As promoções para e-commerce são muito importantes para atrair e fidelizar clientes. Saiba como fazer as suas com as dicas deste artigo!
Qual empreendedor não deseja aumentar seu faturamento? Por mais que as vendas estejam de dar inveja à concorrência, sempre há algo a melhorar para tornar os resultados da loja virtual mais atrativos. Por essa razão, colocar em prática promoções para e-commerce é uma excelente oportunidade para atrair mais clientes e, inclusive, fidelizá-los.
Oferecer descontos, benefícios, clube de vantagens, cashback, por exemplo, aos seus clientes são maneiras de se destacar da concorrência. Além disso, também é possível fazer com que as pessoas que nunca compraram na sua loja tenham a oportunidade de conhecer os seus produtos.
A seguir, você entenderá o porquê deve investir nessa estratégia e quais são as principais práticas que seu negócio pode seguir. Confira!
Por que investir em promoções para e-commerce?
Todo mundo adora uma boa promoção. Comprar o produto que tanto deseja por um preço acessível é algo tentador para o consumidor. Assim, ao investir em promoções para e-commerce, você consegue facilitar a venda de produtos estagnados em estoque, por exemplo.
Além disso, vale destacar que a concorrência no mercado online é acirrada. Dessa forma, as promoções aparecem como uma oportunidade de destacar a sua marca e ganhar a preferência do seu consumidor.
A partir delas, sua equipe de marketing terá dados importantes sobre os clientes que acessaram seu site, porém, não concluíram a compra, por exemplo. Com isso, é possível realizar ações de remarketing para convencer esse público de que o seu produto é o que eles precisam.
Quais as promoções que podem ser implementadas no e-commerce?
Percebeu o quanto as promoções para e-commerce são importantes? Em razão disso, você não pode deixar de implementá-las na sua loja virtual. Conheça, a seguir, as principais delas e que oferecem melhores resultados.
1. Datas comemorativas
Fazer promoções para e-commerce em datas comemorativas é algo indispensável. Afinal de contas, dia das mães, dos pais, dos namorados, entre outros, são épocas muito esperadas pelo consumidor, o qual está disposto a gastar, principalmente se lhe oferecerem um bom desconto.
Sendo assim, monte um calendário que indique as datas mais significativas do ano para o seu e-commerce e faça anúncios para avisar a sua audiência de que o dia da promoção está se aproximando.
Oferecer descontos para aniversariantes também é uma ótima ideia. Além de passar a sensação de exclusividade, você consegue fortalecer o seu relacionamento com o consumidor.
2. Cupons de descontos
O consumidor que está habituado a comprar online, sempre está a procura de um cupom de desconto. Esse tipo de promoção para e-commerce é muito fácil de implementar e é usada com muita frequência no comércio eletrônico. Para que essa ação dê certo, entenda o que você precisa fazer:
- Defina um prazo para cada cupom e não extrapole esse prazo;
- Ofereça vantagens exclusivas para os clientes escolhidos;
- Avalie ofertas diferenciadas, como a de frete grátis;
- Defina metas para a promoção, dessa maneira, fica mais fácil mensurar os resultados.
3. Up-Sell e Cross-Sell
Existem alguns produtos em sua loja virtual que, se comprados juntos, oferecem uma melhor experiência para o seu cliente? Pois bem, aqui está uma oportunidade para você incentivá-lo a aumentar suas compras do carrinho.
Essa estratégia chama-se Cross-Sell, que nada mais é que ofertas que complementam aquele produto que o consumidor já comprou ou está pronto para concluir a compra.
Também não esqueça do Up-Sell, estratégia que oferece ao cliente produtos mais caros ou até mais itens que tornam a compra melhor e, assim, incentiva o consumidor a aumentar as compras do seu carrinho.
4. Recuperação de carrinhos abandonados
Os relatórios referentes aos dados dos carrinhos abandonados são muito importantes para tomada de decisão e, inclusive, para entender o seu potencial cliente. Para minimizar esse problema é importante que a sua plataforma seja focada em conversão.
Isso quer dizer que ela precisa oferecer soluções que facilitem o checkout. Acredite, esse tipo de ferramenta auxilia muito na conclusão da compra.
No entanto, estamos falando de promoções, certo? Nesse momento, você pode usar as informações oferecidas pelo relatório de carrinho abandonado para criar ações focadas nesse público específico.
Entre em contato com o potencial cliente e reforce o apelo da venda. Cupons de descontos são ótimos atrativos, assim como uma comunicação efetiva que explique o que o cliente tem a ganhar com tal produto.
5. Promoções exclusivas para redes sociais
As redes sociais têm um potencial enorme de engajamento, por isso, elas precisam ser aproveitadas o máximo possível. Crie promoções exclusivas para quem já é seguidor da sua marca, tanto no Instagram quanto no Facebook ou Twitter. Essa sensação de bonificação ajuda a incentivar o cliente a fechar o carrinho.
Além disso, é possível aumentar a visibilidade do seu e-commerce e, com isso, melhorar a relevância das suas redes sociais. Promoções relâmpago, por exemplo, tendem a aumentar o engajamento e incentivar aquela sensação de urgência, que faz com que o consumidor compre o mais rápido possível — afinal, esse tipo de promoção é por tempo limitado.
6. Vale-presente com desconto
O vale-presente oferece tanto benefícios para a loja virtual quanto para o consumidor. Para o e-commerce porque garante a compra e para o consumidor porque permite que o presenteado escolha o que mais lhe agradar.
Portanto, se vale-presente já é um atrativo e tanto, com desconto ele se torna quase irresistível. Por exemplo: permita que as compras de vale-presente acima de determinado valor ganhem descontos automáticos em seu e-commerce. Dessa forma, as vendas de vale-presente aumentam e a sua empresa fatura mais.
7. Frete grátis
O frete, muitas vezes, é um fator determinante para a conclusão da compra. Por isso, quando o e-commerce oferece frete grátis, ele sai na frente dos seus concorrentes — mas calma! É necessário estipular um valor ou quantidade mínima para que o cliente usufrua desse benefício e ele não se torne um empecilho no seu orçamento.
Se você é responsável por um e-commerce buscando aumentar suas vendas e melhorar a experiência do cliente, nosso aplicativo é a solução ideal. Com ele, você pode transformar a maneira como interage com seus clientes, oferecendo uma experiência de compra aprimorada diretamente no mobile. Nossa plataforma permite a implantação de um novo canal de venda em apenas 20 dias, com a possibilidade de customizações exclusivas para atender às suas necessidades específicas. Clientes renomados como Lojas Rede, Ultrafarma e Iorane já estão colhendo os benefícios de nossos Apps nativos.
Não perca tempo! Agende uma demonstração agora mesmo e descubra como nosso aplicativo pode revolucionar a sua operação de e-commerce, proporcionando integração omnichannel e funcionalidades avançadas sem a necessidade de uma equipe de TI. Clique aqui e comece a escalar suas vendas hoje!
Co-fundador e CEO da Leanwork Group. Graduado em Computação pela UTFPR, com especialização em Gestão de Projetos pela UEL e mestrado em Engenharia de Software pela mesma instituição. Possui mais de 12 anos de experiência em projetos e produtos de tecnologia para grandes empresas do varejo brasileiro.