Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre a importância da personalização para o mercado e-commerce (e consequentemente do app commerce). Nos últimos anos, com o crescimento de algumas grandes empresas no ramo da personalização, essa tendência ganhou ainda mais relevância. Alguns fundadores de startups do Vale do Silício gostam de comparar os seus negócios com grandes marcas como Uber, Amazon, Netflix, etc. Essas referências ocorrem porque essas marcas ganharam muito destaque representando uma estratégia: a da personalização da jornada de compra.
O argumento para a personalização é claro: o público, de forma geral, espera que as marcas as reconheçam. E conheçam os seus gostos. Na verdade, 80% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar algo se as marcas oferecerem experiências personalizadas, de acordo com pesquisa da Epsilon. Para quem trabalha com marketing, sabe que um e-mail, por exemplo, tem muito mais chances de ser aberto se estiver personalizado para um lead.
Por outro lado, a falta de personalização prejudica muito as vendas. Segundo a mesma pesquisa da Epsilon, 66% dos clientes afirmam que uma experiência não personalizada os desencorajara a finalizar uma comprar.
E tem mais: segundo números divulgados pela Forbes de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, foi constatado que 40% dos consumidores adquiriram produtos mais caros do que eles planejavam, graças a experiências personalizadas de compra.
Por isso, neste post, vamos falar um pouco mais sobre a importância dessa personalização, além de citar alguns exemplos de como você pode aplicar essa estratégia no app commerce do seu negócio.
Quer ler mais sobre a importância da personalização do app commerce? Confira:
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Entendendo a importância da personalização no app commerce
A personalização no e-commerce permite que cada cliente vire VIP na sua jornada de compra. Plataformas de personalização usam algoritmos e aprendizado para rastrear o comportamento no site e os pontos de dados do cliente em tempo real e proporcionar uma experiência única a cada visitante do site ou do app commerce. É possível personalizar desde a pesquisa no site até às recomendações de produtos, retargeting de anúncios, notificações push e até mesmo os preços.
Para isso, é necessário contar com recursos para coletar, armazenar e analisar dados dos históricos de compras dos clientes. E se você pensa que será um desafio convencer o seu cliente a compartilhar esses dados com sua base, está completamente enganado. Segundo estudo da Econsultancy, 44% dos consumidores estariam dispostos a compartilhar dados para ter uma experiência de compra mais personalizada.
A personalização do app commerce pode fazer a diferença entre os clientes escolherem entre sua marca ou do concorrente. O aspecto mais importante da personalização é que ela reduz o atrito: os clientes podem encontrar mais facilmente o que estão procurando se o algoritmo de personalização estiver bem calibrado.
Confira abaixo mais alguns benefícios da personalização no do app commerce para o seu negócio:
Mais conversões
A personalização aumenta a probabilidade de uma venda, porque você está ajudando os clientes a se livrar da confusão entre muitos produtos ofertado e encontrar exatamente o que procura. Uma página inicial personalizada tem uma taxa de rejeição mais baixa porque o conteúdo é selecionado de acordo com o endereço IP do comprador, garantindo que o idioma, a moeda e os custos de envio correspondam à localização deles.
Para clientes que estão apenas navegando nos seus domínios, você pode criar intenção de compra ao oferecer recomendações de produtos alinhados com seus hábitos de navegação. As recomendações personalizadas são projetadas para levar os clientes da conscientização para compras repetidas.
Você também pode configurar gatilhos para o abandono de carrinho para recuperar clientes. Ofertas personalizadas com limite de tempo criam um senso de urgência.
Maior fidelidade do cliente
Os melhores programas de fidelidade oferecem recompensas personalizadas em vez de resgates genéricos de pontos. Por exemplo, os clientes interessados em uma linha de produtos específica devem receber recompensas dentro dessa categoria de produtos.
