Confira as vantagens e desvantagens de cada abordagem e como escolher a melhor para o seu negócio.
Ter um aplicativo para e-commerce traz vantagens competitivas para as marcas, afinal uma boa plataforma pode aumentar as vendas, diversificar os lucros e trazer mais segurança ao seu negócio.
Mas, ao começar o desenvolvimento do esperado aplicativo, é natural que gestores se deparem com um mar de dúvidas, entre elas a escolha de abordagem. Aplicativo nativo ou híbrido, qual o melhor?
Fazer essa escolha depende das necessidades, objetivos e orçamento da empresa. Algumas perguntas podem guiar essa tomada de decisão:
- O aplicativo deve resolver qual problema?
- Qual o orçamento previsto para investir no aplicativo?
- Daqui a quanto tempo queremos lançá-lo?
- Quais recursos o app vai utilizar?
- O que é fundamental que um app para minha marca ofereça?
Com essas respostas em mãos, é hora de analisar as diferenças entre as abordagens de aplicativos nativos e aplicativos híbridos. Isso vai te ajudar a dar o primeiro passo em direção aos objetivos do seu negócio.
O que é um aplicativo nativo?
Um aplicativo nativo é aquele escrito em uma linguagem de programação específica para um sistema operacional. Toda sua concepção é estruturada a partir das ferramentas nativas que tal sistema oferece.
Um aplicativo iOS é considerado nativo quando é escrito em Swift ou Objective C, por exemplo. Já os aplicativos nativos de Android são desenvolvidos nas linguagens Kotlin ou Java.
Os aplicativos nativos usam os recursos embutidos nos sistemas operacionais dos smartphones para aprimorar a experiência de um app. Isso significa que sua performance é mais otimizada e o app tem acesso total às funcionalidades do sistema.
Em um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), desenvolvedores podem contar com tudo o que é necessário para a criação de aplicativos excelentes, como por exemplo controle de versão, gerenciamento de projetos, ferramentas de depuração, entre outras.
No entanto, os aplicativos nativos não funcionam em múltiplas plataformas. Por isso, precisam ser desenvolvidos separadamente para cada sistema a fim de cobrir todos os usuários.
Apesar deste fator negativo, tudo o que se espera de um aplicativo de ponta geralmente é encontrado em aplicativos nativos. Eles são, geralmente, instantemente aprovados em suas lojas, têm inicialização rápida, desempenho exemplar, aparência robusta entre outros benefícios descritos a seguir.
Quais as vantagens de um aplicativo nativo?
ALTO DESEMPENHO
Um dos grandes benefícios que fazem empresas optarem por aplicativos nativos é o alto desempenho quando comparados a aplicativos híbridos. Instalados diretamente nos dispositivos, eles utilizam todo o poder de processamento disponível para executar ações rapidamente e diminuir tempos de carregamento. A palavra chave aqui é total compatibilidade com os recursos da plataforma em questão.
CURVA DE APRENDIZADO
Os apps nativos também permitem a criação de interfaces que elevam a experiência do usuário a outro patamar. Cada sistema operacional tem diretrizes específicas de interface do usuário com práticas recomendadas. Focando nas diretrizes específicas, um aplicativo nativo reduz a curva de aprendizado e oferece elementos familiares aos usuários.
SEGURANÇA
A segurança é outro fator vantajoso nos aplicativos nativos. Todos os apps têm vulnerabilidades nesse quesito, mas os nativos são mais fáceis de proteger pois não dependem de tecnologias mais suscetíveis a ataques de hackers, como a JavaScript.
INTERAÇÃO E APROVEITAMENTO
Como já mencionado acima, aplicativos nativos extraem ao máximo os recursos de hardware da plataforma escolhida. Câmera, lanternas, sensores térmicos, GPS, microfone e outras ferramentas são acessadas com mais eficácia, permitindo inovar na experiência de compra do seu cliente.
CLASSIFICAÇÃO
Aplicativos nativos geralmente têm classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa de apps. Isso ajuda no aumento da taxa de download do app e popularização do seu e-commerce.
Quais as desvantagens do aplicativo nativo?
TEMPO
Aplicativos nativos podem consumir mais tempo no desenvolvimento, uma vez que demandam mais de uma versão para contemplar os usuários de cada sistema operacional.
RECURSOS
Além do tempo, os aplicativos nativos podem exigir mais recursos para serem desenvolvidos. Vai ser necessário contar com profissionais que dominem os sistemas operacionais mais utilizados.
MANUTENÇÃO
Como você vai estar lidando com duas bases de códigos diferentes, manter aplicativos nativos acaba demandando atenção na gestão.
