Black Friday 2022: tendências e estratégias para e-commerce

Black Friday 2022: tendências e estratégias para e-commerce

Antecipação, Live Commerce e pagamento invisível são algumas das tendências para a Black Friday 2022; saiba como se planejar e preparar seu e-commerce.

 

Faltam poucas semanas para a Black Friday 2022, o maior evento mundial de compras. No Brasil a data vem se consolidando nos últimos dois anos e, em 2022, deve contar com algumas tendências específicas – além da influência da Copa do Mundo.

 

Neste artigo faremos um panorama sobre o que esperar e como preparar seu e-commerce para a Black Friday 2022. Abordaremos os seguintes temas:

 

  • O que aprendemos com a Black Friday 2021?
  • Inflação e Copa do Mundo: como vai ser a Black Friday 2022 no Brasil?
  • Quais as tendências brasileiras de consumo?
  • Como preparar meu e-commerce para a Black Friday 2022?

 

O que aprendemos com a Black Friday no Brasil em 2021?

 

Alguns dados levantados na Black Friday brasileira de 2021 podem nos ajudar a levantar tendências e agarrar oportunidades para essa temporada.

 

Algo marcante no ano passado foi a consolidação do esquenta Black Friday no calendário nacional. O esquenta acontece na semana anterior à quinta-feira pré-Black Friday e, em 2021, teve faturamento 31% maior que em 2020. Um total de R$2,8 bilhões.

 

Os dados são da pesquisa realizada pela Nielsen IQ Ebit, que também aponta que os setores que mais venderam em volume na Black Friday passada foram eletrodomésticos, casa e decoração, moda e acessórios.

 

O horário que registrou o maior volume de faturamento no esquenta Black Friday foi das 11h às 11h59 na quinta-feira, com um valor ultrapassando R$220 milhões em compras.

 

Um pouco mais da metade das compras foi feita à vista (54%). Entre os que parcelaram, 15,4% dividiram de quatro a nove vezes e 10,6% em dez vezes.  

 

Inflação e Copa do Mundo: como vai ser a Black Friday 2022 no Brasil?

 

Para se preparar para a Black Friday, gestores de e-commerce devem levar em conta três fatores:

 

1 – Dados de 2021;

2 – Baixa no poder de consumo do brasileiro (que discutiremos mais abaixo);

3 – Copa do Mundo – é claro!

 

A Copa do Mundo está no imaginário brasileiro como o evento que “para tudo”. É uma data que mobiliza emoções e consequentemente aquece o comércio.

 

Um levantamento sobre consumo no 2º semestre de 2022, da Behup, mostra que a intenção de compra para a Copa do Mundo gira em torno das seguintes categorias:

 

Roupas e acessórios (20%)

TV, áudio e vídeo (15%)

Compras de supermercado (14%)

Calçados (12%)

Artigos esportivos (12%)

Smartphones (11%)

 

Como a grande festa começa no dia 20 de novembro, o ideal é que as marcas sigam a tendência de 2021 e antecipem a temporada de promoções.

 

Quais as tendências brasileiras de consumo na Black Friday 2022?

 

ANTECIPAÇÃO

Com base nos últimos anos, percebe-se que a temporada de compras de final de ano está mais estendida e achatada, com menos picos expressivos.

 

Em agosto de 2021, 31% dos consumidores já haviam começado as compras de final de ano, segundo levantamento do Google/Ipsos. 61% dos brasileiros afirmaram que começaram as compras com antecedência para evitar problemas de estoque e 51% desejam fazer o mesmo em 2022.

 

Com o adicional da Copa do Mundo estar marcada para o dia 20 de novembro, crie estratégias para atrair os consumidores com antecedência.

 

COMPRAS OMNICHANNEL

A abordagem omnichannel / omnicanal é o novo normal. Em 2021, apenas 12% dos brasileiros não usaram canais online para as compras de final de ano.

 

Pesquisas por “lojas de presentes perto de mim” cresceram 60% no Google Maps, o que indica forte tendência de pesquisa online, mesmo que a compra seja no físico.

 

Analise sua presença em todos os pontos de contato com o consumidor e ajuste informações para seu inventário ficar o mais acessível possível.

 

CURADORIA DE COMPRAS E PRESENTES

O excesso de informações na era digital tem gerado sobrecarga mental nos consumidores. 69% dos brasileiros recorreram ao Google para buscar ideias de presentes. 

 

Para e-commerces do varejo essa é uma oportunidade de oferecer conteúdo que facilite o processo de escolha de produtos.

 

A Sallve, marca brasileira de skincare, conta com um quiz para ajudar clientes a escolherem produtos que realmente precisam. Você também pode fazer parcerias com influenciadores ou criar conteúdos em suas redes sociais com listas para presentear cada signo ou membro da família, por exemplo.

 

Estratégias como essas encurtam a jornada de compra do seu consumidor e engajam de um jeito leve e divertido.

