Live Commerce

Live Commerce: entenda o que é essa nova tendência do e-commerce

Live Commerce: entenda o que é essa nova tendência do e-commerce

Descubra como utilizar os canais digitais para trazer mais resultados ao seu negócio, investindo na estratégia de live commerce.

 

Que a transformação digital tem revolucionado cada vez mais as empresas, não é novidade. A grande questão é como usar a tecnologia e os ambientes digitais a favor do seu negócio.

Se você é do ramo do varejo ou e-commerce, é importante investir o máximo de ações na internet para atrair, engajar e fidelizar seus clientes, principalmente, utilizando as redes sociais como principal canal. No entanto, qual é a estratégia mais adequada para fazer isso?

São muitas as opções, mas uma que vem ganhando mais reconhecimento por seus grandes níveis de performance e vendas é o live commerce. Você o conhece?

Confira neste conteúdo a importância de investir nessa estratégia, além de quais as tendências para fazê-la funcionar no seu e-commerce.

 

O que é o Live Commerce?

 

Primeiramente, é importante entender o crescimento do e-commerce no país e no mundo após a pandemia. Somente em 2020, esse setor cresceu 75% no ano, segundo levantamento da Mastercard SpendingPulse.

Com mais pessoas comprando on-line, as empresas precisam se planejar para criar ações que atraiam a atenção desses espectadores. Desse modo, as lives são ferramentas que cresceram muito com a pandemia, devido sua oportunidade de interagir “ao vivo” com seus seguidores e potenciais clientes.

Isso não é uma coincidência, ao passo que assistir vídeos sempre foi uma das escolhas preferidas das pessoas ao comprar produtos.

Logo, o live commerce surgiu para complementar essa ideia e trazer mais resultados para as empresas. Nascido na China, esse formato tem o objetivo de otimizar a tomada de decisão do cliente.

Como? Usar uma estratégia de divulgação de produtos e serviços ao vivo com os espectadores, com o intuito de estabelecer confiança entre produto e cliente, aumentando as possibilidades de venda.

Lembre-se que uma das maiores objeções do e-commerce é o distanciamento que existe entre o cliente e o produto, pois é tudo de forma digital, sem o “cara a cara” das lojas físicas.

Através do live commerce, esse sentimento é suprido, pois as pessoas assistem a um especialista falando do produto e está ali pronto para ouvir seus feedbacks e dúvidas que vão fazer a diferença para terem certeza sobre sua compra.

 

Quais são suas vantagens?

 

Dentre as principais estão:

  • Maior engajamento do vendedor/apresentador com o cliente;
  • Aumento nas possibilidades de fechar uma compra;
  • A possibilidade de monetizar as lives, com ferramentas de pay-per-view e doações on-line;
  • Melhor experiência de compra;
  • Maior fidelização dos clientes;
  • Aumento da visibilidade e autoridade da marca, com, por exemplo, o uso de influenciadores.

 

Será que é uma estratégia que funciona mesmo?

 

Decerto, o live commerce já é considerado uma tendência. E quem diz isso são as próprias pesquisas. De acordo com a iResearch, essa estratégia gerou 170 bilhões de dólares em todo o mundo em 2020.

Assim, a comprovação disso pode ser percebida pelas ações das grandes marcas do mercado. A Americanas é um desses exemplos. Com transmissões diárias realizadas dentro do próprio site e com a participação de famosos, a marca gerou um grande ticket médio, fazendo com que os usuários passassem mais tempo na sua página e, ainda, aumentando as chances de finalizarem a compra de um produto.

Outro exemplo foi a Dermage. A empresa de dermocosméticos fez a pré-venda de um de seus lançamentos em live em maio, oferecendo benefícios aos clientes que participassem, como o frete grátis. O resultado? Em uma hora teve 3.000 acessos no site.

 

Como usar o live commerce a favor da sua marca?

 

Planejamento. Essa é a principal resposta para a pergunta. Ademais, é necessário contar com alguns passos e dicas que podem fazer a grande diferença na sua ação. Confira 6 deles!

 

1. Defina o objetivo que o live commerce vai ter

Será para apresentar um produto novo? Tirar dúvidas sobre os principais questionamentos do SAC? Ou, quem sabe, um bate-papo com influenciadores mostrando como usar um produto?

 

2. Defina o público com quem você vai falar

Não adianta ter um produto muito legal para falar, com um apresentador carismático, se você não sabe exatamente quem deve assistir à live. Por isso, entenda quem dentro do seu perfil de cliente ideal deve assistir. Mulheres ou homens? Jovens ou adultos? Donas de casa ou CEOs de empresas? Tudo isso conta na hora que você produzir.

 

3. Crie um roteiro com todo o conteúdo que será transmitido

Escreva num papel tudo que será falado durante a live, desde as perguntas, até as respostas e o tempo que deve ser separado para responder às dúvidas. Assim, seu conteúdo ficará bem mais atrativo e engajador.

 

4. Use o marketing digital para divulgar o live commerce

Uma boa divulgação com marketing para e-commerce pode fazer a real diferença no resultado. Portanto, pense em quais canais você divulgará, crie artes atrativas e com uma identidade visual bacana, e não se esqueça de criar copies com gatilhos mentais para a persona.

 

5. Convide um influenciador ou personalidade digital para integrar a apresentação

Nem todo mundo tem o investimento necessário para isso. Caso você consiga, aproveite para usar esse influenciador ao seu favor, pois ele já tem uma comunidade com quem fala e pode atrair mais público e vendas. No entanto, pense bem em quem escolher, de forma que ela realmente já comente sobre o assunto em suas redes, ou seja, não escolha qualquer pessoa.

 

6. Ofereça promoções ou condições exclusivas para quem assistir à live

Essa estratégia também chama bastante atenção do público, pois eles ganham algo em troca por assistir.

Assim, disponibilize promoções, ou um frete grátis, ou um cupom de desconto para os 10 primeiros que comprarem, ou talvez um brinde exclusivo. Isso, além de aumentar as chances de compra, melhora a experiência de compra do consumidor e, ainda, pode fidelizar aquele cliente antigo que quer fazer uma recompra.

 

Comece agora a mudança nas vendas da sua empresa!

 

O live commerce é a nova tendência das marcas que investem no ambiente digital. Ele é uma das melhores estratégias de captação de leads e geração de vendas do mercado.

Se você planeja aumentar suas vendas neste ano de 2022, mas ainda tem dúvidas de qual a melhor opção, invista no live commerce e veja como o jogo pode realmente virar.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? A Leancommerce trabalha com diversas soluções para as empresas que buscam proporcionar melhor experiência aos seus consumidores. Entre em contato e veja como ter o diferencial no mercado.