- custo de frete inesperado (28%);
- ter que criar uma nova conta (23%);
- estava apenas pesquisando (16%);
- preocupação com a segurança do pagamento (13%);
- checkout confuso (12%);
- não conseguiu achar um cupom de desconto (8%).
Como calcular a taxa de conversão para o seu e-commerce?
Como vimos anteriormente, a avaliação das taxas de conversão no comércio eletrônico representa uma das métricas essenciais para mensurar o desempenho de iniciativas como banners, anúncios, cupons e, naturalmente, mais vendas. Calcular a taxa do seu e-commerce é muito simples: não importa o tipo de conversão que esteja sendo avaliado, é necessário dividir o número de ações executadas pelo número de usuários que as realizaram – inclusive aqueles que não efetuaram a conversão – e, em seguida, multiplicar por 100. Vamos pensar em um exemplo: consideremos que, em um determinado dia, aproximadamente 2000 pessoas tenham acessado sua loja virtual, entretanto, somente 500 concretizaram compras. Nesse dia, o cálculo da taxa de conversão ficaria da seguinte maneira: 500/2000 x 100 = 25%.Como otimizar as taxas de conversão do seu e-commerce?
Agora que você já sabe como é simples calcular a taxa de conversão do seu e-commerce, está na hora de pensar um pouco sobre como você pode melhorá-la. Veja abaixo algumas dicas de como aumentar esses números:1 – Analise as suas taxas de conversão atuais
Todo gestor sabe da importância de analisar métricas para que o seu e-commerce cresça. Por isso, antes de agir para otimizar sua taxa de conversão, é preciso ter em mãos os dados reais sobre como elas estão atualmente. Dessa maneira, fica muito mais fácil estabelecer quais são as estratégias mais indicadas de acordo com as suas necessidades. Para isso, algumas plataformas de e-commerce te ajudam com dados como tráfego, taxa de conversão e abandono de carrinho. Outra opção é o Google Analytics, uma plataforma que permite você acompanhar dados como taxas de conversão, taxa de saída de uma página, pesquisas internas realizadas pelo visitante dentro do seu site, por onde ocorreram as conversões e quanto tempo ele demorou até converter. Como medir experiência?2 – Medindo o UX do cliente
A experiência do usuário é o grande triunfo para sua empresa ter competitividade entre os concorrentes do mercado. Já que abrange não só a interação do usuário com o produto (interface de uma página web ou mobile, produto físico, serviço…), mas que percorre desde o primeiro contato com a empresa até a relação pós-venda. Existem várias metodologias para entender o progresso e mensurar a interação do usuário. Apenas para exemplificar 3: Framework H.E.A.R.T, Happiness (Felicidade) e Engagement (Engajamento)3 – Pense estratégias de cupons para o usuário ao abandonar o carrinho
Os cupons de recuperação de carrinho funcionam como uma oportunidade final, muitas vezes irresistível para a maioria dos indivíduos. Distribuí-los estrategicamente, como no momento da primeira compra ou para pedidos acima de um determinado valor, pode ser altamente eficaz. Isso cria um incentivo claro para o cliente concluir a compra, percebendo um benefício tangível.4 – Mostre como foi a experiência dos seus clientes
Uma das principais dores dos e-commerces é a falta de credibilidade. Se o seu cliente não se sentir seguro para comprar no seu site ou app commerce, dificilmente ele irá finalizar a compra. Por isso, é essencial trabalhar a construção de autoridade da sua marca. Os selos de segurança são maneiras eficazes de garantir que cada transação seja segura, preservando os dados do comprador e evitando as possíveis fraudes. Parcerias com plataformas conhecidas, depoimentos reais de outros clientes, cases de sucesso. Essas são apenas algumas estratégias que você pode incluir para quebrar essa barreira natural.5 – Ofereça diversos métodos de pagamento para aumentar sua taxa de conversão
Atualmente, existem muitos meios de pagamento, e a loja que não se adapta às novas tecnologias acaba ficando para trás. É essencial adotar novos métodos para dar aos clientes essa flexibilidade. Utilizar vários métodos de pagamento faz com que seu faturamento aumente, além de diminuir as taxas de desistência de compras. Um exemplo é o PIX, que está cada vez mais popular no Brasil pela sua sua praticidade e rapidez. Com ele, os donos de negócios podem receber qualquer valor de maneira rápida sem taxas e burocracias. Para o cliente, dá a liberdade de pagar facilmente com poucos cliques e sem cobranças adicionais.6 – Defina o seu público ideal
Saber quem é o seu público é essencial para todas as etapas do seu e-commerce. Mas, quando falamos sobre otimizar as taxas de conversão, definir quem é o público-alvo da sua loja online possibilita direcionar melhor as estratégias de comunicação. Por exemplo: qual linguagem utilizar, quais conteúdos produzir, quais produtos têm boa aceitação, saber exatamente em quais canais investir, etc. Ou seja, para melhorar as taxas de conversão do seu ecommerce, é preciso personalização. Leia mais neste texto que fizemos sobre o assunto.7 – Realize conteúdos de relevância