Os clientes também devem ser recompensados por níveis mais altos de fidelidade (por exemplo: X número de compras repetidas dentro de 60 dias ou um valor do pedido de determinado valor). Programas de indicação recompensam os clientes de acordo com o número de indicações bem-sucedidas feitas e ajudam a aumentar a retenção e o engajamento do cliente.
Experiência do cliente aprimorada
Recomendações de produtos, promoções e ofertas selecionadas ajudam os clientes a reduzir suas opções. Quase 40% dos consumidores já saíram de um site porque foram sobrecarregados por opções excessivas, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com pessoas que compravam pelo menos 1 vez por semana pela internet.
Se você oferece uma ampla variedade de produtos que atendem a diferentes regiões do Brasil, deve fornecer uma experiência de site que permita aos clientes filtrar o conteúdo e ver recomendações selecionadas.
Vantagem competitiva.
A competição entre as marcas no e-commerce é acirrada, e muitas delas se diferenciam pelo preço. Ao oferecer uma experiência de compra personalizada, você pode atender seus clientes com ofertas direcionadas quando eles têm intenção de compra.
Melhor compreensão de seus clientes.
Dados fornecem muitos insights sobre os tipos de produtos que os clientes preferem, seus hábitos de compra e suas motivações para comprar. Você pode usar esses insights para melhorar suas estratégias de personalização e determinar quais linhas de produtos melhorar ou descontinuar.
3 estratégias de personalização do app commerce
Agora que vimos sobre a importância da personalização, vamos para a prática. Listamos abaixo três estratégias que consideramos como as mais importantes para você começar a adotar em seu app commerce. Confira abaixo.
Vitrine de recomendação no app commerce
Imagine ter um sistema de inteligência que sugere os produtos mais relevantes e propensos a serem adquiridos, tudo baseado nas características e comportamento de cada cliente. Essa é a funcionalidade oferecida pela recomendação na vitrine. Ela proporciona uma experiência personalizada, exibindo itens que se alinham perfeitamente aos gostos e preferências individuais de cada usuário. É como ter um assistente virtual de vendas que conhece cada cliente pessoalmente e entende exatamente o que oferecer para cativá-lo.
Pesquisa Inteligente:
Com o uso da inteligência artificial, a pesquisa inteligente aprimora a experiência de busca online em seu comércio eletrônico. Ela torna a navegação em seu site mais intuitiva, permitindo que os usuários pesquisem utilizando comandos de voz e até mesmo reconhecimento de imagem. Imagine a praticidade de encontrar precisamente o que deseja com apenas alguns cliques ou até mesmo através de uma pergunta falada.
Pop-ups de Retenção:
Os pop-ups de retenção são estratégicos quadros que emergem em seu e-commerce com o propósito de manter o usuário engajado. Eles surgem nos momentos oportunos, exibindo produtos e ofertas pertinentes para cada cliente.
A eficácia dessas notificações se revelam quando são empregadas estrategicamente para influenciar momentos cruciais ao longo da jornada de compra do cliente, abrangendo desde a fase de divulgação até o pós-venda.
As Push Notifications possuem uma dinâmica em que a mensagem é apresentada diretamente no dispositivo do cliente final, requerendo apenas um clique para ação – isso explica sua notável capacidade de gerar interação.
Essas pequenas janelas são oportunidades valiosas para atrair a atenção do usuário e incentivá-lo a permanecer em seu site e, claro, efetuar uma compra. Com uma abordagem personalizada e persuasiva, os pop-ups de retenção podem significativamente elevar as taxas de conversão e impulsionar suas vendas.
Ao implementar essas dicas, você estará no caminho certo para aproveitar todo o potencial de sua loja online, aumentando as vendas e a satisfação dos clientes.
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Co-fundador e CEO da Leanwork Group. Graduado em Computação pela UTFPR, com especialização em Gestão de Projetos pela UEL e mestrado em Engenharia de Software pela mesma instituição. Possui mais de 12 anos de experiência em projetos e produtos de tecnologia para grandes empresas do varejo brasileiro.