Saber os motivos mais comuns para rejeição de aplicativos vai desmistificar o processo de aprovação e evitar atrasos, custos e outras dores de cabeça inesperadas
Depois de investir recursos consideráveis de tempo, equipe e dinheiro, experimentar a sensação de ter o aplicativo rejeitado é algo que ninguém deseja. Mas, por pior que seja, isso faz parte da realidade de gestores e desenvolvedores.
Existem diversos problemas simples que podem levar um aplicativo a ser rejeitado, muitos deles podem ser evitados de antemão com uma preparação e lista de lançamento.
Tanto a Apple Store quanto a Google Play Store contam com vários recursos para auxiliar desenvolvedores na saga de enviar o aplicativo para suas plataformas, obtendo sucesso logo de cara.
É comum gastar mais tempo nas diretrizes da Apple, uma vez que ter aprovação na plataforma garante o sucesso também em outras. Mas, não são poucos os desenvolvedores que reclamam da abordagem rígida que a Apple impõe. Em 2020, a companhia rejeitou cerca de 150 mil aplicativos enviados à sua loja.
Críticas à parte, é inegável que esse ecossistema fechado é também uma das maiores vantagens competitivas da empresa. Para manter esse ecossistema, a Apple precisa controlar com rigor cada pequeno aspecto do seu universo, ainda mais com desenvolvedores de aplicativos de terceiros.
Mas não se preocupe, estar por dentro dos motivos mais comuns para rejeição de aplicativos vai desmistificar o processo e evitar atrasos, custos e outras dores de cabeça inesperadas.
Evite que seu aplicativo seja rejeitado desde o início!
A Apple lançou App Store Review Guidelines, um documento longo com informações aprofundadas e precisas sobre possíveis motivos pelos quais um aplicativo foi rejeitado.
Vale a pena tirar um tempo e estudar com calma o documento, que mostra quais são as cinco diretrizes que a Apple usa para avaliar um aplicativo. São elas:
- Segurança
- Desempenho / atuação
- Negócios
- Design / projeto
- Considerações legais / jurídicas
Esses princípios norteadores são usados para aceitar ou rejeitar aplicativos enviados. E a companhia aponta para direções específicas dessas diretrizes quando um aplicativo é rejeitado. Portanto, estar familiarizado com elas vai te ajudar a corrigir ou contestar possíveis problemas que venham a surgir.
O Google também faz suas avaliações com base em alguns critérios, que incluem conteúdo, monetização e segurança. A empresa oferece ainda uma lista de verificação do lançamento, com processos didáticos que os desenvolvedores precisam seguir para conquistar a aprovação.
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Por que meu aplicativo foi rejeitado?
As diretrizes da Apple e da Google Store revelam os principais motivos que podem ter levado seu aplicativo a ser rejeitado. Alguns deles são:
Conteúdo impróprio
Qualquer aplicativo que contenha conteúdos sensíveis e censuráveis como jogos de azar, pornografia, racismo, violência realista, abuso de substâncias, entre outros elementos, são fatores decisivos para a rejeição, pois ferem o princípio básico de oferecer uma experiência segura aos usuários.
Cópia de outro aplicativo
Aplicativos muito semelhantes também não são aprovados na Apple Store. Faça pesquisas e use sempre designs de ícones e IU originais para se diferenciar. Também pode acontecer um problema similar, chamado de spam, quando o desenvolvedor envia várias versões do mesmo app.
Hardware e Software não compatíveis
Criar aplicativos universais, que funcionam bem e têm ótima aparência em todos os dispositivos, pode poupar dores de cabeça na hora da aprovação do app. Você pode usar imagens de alta resolução que não fiquem borradas quando ampliadas e também aproveitar ferramentas da própria Apple, como o Auto Layout, para conquistar o chamado layout adaptável. Outro ponto que pode ocorrer é a sobrecarga do dispositivo, para isso evite processos em segundo plano.
Política de privacidade
Para evitar a rejeição do aplicativo, certifique-se de que sua política de privacidade seja facilmente acessível, seja no próprio app ou na página da App Store.
Compartilhamento de dados
Uma violação nas regras de rastreamento, armazenagem e compartilhamento com terceiros pode ser um item que faça seu aplicativo ser rejeitado. Essa é uma regra importante, que favorece desenvolvedores legítimos e mostra aos usuários como seus dados e privacidade são respeitados.
API privada
Incluir API privadas é algo que impede a aprovação, pois suas funcionalidades não são garantidas. Atente-se às funções e classes oficiais e documentadas pela Apple e não deixe de atualizar as funções de API públicas que não sejam mais suportadas.
Bugs e falhas
Aplicativos que travam ou apresentam bugs significativos raramente passam na peneira de aprovação da Apple. Para evitar que isso ocorra, faça testes de estresse e desempenho e certifique-se de que todos os recursos sejam revisados e testados. Aplicativos que demoram muito para carregar também são candidatos a rejeição, bem como links quebrados dentro da plataforma.
Aplicativo inacabado
É importante confirmar se o aplicativo está 100% completo para o lançamento, pois alguns fatores podem prejudicar a leitura da loja de aplicativos.
Ter um conteúdo de espaço reservado ou fictício no aplicativo é sinal de que ele está incompleto, por exemplo. Violações de não completude, segundo as diretrizes da Apple, indicam certa negligência, levando o aplicativo a ser rejeitado.
Metadados imprecisos
Metadados imprecisos ou incompletos podem ser interpretados pelas lojas de aplicativo como tentativas de enganar usuários, o que rompe relações de confiança. Na descrição do seu app, lembre-se de trabalhar com transparência, evitando usar palavras não relacionadas sem real conexão com sua oferta.
IU de baixa qualidade
Interfaces que não sejam intuitivas, refinadas e que não proporcionem boas experiências de navegação são facilmente rejeitadas pela Apple. Uma dica é seguir recursos como as Diretrizes de Interface Humana da companhia, um conjunto de regras que vão ajudar na projetação de apps fáceis de usar.
Resumindo
Evitar ter o aplicativo rejeitado é algo que pode ser feito com um planejamento atento antes e durante o desenvolvimento, além de checagem afiada na hora de lançá-lo. Antes de enviar seu app para análise, certifique-se dos seguintes pontos:
- Teste seu aplicativo para falhas e bugs;
- Complete todas as informações e metadados com precisão;
- Atualize suas informações de contato;
- Forneça uma conta de demonstração ativa e informações de login;
- Habilite serviços de back-end durante a revisão;
- Inclua explicações detalhadas dos recursos não óbvios.
Hoje em dia muitas companhias buscam desenvolver aplicativos por conta própria, mas trabalhar com uma empresa especializada é crucial não apenas para evitar a rejeição do aplicativo, mas principalmente, para gerar credibilidade e boas experiências de compra para os usuários.
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