M-Commerce e Responsividade: Entenda as diferenças entre esses termos

M-Commerce e Responsividade: Entenda as diferenças entre esses termos

M-Commerce e Responsividade: Entenda as diferenças entre esses termos

Saiba quais são as diferenças entre os termos m-commerce e responsividade

O m-commerce é um modelo de comércio eletrônico planejado e desenvolvido para aprimorar o processo de vendas realizado por meio de dispositivos móveis.

Que os novos hábitos de consumo vêm revolucionando o mundo dos negócios, não temos dúvidas. Para continuar crescendo em um ambiente tão competitivo é preciso não só acompanhar tendências, mas proporcionar aos clientes a melhor experiência possível e é por isso que o m-commerce é uma excelente aposta.

 

Nesse cenário, não importa o quão atualizada é a sua empresa, sempre haverá uma forma de aprimorar a jornada de compra. É o que acontece no m-commerce, por exemplo, que representa um dos processos de vendas mais utilizados nos dias de hoje.

 

Ainda com dúvidas sobre ele? Para sua empresa não ficar de fora, trouxemos as principais informações sobre o tema e os motivos para investir nesse modelo. Acompanhe!

Entenda os termos: M-Commerce e Responsividade

Afinal, o que é m-commerce?


O termo m-commerce é a abreviação de mobile commerce — um modelo de comércio eletrônico voltado para dispositivos móveis. A história desse segmento tem início com a venda de produtos digitais, como aplicativos, jogos e ringtones. Mas, hoje, envolve um leque diversificado de produtos.

 

É um ramo que se desenvolveu rapidamente, sobretudo em razão da popularidade dos smartphones e, consequentemente, da conectividade com a web. Então, as empresas aproveitaram a oportunidade para atrair e conquistar consumidores.

 

Afinal, esses dispositivos se tornaram quase que uma extensão do corpo humano. Então, interfaces amigáveis e sistemas de pagamentos seguros foram adotados, gerando segurança suficiente para alavancar as vendas no formato mobile.

 

E, de fato, o investimento vem rendendo bons resultados. Segundo o InfoVarejo, a estimativa é que, até o final de 2021, o m-commerce represente cerca de 54% de todo o comércio eletrônico nos Estados Unidos.

 


Como ele funciona?


O funcionamento do mobile commerce acontece por meio de 3 pilares essenciais: aplicativos, redes sociais e navegador.

 

Assim, quando falamos em apps, significa que a empresa precisa desenvolver um aplicativo próprio, para que os clientes façam o download, realizem seu cadastro e executem todo o processo de compras dentro deste aplicativo.

 

Para as vendas feitas a partir das redes sociais, as plataformas criam uma espécie de loja virtual na página da empresa. Geralmente, você clica no produto que deseja e é direcionado para a página de compra, ou para aplicativos de mensagem, onde é feita a negociação e pagamento. É a forma menos burocrática para o cliente.

 

Já o recurso do navegador é a opção mais básica do m-commerce. Nesta alternativa, o consumidor precisa abrir o navegador do celular e acessar o site da empresa.

 

Trata-se de um caminho um pouco mais longo em termos de mobile, portanto, além de uma estrutura responsiva, é importante contar com uma plataforma interessante e agradável, que permita a conclusão ágil das compras.

 


Qual a diferença entre m-commerce e responsividade?


A principal diferença entre o m- commerce e a responsividade está no planejamento da infraestrutura, ou seja, os códigos de programação mobile estão focados apenas nos usuários de dispositivos móveis.

 

Isto é, m-commerce tem um layout planejado e desenvolvido para atender um público específico — pessoas cuja jornada de compra é feita por meio de dispositivos móveis, principalmente pelo celular.

 

Assim, a estrutura desse canal de vendas é desenhada para atender exatamente às necessidades de quem navega por esse tipo de ferramenta. Menus, botões, imagens, informações, tudo é pensado para gerar a experiência mais fluida e agradável ao usuário mobile.

 

A responsividade, por sua vez, é um é um layout que se adapta automaticamente aos diferentes tipos de tela, de modo que,a experiência do usuário não seja prejudicada quando a tela é reduzida ou diante de quaisquer mudanças durante a navegação.

 

Em termos de relevância, os dois modelos oferecem benefícios para os lojistas. Sendo assim, é necessário avaliar quais são as necessidades do negócio e também dos seus clientes.

 

Oferecer uma plataforma compatível com todas as telas contribui para a otimização de SEO e posicionamento no Google. Além disso, a responsividade é um investimento de menor custo para empresa, pois utiliza o mesmo código do desktop. Sites responsivos são mais leves e de carregamento mais rápido.

 

Considerando o crescimento significativo das vendas via dispositivos móveis, a estratégia do mobile commerce é uma medida obrigatória, não se trata de uma tendência. No entanto, a responsividade também tem um papel importante na satisfação do consumidor. A verdade é que não existe um sistema melhor que outro, eles são complementares.

 


Quais são as vantagens do m-commerce?


Para quem ainda tem dúvidas se vale a pena implementar o formato m-commerce nas suas operações, aqui estão alguns dos benefícios colhidos pelos negócios em geral.

 


Aumenta o volume de vendas


A experiência do usuário é um fator crucial para o sucesso de qualquer empresa. Nesse sentido, o m-commerce significa a facilidade de poder comprar em poucos cliques, onde quer que esse cliente esteja.

 

Para o consumidor, é muito mais prático comprar pelo celular, que normalmente está do seu lado, do que ligar um computador e acessar o site da loja em busca dos produtos que necessita.

 

A prova disso é que, de acordo com uma pesquisa da Mobile Time e Opinion Box realizada no ano de 2019, 85% dos brasileiros com smartphone fizeram compras online a partir dos seus dispositivos.

 

Portanto, desenvolver um bom trabalho no modelo mobile commerce aumenta o potencial de alcance da marca, e torna sua capacidade de conversão de vendas mais eficaz.

 


Maior satisfação dos clientes


O m-commerce permite que a empresa ofereça recursos personalizados no atendimento ao cliente, como:

 

  • Envio de notificações de promoções;
  • Informativos sobre novidades;
  • Troca de mensagens rápidas e até mesmo sugestão de compra de produtos.


Logo, além de estimular as vendas, esses detalhes também fazem com que os clientes se sintam especiais e mais satisfeitos em relação ao serviço prestado pela loja.

 

Como você pôde ver, o mobile commerce é uma estratégia que está bastante alinhada com os novos hábitos de consumo. Ainda, oferece recursos e ferramentas ideais para aproximar seu negócio do público-alvo.

 

Mais do que um bom atendimento, o m-commerce proporciona maior conveniência, facilidade de acesso e experiências únicas que contribuem para a fidelização de clientes.


E então, gostou do artigo? Agora que você entendeu a importância de investir no mobile commerce, aproveite para descobrir como as
soluções Leancommerce podem contribuir para o sucesso do seu negócio!