Todos os anos, a Black Friday é um período especial para o e-commerce ao redor do mundo. Por isso, é fundamental que o setor varejista inicie sua preparação quanto antes para aproveitar ao máximo as oportunidades que a data traz. Ir além de simplesmente oferecer ofertas reais e garantir a capacidade de entrega é essencial; é preciso conhecer o cliente e conquistá-lo durante todas as etapas de sua jornada de compra. Por isso, confira algumas dicas que preparamos para você aproveitar a Black Friday 2023 em seu e-commerce.
Como foi a Black Friday 2022 em números?
Embora os desafios sejam significativos, a expectativa é que a Black Friday deste ano supere a do ano anterior, que foi considerada atípica.
Segundo um estudo da Neotrust, durante a Black Friday passada, registrou-se uma diminuição de 17,4% no número de pedidos realizados, resultando em um faturamento de R$ 6,2 bilhões, representando uma queda significativa de 22,5%. Somente na sexta-feira, as vendas caíram ainda mais, atingindo um valor de R$ 3,1 bilhões, o que equivale a uma redução de 28,1%.
Além disso, a quantidade de produtos vendidos também foi impactada, totalizando 28,8 milhões, o que representa uma queda de 12,2% em relação ao ano anterior.
Essa foi a primeira vez desde o início do evento no país em que se observou uma queda nas vendas. Um dos possíveis fatores que contribuíram para esse desempenho pode estar relacionado a copa do mundo ter sido realizada durante a Black Friday, dividindo a atenção dos consumidores.
Para a Black Friday de 2023, espera-se que diversas variáveis impactem o comportamento do consumidor e a estratégia das empresas. Fatores como a taxa de desemprego, a inflação, a taxa de juros e o crescimento do PIB podem moldar a confiança do consumidor, afetando diretamente suas decisões de compra.
Com uma economia em busca de recuperação após momentos de instabilidade, os consumidores estão cada vez mais cautelosos com seus gastos.
Por isso, esse é o momento ideal para se preparar. Confira algumas dicas tendências importantes para levar em consideração esse ano.
Tendências Black Friday 2023
Com uma economia em busca de recuperação após momentos de instabilidade, os consumidores estão cada vez mais cautelosos com seus gastos. E essa tendência continuará até o período da Black Friday.
Por isso, listamos algumas ações e estratégias que vão te ajudar a ser mais assertivos neste ano, utilizando tanto lições aprendidas nos anos anteriores quanto novos insights.
Análise de resultados e métricas importantes do ano anterior
É fundamental examinar as vendas da Black Friday do ano passado no seu negócio, identificando os produtos mais vendidos, os mais lucrativos, os marketplaces com melhor desempenho e as ofertas mais efetivas. Essas informações servirão como base para replicar o que funcionou e repensar estratégias para o próximo evento.
Definição do objetivo e plano de ação para 2023
Traçar metas claras para a Black Friday deste ano é essencial para criar um plano de ação efetivo. Por exemplo, estabelecer a meta de aumentar as vendas em 10% em comparação ao ano anterior. Ou planeje uma ação efetiva para aumentar o alcance do seu negócio nas diferentes mídias, etc.
Gestão de estoque
Ter um controle preciso sobre a quantidade de mercadorias necessárias é crucial para evitar ruptura de estoque e garantir que não faltem produtos caso a demanda seja maior do que o esperado. Estratégias de gerenciamento de estoque, como a curva ABC, podem ser utilizadas para definir quais produtos terão descontos maiores e quais devem ser repostos a tempo.
Negociação com fornecedores
Com o plano de ação em mente, o lojista deve iniciar negociações com os fornecedores o mais cedo possível. Isso garantirá entregas pontuais e possibilitará a obtenção de melhores preços, o que permitirá oferecer descontos mais atrativos na Black Friday.
Contratação de ferramentas para automação
Investir em ferramentas de automação é uma excelente maneira de aumentar a produtividade e o desempenho do negócio. É importante contratar essas soluções com antecedência para garantir que estejam totalmente integradas e operacionais durante a Black Friday. Softwares específicos para e-commerces e marketplaces podem automatizar tarefas como emissão de notas fiscais, gestão de estoque, envio de e-mails e publicação de anúncios.
Separe uma verba para divulgação
A visibilidade da marca é essencial, e para isso, é necessário planejar estratégias de marketing que alcancem o público-alvo. O uso de redes sociais, como Instagram, WhatsApp e Facebook, pode ser uma excelente forma de interagir com os clientes. Mas não apenas isso. Comunicação integrada não pode ser ignorada. Traga interatividade, converse com o público, tire dúvidas e, não se esqueça, a melhor publicidade é a curiosidade. Além disso, investir em publicidade paga online, utilizando ferramentas como Google Ads e Facebook Ads, pode impulsionar o alcance dos anúncios.
Pop-ups de Recuperação de Visitantes para o pós-black
Utilizar recursos estratégicos, como pop-ups de ofertas ou convites de cadastro, pode ajudar a reter visitantes no momento decisivo da compra. Essas abordagens imediatas podem atrair a atenção do visitante e evitar que eles deixem a loja virtual sem explorar todas as possibilidades de compra. Essa estratégia, inclusive, vai te ajudar no período pós-black, nos dias seguintes, que, caso sejam bem trabalhados, pode ser uma excelente oportunidade de vendas para o seu negócio
Conheça o poder do aplicativo para e-commerce para a Black 2023
Em uma pesquisa feita pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box, no início de 2022, revelou que 81% dos brasileiros já fizeram ao menos uma compra por aplicativo nos últimos 30 dias. Esse dado mostra que o consumidor está cada vez mais conectado e buscando por uma experiência de compra mais ágil no varejo.
Outro dado interessante é que 83% disseram comprar mais atualmente via smartphone do que seis meses atrás. Uma informação também muito positiva é que 23% dessas pessoas compram por aplicativos mais de uma vez por semana. Ou seja, o aplicativo é uma ótima ferramenta para ser utilizada no varejo de moda, dado que proporciona uma experiência ainda mais completa para o usuário.
As Lojas Rede é um exemplo para essa estratégia. A marca entendeu a importância de investir nesta estratégia e, por meio do serviço de desenvolvimento de aplicativos prestado pela Leanwork, implementaram uma nova versão do mobile commerce. O resultado foi incrível: um aumento de 327% nas vendas pelo app de março de 2022 em relação ao mesmo período de 2023.
Leia mais para inspirar seus resultados na Black Friday 2023 : Lojas Rede aumenta em mais de 327% o lucro no app com a Leanwork
As compras por aplicativos deixam o usuário ainda mais à vontade para comprar online, as promoções chegam direto por push notification e a jornada de compra acaba se tornando mais personalizada, devido aos dados coletados. Fora que, a sua loja fica com a sua cara, já que o app pode ser personalizado de acordo com a identidade visual da sua loja. É um bom caminho para explorar, não é mesmo?
Assista o vídeo e entenda como LeanApp pode potencializar suas vendas:
O LeanApp é integrado nativamente com a VTEX, ou seja, empresas que possuem a plataforma VTEX para e-commerce podem ter um app em até 20 dias, depois que o projeto for aprovado pelo cliente. Entretanto, se o cliente possui integração com outra plataforma, a Leanwork alinha as principais necessidades para encontrar a melhor solução!
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Com 10 anos de expertise em tecnologia para e-commerce, a Leanwork Group já atendeu centenas de grandes varejistas. Com uma equipe composta por mais de 60 profissionais altamente qualificados, somos reconhecidos como VTEX Partner, Parceiros Wake e Great Place To Work.