Que o App commerce é um ótimo recurso para uma loja física, você já deve saber graças aos bons resultados que inúmeras marcas conquistam a cada ano ao se digitalizar. Mas, você sabia que até mesmo lojas presentes no digital conseguem expandir o alcance da marca por meio de um aplicativo? Saiba mais sobre a aquisição de usuários em app!
Cada vez mais pessoas têm smartphones em todo mundo, e, pensando em conforto e praticidade, elas utilizam aplicativos para fazer compras de uma forma mais segura e personalizável. Assim como é vantajoso para o cliente, também é para as lojas, que dispõem de estratégias para aumentar o número de clientes e de vendas.
A loja de vestuário, Iorane percebeu isso e, com o app commerce, aliada a uma estratégia sólida, a marca conseguiu alcançar um número significativo de downloads no app. A loja que ainda não tinha o aplicativo, conseguiu crescer em 767% o novo canal de vendas.
O resultado também tem uma forte relação com as datas comemorativas do período, que se caracterizam como fortes momentos de consumo. Por isso, pensar em uma estratégia de marketing amarrando datas fortes para o varejo com vendas por aplicativo, pode ser uma ótima oportunidade de alavancar seus resultados.
Você pode estar perdendo muito por ainda não ter investido em um aplicativo para o seu negócio. Neste artigo, você vai ver algumas das principais vantagens desse tipo de estratégia para sua marca. Confira!
Aquisição de usuários em App nas datas comemorativas
As datas comemorativas são momentos muito importantes para o varejo, pois oferecem oportunidades únicas de atrair e engajar clientes. Com o avanço da tecnologia e o aumento do uso de smartphones, os aplicativos móveis se tornaram uma ferramenta valiosa para o sucesso do varejo em datas especiais.
Veja como o app commerce pode auxiliar na estratégia de marca, seja através da aquisição de usuários em app em datas comemorativas ou até mesmo na retenção dos mesmos.
Facilitando a experiência de compra
Uma das principais vantagens da aquisição de usuários em Apps é o alto número de usuários satisfeitos. Com um aplicativo instalado em seus smartphones, os clientes podem navegar e comprar produtos de forma rápida e conveniente, sem precisar visitar uma loja física ou utilizar um computador.
Os aplicativos oferecem uma experiência de compra simplificada, permitindo que os usuários encontrem produtos, vejam detalhes, comparem preços e façam transações com apenas alguns toques na tela.
Além disso, muitos aplicativos também disponibilizam recursos como filtros de pesquisa avançados, recomendações personalizadas e opções de pagamento seguro, tornando a experiência de compra ainda mais agradável e eficiente.
Imagine em um momento como o Natal, em que lojas estão lotadas de clientes, seja lidando com os vendedores ou nas filas de pagamento nos caixas. Com o aplicativo, sua loja com certeza irá facilitar toda a operação, a deixando mais lucrativa e menos sobrecarregada nos pontos físicos.
Assim, você consegue implementar uma estratégia de atendimento e vendas multicanal. Isso contribui caso o cliente queira fazer compras ou tirar dúvidas por sites, aplicativos e lojas físicas. Assim, você terá diversos benefícios como:
- Fortalecimento da marca
- Fidelização de clientes
- Aquisição de usuários em app
- Mais oportunidades de vendas
Ofertas exclusivas e personalizadas
Outra vantagem significativa dos aplicativos é a capacidade de fornecer ofertas exclusivas e personalizadas aos usuários. Por meio dos apps, as empresas podem enviar push notifications com promoções especiais, descontos exclusivos e brindes para os clientes.
Essas ofertas podem ser direcionadas com base no histórico de compras, preferências do usuário e localização geográfica, o que aumenta as chances de conversão e fidelização.
Ao receber ofertas personalizadas, os clientes se sentem valorizados e são incentivados a explorar as opções de compra oferecidas pelo varejista.
Além disso, as notificações push permitem que as empresas comuniquem informações relevantes sobre datas comemorativas, como horários de funcionamento estendidos, eventos especiais e novos lançamentos de produtos.
Você também pode considerar oferecer vantagens especiais para determinadas regiões do Brasil, seja um frete grátis ou uma entrega expressa. Em datas comemorativas como dia das mães, dos pais ou até mesmo dia das crianças, isso pode salvar o presente de um cliente.
Engajamento e interação com os clientes
Os aplicativos também possibilitam um maior engajamento e interação entre o varejista e os clientes. Por meio de recursos como chat ao vivo, avaliações de produtos e seções de comentários, os clientes podem se envolver ativamente com a marca, fornecer feedback e compartilhar suas experiências de compra.
Essa interação direta com os clientes ajuda a construir relacionamentos sólidos, fortalecer a confiança na marca e obter insights valiosos para aprimorar os produtos e serviços oferecidos.
Além disso, os aplicativos também podem incluir recursos de gamificação, como programas de fidelidade, cashback, desafios e recompensas, que incentivam os usuários a retornarem ao aplicativo e a se envolverem com as promoções e atividades especiais relacionadas às datas comemorativas. Isso cria um senso de comunidade e pertencimento, além de estimular a participação dos clientes de maneira lúdica e divertida.
Como investir em um App muda o jogo?
Tenha a plena convicção de que investir em um app mobile para sua loja de varejo, será muito vantajoso não apenas para você, mas também para o cliente. Assim, seu branding se beneficiará significativamente de uma cultura customer centric, em que a digitalização favorece o usuário em diversos aspectos.
Como dissemos anteriormente, as datas comemorativas podem ser momentos chave para a aquisição de usuários em app, e você pode incentivar downloads do app oferecendo condições especiais ou outros benefícios aos clientes.
Lembre-se que já estamos quase indo para o segundo semestre de 2023, com datas comemorativas importantes como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.
Segundo Caroline Rigel, Gerente de E-commerce da Iorane:
“A nossa experiência com a Leanwork tem sido surpreendente! Um time preparado para nos atender com agilidade, competência e proatividade! O Lean App é o modelo de aplicativo que buscávamos no mercado, com ótimo custo benefício para o lojista, curto prazo de desenvolvimento e integração completa com a VTEX! Em poucos meses de parceria, já pudemos perceber a alta taxa de downloads pelos usuários, o que nos permitiu fidelizar e segmentar ainda mais o nosso público alvo.Sem falar da ótima navegabilidade e recursos que o app na Leanwork nos possibilita! 100% Satisfeitos! Parabéns ao time Leanwork!”
O LeanApp possui integração nativa com a plataforma VTEX, o que significa que as empresas que utilizam essa plataforma de e-commerce podem ter um aplicativo desenvolvido em até 20 dias, após a aprovação do projeto pelo cliente.
Se o cliente estiver integrado a outra plataforma, a Leanwork trabalha em conjunto para identificar as principais necessidades e encontrar a solução mais adequada para atender aos requisitos específicos.
Você sabia que a maioria dos consumidores prefere fazer compras pelo celular? Com nosso aplicativo para e-commerces, você pode oferecer aos seus clientes uma experiência de compra mobile de alto nível, aumentando o engajamento e as vendas. Nossos aplicativos nativos são personalizados e podem ser implantados em até 20 dias, sem a necessidade de uma equipe de TI, graças à nossa integração omnichannel e funcionalidades exclusivas.
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Co-fundador e CEO da Leanwork Group. Graduado em Computação pela UTFPR, com especialização em Gestão de Projetos pela UEL e mestrado em Engenharia de Software pela mesma instituição. Possui mais de 12 anos de experiência em projetos e produtos de tecnologia para grandes empresas do varejo brasileiro.