10 dicas matadoras para oferecer uma ótima experiência de compra no e-commerce

10 dicas matadoras para oferecer uma ótima experiência de compra no e-commerce

10 dicas matadoras para oferecer uma ótima experiência de compra no e-commerce

Uma boa experiência de compra do e-commerce leva em conta condições como o valor do frete e a agilidade de navegação da plataforma. Veja 10 dicas!

 

A experiência de compra envolve uma soma de fatores relacionados ao seu e-commerce. Oferecer uma boa ferramenta de busca e facilidade para os clientes entrarem em contato são alguns deles.

Só para exemplificar, 32% dos consumidores dizem que deixam de fazer negócios com uma empresa depois de uma experiência negativa. É o que diz uma pesquisa da empresa de consultoria e auditoria PWC.

Assim sendo, nós explicamos, neste artigo, as 10 principais dicas para você dispor de uma melhor experiência de compra para o seu cliente. Confira a seguir!

 

Por que oferecer uma excelente experiência de compra no e-commerce

Uma boa experiência de compra começa no relacionamento com as pessoas. É bom lembrar que, na sua loja virtual, você não consegue ter o mesmo “olho no olho” que os vendedores têm na loja física. Assim, o cliente precisa ser envolvido de outras formas.

Quando o seu e-commerce apresenta o produto com clareza de detalhes, além de fotos e vídeos de qualidade, ele pode se sentir mais atraído para comprar o item. É importante encantar o consumidor com uma experiência de compra descomplicada.

Acima de tudo, a fluidez das etapas de compra deve permitir que o usuário não encontre obstáculos. É essencial investir na simplicidade dos processos, desde a escolha dos itens do carrinho até a finalização do processo.

O consumidor também leva em conta o acompanhamento da entrega do produto e o pós-venda da loja virtual. Desse modo, a empresa fortalece o atendimento e aumenta a satisfação do cliente.

 

10 dicas para melhorar a experiência de compra do seu e-commerce

Se quiser aperfeiçoar a experiência do consumidor, o e-commerce precisa seguir os indicadores de desempenho, investir na agilidade da plataforma e viabilizar diversas formas de contato.

Para ajudar você nessa tarefa, vamos detalhar essas e outras dicas, a seguir!

 

1. Tenha atenção ao valor do frete

Uma das principais preocupações dos consumidores é o valor do frete. Quanto mais alto o preço da entrega, maior a chance de reclamações sobre a compra. É o que aponta a pesquisa Webshoppers 43, da consultoria Ebit/Nielsen, em parceria com o Bexs Banco.

O estudo mostrou que apenas 5,9% dos consumidores que obtiveram frete grátis fizeram alguma reclamação. Já 15,7% daqueles que pagaram mais de R$199,99 pelo frete realizaram contestações.

 

2. Ofereça diversidade nas formas de pagamento

Proporcionar variedade nos métodos de pagamento também é fundamental para atingir um maior número de perfis de clientes. Dessa forma, diminuem as chances de o consumidor desistir da compra e buscar o concorrente.

Ao investir na diversidade das formas de pagamento, você ainda aumenta a probabilidade de contribuir com as taxas de conversão. Caso o cliente tenha o crédito recusado, pode tentar outros meios até concluir a compra.

 

3. Faça uma boa gestão dos processos

A organização dos processos internos e o estabelecimento de padrões para cada fase do fluxo de trabalho contribui para a melhoria da experiência de compra. Desse modo, você evita imprevistos que podem surgir devido à falta de planejamento.

 

4. Acompanhe as métricas

É essencial criar indicadores, como taxas de recompra e de conversão de vendas, para monitorar os resultados do seu e-commerce. A partir disso, é possível direcionar estratégias para aperfeiçoar os índices.

Por exemplo, um indicador de conversão baixo pode apontar falhas como a utilização de imagens pouco atrativas aos consumidores. Então, você pode focar os esforços na melhoria das fotos e dos vídeos que ilustram os produtos.

 

5. Facilite os canais de contato

Outro erro que pode prejudicar a satisfação do consumidor é a ausência de pontos de contato no decorrer do processo de compra. Por isso, as formas de comunicação com a sua loja online precisam estar acessíveis na página, para que o usuário tire as dúvidas.

 

6. Invista na agilidade da navegação

Apresentar um site mais rápido e intuitivo para o seu cliente também ajuda a eliminar as chances de perder oportunidades de negócio. Portanto, é fundamental deixar o acesso fácil a vários dispositivos, como os celulares e os tablets.

 

7. Controle a logística

O gerenciamento da logística é mais um ponto que pode influenciar a experiência do cliente. Os problemas na gestão podem fazer com que o consumidor compre um item que não está no estoque, ou que a sua loja entregue um produto errado.

Ademais, as falhas na organização da logística também podem acarretar no descumprimento do prazo de entrega. É provável que esse tipo de erro cause reclamações e faça com que o cliente não volte a comprar com a sua marca.

 

8. Apresente uma busca inteligente

Do mesmo modo, é importante apostar em um sistema de buscas otimizado. Quando o consumidor não consegue encontrar o que está procurando, ele pode buscar outra loja virtual, e você perde a venda.

 

9. Disponha de um checkout simples

A finalização da compra, ou seja, o checkout, também deve ser descomplicado. Evite encaminhar o consumidor para outro site para concluir a venda dos produtos do seu e-commerce.

Quando o cliente permanece no mesmo site para completar o pedido, tende a considerar que a experiência com a sua loja foi melhor. Por isso, invista na simplificação das fases da jornada de compra.

 

10. Avalie o pós-venda

Sem dúvida, cuidar do pós-venda é um ponto essencial para a fidelização do consumidor. Tenha empatia com o seu cliente e procure oferecer um bom suporte caso ele tenha algum problema depois da compra.

Por fim, você compreendeu os principais quesitos que podem oferecer uma experiência de compra excelente para o seu e-commerce. Ter um site responsivo, uma busca inteligente e variedade nos meios de pagamento estão entre os atrativos.

Cuidar do pós-venda e da logística são outros pontos importantes para alcançar esse objetivo. Da mesma forma, é essencial investir na simplicidade dos processos, para facilitar as etapas até a conclusão da venda.

Além disso, o cliente não deve encontrar dificuldades para se comunicar com a sua loja. Ao seguir recomendações como essas, a sua loja consegue dar importantes passos para desenvolver uma excelente experiência de compra ao consumidor.

 

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e entenda, também, como escolher a melhor plataforma de e-commerce.