de marketing para e-commerce

 

A seguir, você vai ver 7 dicas para construir a estratégia de marketing para e-commerce. Quando esse tipo de estratégia é bem direcionada, você pode aumentar a visibilidade da sua empresa, fortalecer a sua marca e gerar engajamento com o público-alvo. Confira!

 

1. Conheça o seu público

 

Para começar, a primeira estratégia de marketing para alavancar as vendas é conhecer bem o seu público-alvo. Por isso, saiba quem são os consumidores que podem se interessar pelos seus produtos.

Você pode identificar os clientes por gênero, idade e estado civil, por exemplo. Também é importante ter informações sobre o lugar onde moram, a renda e a ocupação dos seus compradores em potencial.

Bem como é fundamental conhecer os comportamentos de consumo desse tipo de cliente e verificar os meios de comunicação que utiliza para obter informações no dia a dia.

Do mesmo modo, a sua loja precisa conhecer as necessidades desse público, a fim de compreender de que maneira os seus produtos podem solucionar as suas dores. Sendo assim, as estratégias serão conduzidas de uma forma mais assertiva para atingir a sua audiência.

 

2. Defina o seu posicionamento

 

Mais uma etapa importante é definir o posicionamento da sua marca. Esse é o momento em que a sua empresa pode estabelecer um lugar no mercado em que atua e se diferenciar em relação à concorrência.

É necessário avaliar quais são as características mais marcantes que o seu e-commerce apresenta, assim como os valores que sustenta. Desse jeito, o seu público pode identificar os princípios que a sua marca defende e analisar se esses conceitos também estão alinhados com o que deseja.

 

3. Aposte em marketing de conteúdo

 

O marketing de conteúdo se trata de uma estratégia baseada na elaboração de materiais relevantes para o seu público. O objetivo é despertar o engajamento dos seus clientes em potencial e desenvolver a sua rede de clientes.

Com isso, o conteúdo não é criado com o foco na venda, mas sim em levar benefícios para o seu público. Nesse sentido, é fundamental que o conteúdo sirva para solucionar as dores da audiência.

Para isso, é necessário definir a sua persona, que corresponde a um perfil ideal de cliente, com características específicas. Além do mais, essa estratégia requer um planejamento para a criação do conteúdo e a distribuição do material, em canais como as redes sociais e o e-mail.

 

4. Invista em mídia paga

 

O investimento em mídia paga é uma opção para conseguir aumentar o tráfego no site do seu e-commerce de um jeito mais acelerado. Dessa forma, você pode obter melhores resultados para a sua loja no ranking de buscadores, bem como atrair mais clientes para comprar os seus produtos.

Entretanto, é importante ter atenção para que o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) não fique elevado a longo prazo. De outro modo, é interessante investir em métodos de Search Engine Optimization (SEO), que pode ser traduzido como otimização para motores de busca.

 

4. Adote estratégias de e-mail marketing

 

O e-mail marketing, por sua vez, é uma estratégia que tem o objetivo de formar um relacionamento com o seu público. Dessa maneira, você pode se comunicar com um alto número de contatos com um investimento baixo.

Também é possível elaborar uma tática para personalizar o envio de materiais. Você pode personalizar o envio de ofertas do seu e-commerce conforme a idade, o gênero e o local onde os seus contatos vivem.

Para colocar essa estratégia em prática, você pode criar uma lista de e-mails a partir da permissão dos seus clientes, em formulários disponíveis no site ou no blog do seu e-commerce.

 

6. Esteja presente nas redes sociais

 

A presença da sua empresa nas redes sociais é outra estratégia que não pode faltar em seu planejamento de marketing para e-commerce. Em primeiro lugar, é bom saber quais são as redes mais usadas pelo seu público-alvo. Além do mais, se o seu e-commerce for iniciante, é melhor definir algumas redes para priorizar.

Desse modo, depois de criar as páginas nas redes sociais, elabore um calendário de publicações para conquistar frequência e construir autoridade para a sua marca. Também aproveite esse canal para prestar atendimento aos seus clientes e estar disponível para tirar dúvidas.

 

7. Utilize marketing com influenciadores digitais

 

Mais uma maneira de ampliar o alcance do seu e-commerce junto a sua audiência é adotar táticas de marketing para e-commerce com influenciadores digitais. Nesse sentido, essa estratégia busca identificar pessoas que geram conteúdo relevante para o seu público.

Com efeito, os influenciadores podem recomendar o seu produto nas redes sociais ou em blogs, por exemplo. Para isso, é possível que os influenciadores cobrem para fazer a indicação ou aceitem fazer uma permuta. Você ainda pode enviar produtos para um deles e aguardar que faça uma publicação de forma espontânea.

 

Conheça a Leancommerce

 

A Leancommerce é uma plataforma de e-commerce que permite flexibilizar a operação do seu negócio. Você pode aproveitar vantagens como a unificação dos canais de venda, o painel administrativo intuitivo e o checkout transparente com os principais meios de pagamento.

Outro benefício da plataforma é a geração de relatórios analíticos de uma maneira rápida. Também é possível realizar integrações com as principais empresas de logística e com ferramentas de marketing.

Gostou de aprender estratégias de marketing para e-commerce que geram resultados? Aproveite para ler outro artigo do blog do Leancommerce e saiba por que investir na técnica de copy para e-commerce!