Mais do que apenas promoções ou descontos, os consumidores buscam marcas que sejam autoridades em seus segmentos. Por isso, a produção de conteúdos como artigos no Linkedin ou vídeos no Instagram faz com que a marca se posicione melhor no mercado, aumentando a sua visibilidade, além de melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar o engajamento com a marca. Quer uma dica boa para começar? Faça uma newsletter da sua marca.Com ela é possível aumentar a taxa de conversão entre visitantes e leads, além de fidelizá-los e melhorar o relacionamento com a sua marca.8 – Fique atento ao layout da página
Como falamos antes, a aparência do seu site é muito importante para chamar a atenção dos seus clientes. Detalhes como fotos ruins, textos muito grandes ou cores muito chamativas podem atrapalhar a experiência das pessoas que estão olhando, o que faz com que mais pessoas saiam do site sem fazer nada. Para evitar isso, é importante ter um jeito de mostrar as coisas no site que seja fácil de entender, e também fazer com que as pessoas consigam chegar até onde elas podem comprar algo. Outra coisa importante é o tempo que o site demora para carregar. Quando a gente pesquisa alguma coisa na internet, a gente quer ver as respostas rápido. Se o site demorar muito para aparecer, as pessoas vão embora. Segundo uma pesquisa realizada pelo Backlinko, o tempo de carregamento do site está diretamente ligado com a taxa de rejeição do mesmo pelos usuários, e 40% deles abandonam um site que demore mais de 3s para carregar.9 – Atente-se a logística
O custo do envio é um dos principais motivos que podem impedir que as vendas aconteçam no seu e-commerce, especialmente quando os valores são altos. Uma maneira de lidar com isso é entrar em contato com diferentes empresas de transporte e estar atento aos custos e tempos de entrega. Procurar por parcerias e escolher as melhores opções dentro do que você pode gastar é uma boa estratégia. Além disso, é importante oferecer várias alternativas de envio, cada uma com um preço diferente, para que o cliente tenha o poder de escolher o que mais lhe convém. Outro aspecto crucial é a clareza das informações fornecidas, como o código de rastreamento, a política de devolução e os custos. É fundamental que tudo seja transparente e facilmente compreensível, garantindo que o cliente tenha acesso às informações necessárias de maneira segura, sem causar problemas para ele.10 – Focar nas estratégias de SEO para taxa de conversão
Quantas vezes você já foi além da segunda página de resultados do Google? Aposto que são poucas. Isso ocorre porque o Google escolhe quais conteúdos são mais relevantes e os exibe na primeira página. É exatamente nesse lugar que a sua loja online precisa estar! As estratégias de Otimização para Motores de Busca (SEO) podem ser muito úteis para alcançar resultados positivos de forma natural. Como mencionado antes, criar conteúdo valioso e bem otimizado é uma tática importante para atrair novos visitantes ao seu site e, consequentemente, aumentar as chances de conversão no comércio eletrônico. Outro aspecto crucial são as descrições dos produtos. Elas devem abranger todas as características e vantagens do que você está oferecendo. Destaque os benefícios e todas as características que tornam o seu produto único nos resultados de busca, superando a concorrência.11 – Ofereça canais de contato é fundamental para otimizar sua taxa de conversão
Durante todo o processo os visitantes terão dúvidas e muitas vezes o sucesso das suas taxas de conversão virão da solução dessas dúvidas. Por isso, é essencial que você amplie os canais de contato e deixe-os acessíveis no site. Exemplos de canais de contato:- Botão de WhatsApp;
- Redes sociais;
- Email.
- Chat
Como podemos te ajudar a aumentar a sua taxa de conversão?
Somos uma empresa de tecnologia que atua de maneira personificada e exclusiva em projetos de modernização, inovação e escala operacional, focados em entrega de resultado e novas experiências por meio de tecnologia, cultura, metodologia e equipe de alta performance. Vamos te ajudar a acelerar o crescimento da sua operação através do canal app commerce nativo, focado em aumento de receita, engajamento, experiência de consumo e performance. Escolher o aplicativo certo para sua loja virtual é uma decisão crucial que pode impactar diretamente o sucesso do seu e-commerce. Nosso e-commerce app oferece uma solução completa, com suporte técnico especializado, integração total com as plataformas WAKE e VTEX, e flexibilidade para se adaptar às necessidades do seu negócio. Imagine poder controlar toda a jornada de compra do seu cliente, desde o primeiro clique até a finalização da compra, tudo pelo celular. Com nosso aplicativo para e-commerces, isso é possível. Ele integra perfeitamente com suas lojas físicas e plataforma de e-commerce, oferecendo uma experiência verdadeiramente omnichannel. Além disso, a implantação é rápida e sem complicações, levando apenas 20 dias, e você não precisa se preocupar com a gestão de TI – nós cuidamos de tudo para você. Aproveite esta oportunidade para transformar sua operação de e-commerce. Agende uma demonstração gratuita e veja como nosso aplicativo pode ajudar a aumentar suas vendas e melhorar o engajamento dos clientes. Clique aqui para saber mais e dar o próximo passo rumo ao sucesso!Co-fundador e CEO da Leanwork Group. Graduado em Computação pela UTFPR, com especialização em Gestão de Projetos pela UEL e mestrado em Engenharia de Software pela mesma instituição. Possui mais de 12 anos de experiência em projetos e produtos de tecnologia para grandes empresas do varejo brasileiro.