 

MARKETING DE VÍDEO

Os algoritmos das principais redes sociais do momento estão priorizando vídeos, por isso considere incluí-los na sua estratégia. Outro motivo para escolher o marketing de vídeo é que o formato é mais fácil de digerir e dá um descanso ao excesso de informações textuais que vemos online.

 

QUEDA NO PODER DE COMPRA

Com o desemprego e a inflação elevada, é natural que o consumo de produtos essenciais e não essenciais diminua.

 

Ainda assim, as notícias podem ser animadoras – se formos estratégicos. Em períodos como estes as pessoas aproveitam as promoções, se antecipam e se organizam para poupar.

 

Ao planejar suas estratégias para Black Friday 2022, considere esses fatores e ajuste o tom de voz da marca, estoques e pontos de contato.

 

CATEGORIAS MAIS PROCURADAS

A pesquisa da Behup indica que 50% dos consumidores pretendem comprar algo nesta Black Friday. Entre os produtos mais procurados estão:

 

Roupas e acessórios (34%); smartphones (33%); eletrônicos (33%); calçados (27%); eletrodomésticos (27%); perfumes e cosméticos (26%); computadores (23%); móveis (20%).

 

A boa notícia para e-commerces é que em 2021, 49% dos consumidores brasileiros compraram apenas pela internet. Outros 31% compraram tanto online quanto em lojas físicas – índices que devem se repetir em 2022.

 

COMPRA POR IMPULSO

Mesmo com a queda no poder de compra do brasileiro, os dados levantados pela Behup apontam que há espaço para compras por impulso. Os principais gatilhos são: 

 

Frete grátis (33%); descontos acima de 50% (37%); entrega rápida (23%); e pagamento flexível (16%).

 

CREDIÁRIO DIGITAL 

Muitos nichos de e-commerce não conseguem viabilizar grandes descontos ou frete grátis. Nestes casos, um fator que pode ajudar nas vendas é a opção de crediário digital.

 

A alternativa é vantajosa tanto para o cliente quanto para o lojista. O cliente pode parcelar compras no boleto ou no pix sem juros (ou com taxas menores que as do cartão de crédito) enquanto o lojista tem o recebimento da compra garantido.

 

PIX E PAGAMENTOS INVISÍVEIS

Na Black Friday 2022, o consumidor brasileiro vai comparar e pensar mais antes de comprar. Para não perder vendas, é importante facilitar e encurtar o processo de checkout, o que chamamos de pagamentos invisíveis.

 

Certifique se o seu e-commerce está em dia com as estratégias de compras com um clique e considere conquistar mais ativações por meio de campanhas antecipadas.

 

Outro ponto a lembrar é que em 2021, 54% das compras foram feitas à vista. Por isso vale dar um estímulo e sugerir o pix para sua clientela.

 

LIVE COMMERCE

No Live Commerce, um influenciador ou apresentador da marca mostra ao vivo produtos e promoções, disponibilizando também QR code.

 

Essa estratégia combina entretenimento, marketing de vídeo e oportunidades de vendas por gatilhos, sendo uma grande aposta para a Black Friday 2022.

 

Vale a pena fazer alguns testes previamente e checar o comportamento dos seus clientes neste tipo de ação.

 

Como preparar meu e-commerce para a Black Friday 2022?

 

Ao analisar as tendências de consumo e o cenário atual você pôde visualizar quais as oportunidades e ameaças ao seu negócio. Agora é hora de colocar a mão na massa.

 

Abaixo listamos um passo a passo para você planejar suas estratégias e aumentar os lucros na Black Friday 2022:

 

1 – Analise o desempenho do seu e-commerce ano passado. Veja o que funcionou e o que poderia ser melhor;

 

2 – Liste seus diferenciais e veja quais tendências podem ser proveitosas para o seu negócio;

 

3 – Defina quais os objetivos e quais métricas serão usadas para medir o sucesso

 

4 – Desenhe um plano de marketing para cada um de seus canais e pontos de contato. Lembre-se de criar expectativas nas plataformas em que você estiver presente, como por exemplo trends no Tik Tok, email marketing, entre outros;

 

5 – Simplifique a jornada do cliente e dê atenção especial ao checkout;

 

6 – Teste o desempenho do seu site ou app;

 

7 – Otimize sua página de produtos, veja se as fotos e as descrições estão atrativas e compreensíveis;

 

8 – Teste (e reforce, se necessário) o atendimento ao cliente e ofereça suporte instantâneo.

 

Como vimos, antecipar, planejar e mensurar vai te ajudar a extrair as melhores oportunidades na Black Friday 2022. Para acompanhar mais dicas e insights sobre vendas, nos acompanhe no LinkedIn ou no Instagram.

 

Esperamos que essas informações tenham te ajudado. Desejamos sucesso e boas vendas!