Expansão digital do varejo farmacêutico demanda transformação acelerada; confira os benefícios de desenvolver um aplicativo para sua farmácia.
As compras online em farmácias e supermercados dispararam durante a pandemia e transformaram os hábitos de consumo do brasileiro. A pesquisa Consumo Online no Brasil mostra que no último ano, 78% dos brasileiros fizeram compras online em farmácias e supermercados ao menos uma vez ao mês.
O estudo mostra que a frequência de compras também mudou. 90% dos entrevistados afirmaram que as compras em aplicativos para farmácia ou supermercado mudaram de mensal para semanal durante a pandemia do covid-19.
A expansão do varejo farmacêutico para o digital traz oportunidades, mas aumenta desafios já conhecidos de quem atua no ramo. A concorrência com grandes redes é complexa e demanda agilidade na transformação digital.
Uma das maneiras de aumentar e fidelizar a clientela é oferecer um bom aplicativo para farmácia, que garanta experiência de compra memorável, programas de fidelidade, atendimento qualificado e entrega agilizada.
POR QUE DESENVOLVER UM APLICATIVO PARA REDE DE FARMÁCIA?
São muitos os motivos para desenvolver um aplicativo para rede de farmácias. Alguns dados levantados pela pesquisa mencionada acima confirmam isso:
- 89% dos entrevistados na pesquisa mencionada acima afirmaram que comprar em aplicativos para farmácia gera economia de tempo e dinheiro.
- Antes da pandemia, apenas 36% dos brasileiros entrevistados faziam compras de farmácias online. Após o início da crise sanitária, esse número saltou para 55% e deve seguir estável, segundo as intenções dos entrevistados.
- 83% disseram que as compras online em farmácias e supermercados já fazem parte do dia a dia. 92,1% gostam da experiência de fazer suas compras online.
- 88,6% dos brasileiros afirmam que comprar online e via aplicativos ajuda-os a acompanhar melhor suas despesas em farmácias.
- 78,1% explicam que um dos motivos de preferir comprar em farmácias por aplicativo é para evitar o contágio de doenças e preservar a saúde.
A partir dos dados, analistas apontam que desenvolver um aplicativo para rede de farmácia traz benefícios não apenas para os consumidores, mas também para os administradores.
O salto nas tecnologias digitais e as boas plataformas de e-commerce e aplicativos nativos permitem automatizar processos complexos, passíveis de erros, que tomam tempo da equipe.
Ter um aplicativo para rede de farmácia é uma estratégia importante, pois:
- Amplia o alcance e o número de clientes;
- Permite responder o usuário de maneira rápida e eficaz;
- Melhora a rentabilidade do negócio;
- Reduz custos indiretos;
- Permite a personalização de ofertas aos clientes (graças à análise do comportamento do usuário);
- Dá vantagem frente à concorrência.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM APLICATIVO PARA FARMÁCIA?
1- Melhora na capacidade competitiva
Todos no ramo do varejo farmacêutico sabem que, apesar dos números crescentes em consumo online, a concorrência está cada dia mais complexa com grandes redes dominando o mercado.
Um aplicativo nativo é capaz de oferecer uma experiência de compra memorável aos seus clientes, além de permitir uma comunicação direta, humanizada e em tempo real. Isso te coloca em vantagem competitiva com ótimo custo benefício.
2- Mindset de startup
O desenvolvimento de um bom aplicativo para sua rede de farmácias é um passo essencial para quem deseja uma mentalidade de crescimento sustentável.
Aliado ao mindset de startup, ter um bom app vai te ajudar a manter sua farmácia sempre à frente da concorrência, com ações baseadas em dados. A captação e análise desses dados te ajuda a estudar o comportamento do seu público e aplicar com segurança os próximos passos que irão expandir seus negócios.
3- Plataforma robusta de marketing digital
Ao desenvolver um aplicativo, sua rede de farmácia conta com um espaço a mais para se relacionar e conhecer seu cliente, promovendo com mais eficiência seu serviço. Com um aplicativo você também tem mais autonomia para realizar ações, estudos e realizar pesquisas, aperfeiçoando a experiência de compra do seu cliente.
4- Melhor atendimento ao cliente
O farmacêutico é um dos principais pontos de contato da área da saúde com a comunidade. E uma das tendências tecnológicas para o setor farmacêutico envolve justamente transformar as farmácias em um espaço integrado onde é possível tirar dúvidas pontuais (que cabem aos profissionais do espaço) e realizar serviços (como aferimento de pressão e testagens, além de aplicação de vacinas, por exemplo). Com o aplicativo, você pode fazer o pré-agendamento, tirar dúvidas em tempo real por chat, entre outras facilidades que vão encantar os clientes.
5- Conquistar novos clientes
Os pequenos negócios em farmácias ou redes geralmente ficam restritos a regiões específicas. Ter um aplicativo para sua rede de farmácia é uma chance de se comunicar com um raio maior de clientes e isso traz enorme vantagem para o seu negócio. Com um aplicativo é possível estabelecer uma relação mais próxima e fiel com a clientela através das push notifications, clube de fidelidade, entre outras ferramentas que veremos mais adiante.
RECONHECIMENTO DE MARCA
O brasileiro passa mais de quatro horas por dia no smartphone. Isso significa que o melhor lugar para sua marca fincar bandeira é na avenida da internet. Investir em uma plataforma intuitiva e um bom marketing de conteúdo vai te colocar no bolso e no coração de seus clientes.
São muitas as oportunidades a serem exploradas com um aplicativo para rede de farmácias. Mas para que ele seja eficaz, é necessário ficar atento se sua plataforma oferece ao menos alguns desses recursos:
- Opções de pagamento online diversificadas
- Atualização no modo offline
- Painel de controle
- Gestão de estoques
- Gerenciamento de usuários
- Gerenciamento de pedidos integrado
- Gestão de processos logísticos
- Pagamentos e ofertas (tanto para os clientes quanto para sua equipe)
- Gestão de conteúdo (informações textuais, gráfica, vídeo e áudio)
- Análise e relatórios
- Perfil do usuário
- Catálogo de mercadorias
- Upload de receitas médicas
- Acompanhamento de pedidos
- Push notifications
- Integração com redes sociais para cadastro simplificado e ferramentas de compartilhamento
- Espaço para feedbacks
- Chat
- Localização
DESENVOLVIMENTO, LANÇAMENTO E RETENÇÃO DE USUÁRIOS
Depois de desenvolver, lançar e convencer o usuário a baixar o aplicativo para sua farmácia, é hora de convencê-lo a continuar usando sua plataforma. Ter uma interface amigável e compatível com o sistema operacional do seu cliente é fundamental. Você pode aprender mais sobre técnicas de retenção em aplicativos neste artigo.
Como vimos, desenvolver um aplicativo para sua rede de farmácias pode ser a peça que faltava para a transformação digital e expansão do seu negócio. Investir em um bom aplicativo é garantir autonomia, estratégia baseada em dados, branding, atração de clientes e aumento nas receitas.
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Co-fundador e CEO da Leanwork Group. Graduado em Computação pela UTFPR, com especialização em Gestão de Projetos pela UEL e mestrado em Engenharia de Software pela mesma instituição. Possui mais de 12 anos de experiência em projetos e produtos de tecnologia para grandes empresas do varejo brasileiro.