Agora que você mergulhou nos benefícios e pontos de atenção dos aplicativos nativos, é hora de conhecer mais sobre os aplicativos híbridos e assim tomar a melhor decisão para sua empresa.
O que é um aplicativo híbrido?
Diferente dos nativos, os aplicativos híbridos são criados com uma linguagem acessível para várias plataformas. Nestes casos são utilizadas habilidades e tecnologias padrão da Web, como HTML, CSS e JavaScript em vez de linguagens nativas de cada sistema operacional.
Compatíveis tanto com o sistema iOS quanto com Android, os aplicativos híbridos são desenvolvidos e executados em um contêiner, usando o mecanismo de renderização dos navegadores internos do sistema operacional, que permite exibir o conteúdo da web.
Diferente dos aplicativos nativos, que residem no próprio smartphone, os apps híbridos residem no servidor.
Quais as vantagens de um aplicativo híbrido?
TECNOLOGIAS PADRÃO
As tecnologias usadas são mais populares, sendo mais fácil encontrar profissionais aptos a desenvolvê-las.
CUSTO
O custo para o desenvolvimento de aplicativos híbridos geralmente é menor, uma vez que reutiliza o mesmo código em várias plataformas.
AGILIDADE
Desenvolvedores economizam tempo quando o mesmo código pode ser executado tanto no iOS quanto no Android, sendo uma boa opção para quem quer lançar um app rapidamente no mercado.
Quais as desvantagens de um aplicativo híbrido?
DESEMPENHO
Quando comparados aos aplicativos nativos, os híbridos não funcionam tão rapidamente. Sua arquitetura conta com uma camada adicional entre o código-fonte e a plataforma móvel e isso pode torná-los mais lentos.
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Cada plataforma tem suas regras de design. Ao usar aplicativos híbridos com uma só base de código, é praticamente impossível cobrir todos os detalhes que mudam em cada interface, comprometendo assim a experiência de navegação do usuário. Além disso, é mais difícil depurar aplicativos híbridos. Isso torna mais complexo detectar e corrigir bugs.
RECURSOS
Apesar de inicialmente mais baratos, desenvolver bons aplicativos híbridos também demanda profissionais com larga experiência na resolução de problemas que essa abordagem traz a médio e longo prazo.
DEPENDÊNCIA DE TERCEIROS
Apesar de econômicos, os aplicativos híbridos dependem das ferramentas de terceiros, diminuindo a autonomia para inovação.
Comparando aplicativos nativos e híbridos
Como você pode observar, tanto os aplicativos nativos quanto os híbridos têm suas vantagens e desvantagens. Portanto, é difícil afirmar categoricamente qual abordagem é a melhor. Isso vai depender do resultado que sua empresa espera a curto, médio e longo prazo.
No caso de e-commerce, com frequência a abordagem utilizada é a de aplicativos nativos, uma vez que é fundamental que a experiência do usuário seja memorável.
Com uma equipe especializada, preocupações com o tempo de desenvolvimento e manutenções acabam se tornando secundárias diante dos benefícios que a abordagem de aplicativos nativos oferece para uma experiência de compra sem ruídos.
Na Leanwork, reunimos um time de desenvolvedores especialistas em iOS e Kotlin, que podem te auxiliar em todo o processo de criação de aplicativos nativos para o seu e-commerce. Para conversar com a gente, entre em contato, vamos adorar tirar suas dúvidas e auxiliar na tomada de decisão.
Se você é responsável por um e-commerce buscando aumentar suas vendas e melhorar a experiência do cliente, nosso aplicativo é a solução ideal. Com ele, você pode transformar a maneira como interage com seus clientes, oferecendo uma experiência de compra aprimorada diretamente no mobile. Nossa plataforma permite a implantação de um novo canal de venda em apenas 20 dias, com a possibilidade de customizações exclusivas para atender às suas necessidades específicas. Clientes renomados como Lojas Rede, Ultrafarma e Iorane já estão colhendo os benefícios de nossos Apps nativos.
Não perca tempo! Agende uma demonstração agora mesmo e descubra como nosso aplicativo pode revolucionar a sua operação de e-commerce, proporcionando integração omnichannel e funcionalidades avançadas sem a necessidade de uma equipe de TI. Clique aqui e comece a escalar suas vendas hoje!
Leia mais! Push notification: dicas de campanhas para seu app
Co-fundador e CEO da Leanwork Group. Graduado em Computação pela UTFPR, com especialização em Gestão de Projetos pela UEL e mestrado em Engenharia de Software pela mesma instituição. Possui mais de 12 anos de experiência em projetos e produtos de tecnologia para grandes empresas do varejo brasileiro.