Os aplicativos para e-commerce são fundamentais, pois ajudam as empresas a venderem mais e a alcançarem mais clientes.
Você sabe qual é a importância de contar com um aplicativo para o seu e-commerce? Não é segredo para ninguém que vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada.
Além disso, também é bastante comum as pessoas se conectarem à internet por meio dos smartphones. Trata-se de uma grande praticidade, pois muita gente vai ter a oportunidade de acessar a internet em diversos locais e isso acontece devido à portabilidade dos celulares.
Nesse contexto, os aplicativos são bastante úteis, não é mesmo? Contando com os apps na sua loja virtual, você alcançará mais clientes e tende a vender mais.
Imaginamos que você esteja interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos como funciona um app para vendas e destacamos sobre as principais vantagens de contar com um aplicativo. Então, continue com a gente!
Como funciona o app para lojas virtuais?
De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, três em cada quatro brasileiros tinham acesso à internet e o celular era o equipamento mais utilizado.
No meio rural, 97,9% das pessoas com mais de 10 anos usam celular para acessar a internet. Na região urbana, por sua vez, o percentual é de 98,1%.
Nesse contexto, ter uma conexão direta com o cliente por meio da utilização de aplicativos pode ser bastante relevante para as lojas virtuais.
Isso porque, a pessoa que baixa o app do seu e-commerce no smartphone poderá conhecer os produtos vendidos na sua empresa. Com isso você terá a chance de enviar notificações push, entregando com exclusividades promoções exclusivas ou novos serviços disponibilizados.
Desse modo, podemos dizer que os aplicativos ajudam a aproximar a sua empresa dos clientes e, consequentemente, contribuir para aumentar o número de vendas do seu negócio.
Quais as vantagens de contar com um aplicativo para e-commerce?
Os aplicativos destinados ao e-commerce proporcionam diversos benefícios às empresas do setor. Entre eles estão a melhora da experiência do cliente, a utilização do engajamento, o ganho de credibilidade para loja virtual e o fato de deixar o cliente preparado na jornada de compra.
Pensando na importância desse tema, na sequência do post destacamos sobre esses aspectos positivos logo abaixo.
Melhora a experiência do cliente
Com um aplicativo destinado às lojas virtuais torna-se possível otimizar a experiência do cliente. Isso porque, a ferramenta proporciona uma melhor usabilidade ao usuário se compararmos com navegação de um site.
No entanto, para que isso aconteça é necessário que o aplicativo apresente funcionalidades e oriente o cliente para o processo da jornada de compra.
Desse modo, é uma boa prática evitar funcionalidades em excesso, pois podem deixar o aplicativo pesado demais e até sem sentido. Além disso, o excesso de funcionalidades pode confundir a pessoa, gerando uma experiência menos intuitiva.
Otimiza o engajamento
Outro aspecto positivo do aplicativo destinado ao e-commerce é que a ferramenta possibilita com que o cliente possa interagir de maneira mais rápida e adequada com a sua empresa.
Desse modo, a sua empresa tende a gerar mais valor e também a estimular um maior engajamento das pessoas com a companhia.
Isso acontece porque, caso a pessoa esteja interessada, ela vai fazer o download do aplicativo e tende a ficar mais tempo conectada se compararmos com o site — inclusive aqueles que são responsivos e preparados para dispositivos móveis.
Garante credibilidade à loja virtual
As lojas virtuais que contam com aplicativo focam em transmitir uma boa experiência para o cliente e também tendem a ter maior credibilidade por parte das pessoas.
Os apps são mais que uma alternativa para os indivíduos possam comprar os produtos. Desse modo, assegura maior segurança para o cliente fazer uma compra, pois ele sabe que se acontecer algum problema com o site ou o aplicativo, a empresa vai conseguir resolver a situação por meio de um bom suporte.
No entanto, para transmitir a credibilidade é fundamental que o aplicativo tenha uma boa usabilidade. Por esse motivo, vale muito a pena contar com uma empresa de tecnologia especializada para desenvolver um bom aplicativo para seu empreendimento.
Deixa o cliente preparado na jornada de compra
Um bom aplicativo destinado ao comércio eletrônico é uma excelente oportunidade de demonstrar ao cliente que deseja ajudá-lo de alguma forma.
Dessa forma, um bom aplicativo não é desenvolvido apenas visando vender. A ferramenta também auxilia o consumidor nos estágios iniciais da jornada de compra, pois proporciona uma melhor experiência ao cliente.
Ao trabalhar dessa forma a sua companhia ajudará o cliente a encontrar o que precisa. Além disso, o seu negócio vai conseguir diminuir alguns custos como a divulgação de produtos, os gastos necessários para aquisição de novos clientes, etc.
Otimiza a retenção de clientes
Como destacamos anteriormente, os aplicativos otimizam a experiência do consumidor. Com isso, eles terão uma imagem positiva da sua empresa, inclusive podem recomendá-la aos amigos.
Além disso, os aplicativos aproximam as pessoas das empresas e com isso a sua organização vai conseguir reter mais clientes. Muito bom isso, não é mesmo?
Como é possível perceber, o aplicativo para e-commerce apresenta diversas praticidades para as empresas e clientes. As organizações poderão vender mais.
Em contrapartida, os clientes, por sua vez, terão a oportunidade de conhecer os produtos e fazer as compras rapidamente, pois só é preciso estar conectado à internet.
Essa questão é muito importante, pois vai assegurar mais flexibilidade às pessoas. Isso porque, elas poderão ter acesso aos aplicativos de qualquer local e por meio de diferentes dispositivos (smartphones, tablets, notebooks, entre outros). A portabilidade, portanto, é um dos principais aspectos positivos dos apps.
Considerando os benefícios nas quais apresentamos para você, vale muito a pena investir no desenvolvimento de um aplicativo direcionado para o seu e-commerce. A sua empresa tende a vender mais e a ampliar a base de clientes. Ambas as questões ajudarão a sua companhia a ser mais competitiva e lucrativa no mercado.
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Co-fundador e CEO da Leanwork Group. Graduado em Computação pela UTFPR, com especialização em Gestão de Projetos pela UEL e mestrado em Engenharia de Software pela mesma instituição. Possui mais de 12 anos de experiência em projetos e produtos de tecnologia para grandes empresas do varejo brasileiro.