Conheça 9 estratégias de logística para seu e-commerce

Conheça 9 estratégias de logística para seu e-commerce

Conheça 9 estratégias de logística para seu e-commerce

Sabe aquele carrinho abandonado na hora de um cliente finalizar a compra? Existem muitos fatores que podem influenciar nesse tipo de atitude. Ter uma boa estratégia de logística para e-commerce pode resolver isso.

É bem comum os donos de e-commerce terem dúvidas em relação à logística e isso acaba refletindo diretamente no bom atendimento e até na receita da empresa.

Por isso, apresentamos para você as 9 estratégias essenciais de logística para seu e-commerce. Boa leitura!

 

1. Calcule o peso cubado

O peso cubado é utilizado para mensurar a densidade da mercadoria, ou seja, calcular o espaço que ela ocupa no transporte.

Esse cálculo é feito por meio da comparação do tamanho (altura x largura x comprimento) em relação ao peso real do pacote.

Depois de descobrir o volume da carga, é necessário saber o peso total. Para isso, você precisa multiplicar o volume pelo fator de cubagem – que é determinado pelo tipo de modal utilizado: rodoviário, aéreo ou marítimo.

O peso cubado é utilizado por muitas transportadoras para calcular o valor de entrega, além disso, você precisa saber o peso cubado para expedir os pedidos e o espaço que ele ocupará em seu espaço de armazenamento.

 

2. Negocie com transportadoras

É importante que você feche bons preços com as transportadoras. Geralmente funciona da seguinte forma: quanto mais produtos enviados por eles, mais barato você pagará.

Se a quantidade de mercadorias não for suficiente para conseguir descontos, uma saída é calcular o volume de entregas. Ou seja, fazer uma projeção e assim garantir os envios com preço justo para ambos os lados.

Além disso, é uma forma de garantia para as transportadoras, uma vez que elas se tornam parceiras da sua empresa por mais tempo.

Obviamente essas transportadoras já trabalham com pequenas e médias empresas, então, entendem o seu lado.

Entretanto, se esforce para melhorar as vendas e conseguir um ótimo parceiro para as vendas futuras.

 

3. Utilize frete inteligente

O frete é uma das peças-chave de um e-commerce, isso porque é ele que faz com que uma compra seja abandonada no carrinho.

Afinal, ninguém quer pagar pelo frete quase o valor do produto. E isso acontece mais do que imaginamos.

Por isso, planeje para que seu e-commerce seja vantajoso tanto para você quanto para seus clientes.

Você pode investir em:

  • Frete fixo;
  • Frete grátis acima de um valor específico;
  • Delimitar regiões para entrega com valor fixo ou grátis;
  • Vantagens no frete para assinantes etc.

Para isso, analise minuciosamente tudo que envolve valores e a distância para que não haja prejuízo.

 

4. Tenha controle do estoque

Controle de estoque é parte importante para qualquer negócio, e para lojas de e-commerce ele deve ser bem pensado para evitar prejuízos.

Um bom controle de estoque é sinônimo de lucratividade, pois é por meio de estoque eficiente que você tem conhecimento real dos produtos, além dos investimentos necessários.

Organize o espaço da melhor forma possível, se necessário, utilize um software de gestão de estoque.

 

5. Rastreie os produtos enviados

Outra dica é fazer o rastreamento dos produtos que são enviados aos seus clientes.

Monitorar a mercadoria pode auxiliar você a identificar possíveis problemas na entrega, verificar se os produtos estão dentro do prazo.

Seu cliente se sentirá importante, uma vez que isso demonstra a preocupação da empresa em todas as etapas da jornada de compra dele.

 

6. Defina prazos reais de entrega

Imagina só apresentar um prazo de entrega muito longo? Isso é outro motivo para que seus clientes desistam de finalizar a compra.

Outra situação desconfortável é apresentar um prazo que não irá cumprir. Cliente insatisfeito é uma das piores coisas que podem acontecer.

Por isso, ofereça prazos realistas e que você poderá cumprir. O que pode ser feito é apresentar um prazo um pouco maior e entregar o produto antes da data final.

 

7. Utilize logística reversa

A logística reversa é um processo que visa a troca ou devolução de produtos adquiridos pela internet.

Ter políticas que atendam essa necessidade do cliente também faz parte de uma boa estratégia de logística e de atendimento ao consumidor.

Além disso, esse tipo de atendimento está previsto em lei, no Código de Defesa do Consumidor. Então, é necessário pensar muito bem nessa etapa.

 

8. Analise a rentabilidade dos produtos sem o valor de frete

Aqui é necessário avaliar se as mercadorias são vantajosas para venda online, isto é, analisar se o frete a ser pago por elas vale a pena.

Dessa forma, leve em consideração alguns pontos para análise:

  • O tamanho do produto já embalado;
  • O valor do produto;
  • O peso do produto já embalado;
  • A embalagem é padrão ou não;
  • A média de produtos vendido;
  • A Quantidade de produtos entregues por região;
  • O tempo de espera que o consumidor está disposto a aguardar.

São muitos detalhes para uma logística eficiente de e-commerce, por isso, é necessário levantar esses pontos para análise.

 

9. Conte com um serviço de fulfillment

Por fim, contar com um serviço de uma empresa especialista em logística, conhecida como fulfillment.

Essa empresa tem papel importante no quesito logística, como:

  • Recebimento das mercadorias;
  • Armazenamento;
  • Gestão de estoque;
  • Importação e separação dos produtos;
  • Embalagem das mercadorias;
  • Expedição dos produtos
  • Gestão de entrega e de frete.

 

Imagina ter um operador para resolver todos esses passos para você? É uma ajuda e tanto, por isso, considere contratar esse tipo de serviço.

Além disso, com o operador de fulfillment, você tem melhores tarifas de frete, e conta com um especialista em logística para auxiliar nos processos.

Lembrando que você pagará uma taxa para uma empresa fazer toda a gestão de estoque, sem precisar se preocupar com galpão, segurança, equipamentos etc.

Uma logística para e-commerce eficiente deve contar com essas estratégias que apresentamos pra você. Mas lembre-se que para ter uma gestão que traga lucratividade as análises vão muito mais além desses 9 pontos levantados.

Por isso, pesquise bastante e veja o que é melhor para o seu negócio. Somente dessa forma, será possível ter uma gestão eficaz.

 

Quer saber mais sobre estratégias de logística para e-commerce? Leia o post abaixo:

https://www.instagram.com/p/Cc5WVYKua5v/

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