A importância das landing pages para o e-commerce

A importância das landing pages para o e-commerce

Landing page e e-commerce juntos ajudam a complementar a jornada do cliente e diminuir as chances de os visitantes abandonarem o seu site.

 

Você sabia que o faturamento do comércio eletrônico anual já chegou aos 75 bilhões de reais? O mercado ainda ganhou mais corpo com a pandemia do Covid-19, revelando a importância de ficar por dentro de assuntos como landing page e e-commerce.

O consumo fica ainda mais aquecido em dias de Black Friday. Em 2020, as promoções movimentaram 7,5 bilhões de reais apenas durante o período. Os dias promocionais também dão pistas da importância de investir em infraestrutura digital, já que vários sites tiveram prejuízo graças às quedas provocadas pelo excesso de acessos.

“Landing page”, por sua vez, está entre os termos em inglês mais populares do mundo do marketing. Mas você sabe o que significa? Neste post, você saberá como as landing pages funcionam, como podem ser úteis no e-commerce e alguns outros pontos importantes.

Continue a leitura!

 

Como o e-commerce funciona?

 

O e-commerce envolve a compra e a venda dos produtos pela web, usando uma variedade de tecnologias. Por exemplo, mobile, transferência eletrônica, gestão de supply chain, marketing digital e por aí vai. É o setor mais importante da indústria digital e se tornou possível graças ao avanço tecnológico.

Normalmente, envolve a compra de produtos ou a contratação de serviços. Os eletrônicos comprados na Amazon são um exemplo de produto, enquanto o streaming de filmes na Netflix um exemplo de serviço. As principais áreas são o varejo, os leilões e os mercados eletrônicos.

Assim, envolve algumas dinâmicas, como compras, marketplaces, trocas on-line, intercâmbio eletrônico de dados e por aí vai. Uma das formas de classificar é por meio da natureza dos participantes. “B2C”, por exemplo, significa uma interação com o cliente diretamente. Já “B2B” é quando a venda é feita para outra empresa.

 

Vale a pena apostar no e-commerce?

 

A aposta no e-commerce pode ser certeira. Isso porque, já atinge 1,59 milhão de negócios no Brasil. Durante os anos de pandemia, as restrições fizeram com que os consumidores apostassem no modelo, gerando um crescimento no número de consumidores.

No segundo ano de pandemia, alguns pequenos negócios mudaram de posição, fazendo com que o consumo se acelerasse. Assim que os consumidores se familiarizaram com o modelo, o mercado se abriu para o surgimento de novas lojas. Desse modo, passou a impulsionar o crescimento.

Mas o cenário não é promissor apenas para os pequenos negócios. Afinal, boa parte das empresas não contam com funcionários — com tudo sendo feito pelo próprio empreendedor. Assim, redes sociais e plataformas como o Facebook, o YouTube e o Twitter ainda servem como meios de divulgação.

 

O que são landing pages?

 

As landing pages servem para a geração de “leads”, as informações de contato de pessoas interessadas nos seus produtos. As páginas geralmente contam com uma chamada que serve como uma extensão lógica do conteúdo que levou até ela. Se o link para a landing page surge em um post no blog, por exemplo, a página é projetada para atender a esse público.

Assim, há um formulário por meio do qual os usuários colocam as próprias informações e recebem acesso a um material, como um e-book, por exemplo. Essas informações são úteis para uma abordagem posterior, como por e-mail marketing. A porcentagem de usuários que fizeram a ação planejada em relação aos que não fizeram é chamada de “taxa de conversão”.

Outra forma de promover contato é exibindo o número de telefone. Mas quando o objetivo é a venda direta, a página também pode ser um caminho para o carrinho de compras. Com a landing page, você pode analisar indicadores como a taxa de cliques e de conversão.

 

Qual é a importância das landing pages para o e-commerce?

 

Landing page e e-commerce podem ser uma combinação interessante. A primeira utilidade da página é a geração de leads em comparação com o uso único da página inicial. Assim, há o direcionamento para um link mais específico, correspondendo aos interesses e necessidades do cliente.

Outro ponto forte é o aumento das conversões. Isso porque, há mais conteúdo direcionado. Desse modo, a tendência é satisfazer ao que os clientes estão procurando. As chances de permanência no site são maiores, já que as páginas iniciais frequentemente exigem um período mais longo de navegação.

Por fim, landing page e e-commerce são uma fórmula para conseguir bons insights sobre o que funciona. Aqui, você pode descobrir o que deixa os clientes no site, quais CTAs geram mais cliques ou quais promoções resultam em conversões.

 

Como fazer landing page e e-commerce darem certo?

 

Embora o crescimento do e-commerce simbolize o surgimento de mais consumidores, também é um indicativo do aumento da concorrência. Isso significa que vale ter em mente algumas boas práticas para fazer o negócio digital decolar. Você pode começar estudando bem o público-alvo. Às vezes, por meio de pesquisas de mercado.

Mas isso não é útil apenas na hora de dar os primeiros passos. Pois, criar canais de diálogos e colher o feedback do cliente também é importante. Por ser uma interação mais distante da feita pessoalmente, é útil investir em uma resposta mais precisa dos consumidores.

O conhecimento do mercado também conta, principalmente por efeito da competitividade. Procure mapear o mercado, ter boa clareza de como funciona a demanda e definir um diferencial claro. Por fim, vale apostar nos nichos, já que é um espaço que conta com concorrência menor.

Landing page e e-commerce são uma forma de explorar o mercado digital apostando em uma boa primeira impressão. As páginas acompanham os primeiros passos da jornada e ajudam a manter os visitantes no site por mais tempo.

Se a página inicial fornece uma variedade de opções aos clientes, as landing pages se concentram em um objetivo específico. Por isso, o ideal é deixar claro o que está sendo oferecido, qual é a ação induzida e quem é a marca.

Agora que você sabe a importância de trabalhar landing page e e-commerce, pode aprender sobre como manter o público no funil de vendas e levar até a conversão, criando uma boa estratégia para sua loja on-line. O blog da Leancommerce tem um texto ensinando justamente a fazer isso. Não deixe de conferir!