Agile Marketing

Agile Marketing: como implementar essa metodologia no seu negócio

Agile Marketing: como implementar essa metodologia no seu negócio

O Agile Marketing contribui para a resolução de problemas focados no consumidor, sempre de forma colaborativa. Saiba como colocar em prática!

 

Você já ouviu falar sobre Agile Marketing? Se ainda lida com atrasos e outros problemas nos projetos do seu e-commerce, então, precisa conhecer essa metodologia.

Agile Marketing é um modelo de metodologia ágil para gestão de projetos. Ele utiliza curtos ciclos de trabalho, sempre com abordagem iterativa e incremental. Seu objetivo é melhorar as estratégias de marketing do seu negócio.

Quer saber como implementar o Agile Marketing? Acompanhe os detalhes para tornar sua equipe mais produtiva!

 

Entenda o que está por trás do Agile Marketing

Essa metodologia busca recursos para facilitar a organização dos processos, do começo ao fim. Ela traz previsibilidade tanto dos problemas quanto das soluções. Entretanto, não nasceu neste mundo digital.

Na década de 1960, precisamente na fábrica da Toyota, surgia o sistema Kanban — que significa placa ou tabuleta, em japonês. Ele utilizava quadros que sinalizavam as etapas do processo de fabricação, e ainda, os possíveis gargalos.

Se as etapas de um processo são elencadas de forma visual, então, fazem com que o fluxo de trabalho seja mais ágil e enxuto. Aliás, isso contribuiu para o Agile Marketing.

Com o objetivo de buscar melhores práticas para o desenvolvimento de programas e sistemas, em 2001, o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software aplicava os seguintes conceitos em oposição, do menor para o maior valor:

  • Indivíduos e interações x Processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento x Documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente x Negociação de contratos;
  • Responder às mudanças x Seguir um plano.

 

Os conceitos acima foram criados para equipes de tecnologia da informação, entretanto utilizados por 20 pensadores do marketing que se reuniram por alguns dias para formular o Manifesto do Agile Marketing.

A reunião, conhecida como Sprint Zero, promoveu a criação do conceito, valores e princípios centrais do Agile Marketing. Em síntese, buscou- se as melhores maneiras de se criar valor tanto para clientes quanto para negócios.

 

Descubra como funciona o Agile Marketing

Vamos para a prática? Na metodologia Agile Marketing, todo projeto é dividido em pequenas tarefas. Desse modo, permite que cada equipe identifique as etapas e concentre seus esforços na execução.

Quando o projeto é dividido em pequenas unidades, passa a ser viável. Além disso, estimula a execução das etapas com o máximo de qualidade e objetividade até a conclusão do processo.

Também é importante salientar que, a cada entrega os impactos são avaliados com clareza e viabilizam melhorias para os próximos. Assim, elimina futuras falhas.

Note que o Agile Marketing usa e analisa dados como base para resolver problemas em tempo real, pois realiza testes e interpreta resultados no fim de cada etapa. Então, se está tudo certo, basta repetir a fórmula adiante, caso contrário deve-se aplicar a correção no que está por vir.

O objetivo do Agile Marketing é melhorar constantemente o conjunto, por isso, faz e refaz uma etapa quantas vezes for necessário. Assim, esse tipo de metodologia permite a realização de múltiplos projetos ou campanhas simultaneamente.

 

Implemente o Agile Marketing no seu negócio

O primeiro passo para implementar o Agile Marketing no seu negócio envolve incorporar o pensamento ágil da metodologia. Sendo assim, conheça agora os valores e princípios que estão presentes no Manifesto de Agile Marketing:

  • Satisfazer o cliente é a prioridade dessa metodologia. Desse modo, isso deve ser feito por meio da entrega antecipada e contínua de soluções capazes de resolver os problemas;
  • Aceitar e planejar as alterações. Assim, a equipe precisa responder rapidamente às mudanças que ocorrem no mercado, pois esta é uma enorme vantagem competitiva;
  • Entregar programas de marketing com frequência, seguindo prazos que vão de algumas semanas a alguns meses, além de estimular sempre a redução das entregas;
  • Alinhar as soluções de marketing com as equipes de vendas, negócios e desenvolvimento, para que todos falem o mesmo idioma;
  • Confiar nos profissionais e motivá-los para que criem programas de marketing cada vez melhores, proporcionando estruturas e suportes adequados;
  • Construir, medir e aprender são as principais medidas de progresso. Essas etapas formam o ciclo do feedback, que o ajudam a diminuir as chances de falhar;
  • Manter um marketing sustentável, para garantir ritmo e fluxo constantes;
  • Nunca ter medo de falhar, contudo, não errar duas vezes da mesma maneira;
  • Ter atenção contínua aos fundamentos de marketing e do bom design para aumentar a agilidade em seus projetos;
  • Ter como princípio que a simplicidade é essencial.

 

Agora que você conhece os princípios do Manifesto de Agile Marketing, estes são os valores criados no Sprint Zero:

  • Colaboração focada no cliente x Silos e hierarquias;
  • Aprendizado validado x Opiniões e convenções;
  • Planejamento flexível x Rígido;
  • Campanhas adaptativas e interativas x Campanhas Big-Bangs;
  • Processo de descoberta do cliente x Previsão estática.
  • Responder às mudanças x Seguir um plano rígido;
  • Grupo de pequenas experiências x Grandes apostas.

 

Conheça alguns exemplos de frameworks de Agile Marketing

Todos os métodos ágeis que estão relacionados ao Agile Marketing têm por objetivo orientar a gestão de projetos por meio de sistemas e ciclos pré-estabelecidos. Dessa forma, prevê situações e proporciona maior controle das atividades.

O Scrum, por exemplo, divide projetos em ciclos de duas ou quatro semanas, chamados de Sprints. Já as tarefas ficam em uma lista de backlog. No começo de cada Sprint, a equipe planeja e prioriza as tarefas que devem vir primeiro.

O Scrum é aplicado ainda na realização de reuniões diárias de acompanhamento. Nelas, verifica-se o que foi feito no dia anterior e se reforça o que fazer no atual.

Ao final de cada Sprint vem as soluções implementadas e o planejamento do próximo. O objetivo é formar um ciclo.

Sobre o Kanban, citado no começo deste artigo, ele também está presente no Agile Marketing. O sistema visual de cards funciona de forma manual, em adesivos autocolantes, ou digitalizado em sistema.

 

Veja como o Agile Marketing funciona na prática

Na prática, o quadro Kanban é dividido nas seguintes colunas:

  • Para fazer;
  • Fazendo;
  • Feito.

 

Os cards (tarefas) navegam pelas colunas conforme a evolução. No entanto, é preciso destacar a importância de definir limites de tarefas por profissional para evitar sobrecargas e falta de foco.

Já o Lean é o método que evita desperdícios e emprega apenas o necessário para a realização de cada tarefa. Por isso, identifica e elimina entraves, reforça o fluxo de trabalho para que todos entendam, aponta o que é prioridade e fornece o suporte para que todos entreguem suas atividades com o máximo de qualidade.

Para que o Agile Marketing funcione no seu negócio, você e os demais líderes devem promover essa metodologia e construir uma cultura ágil, sem perder o nível de qualidade.

Sendo assim, estude as ferramentas que contribuem para o Agile Marketing, treine as pessoas e implemente melhorias que permitam seguir os princípios e valores desta eficiente metodologia.

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